Aves 0 – 4 Benfica | Avenses heróicos não evitam goleada

José Coelho / Lusa

O Benfica cumpriu e goleou no terreno do Desportivo das Aves por 4-0. Numa semana de grandes dificuldades para os avenses, tendo o jogo estado em risco de não se realizar, foi sem surpresa que os “encarnados” entraram bem, dominaram e criaram os melhores lances da partida. Contudo, frente a uma equipa da casa que deu muita luta e chegou a importunar Mile Svilar.

No segundo tempo, a superioridade benfiquista veio ao de cima e o destaque caiu em Gonçalo Ramos, jovem benfiquista de 19 anos que se estreou pela equipa principal, marcou na primeira vez que tocou na bola e bisou já nos descontos.

Rafa Silva e Pizzi fizeram os outros tentos “encarnados”.

O jogo explicado em números

  • Nélson Veríssimo procedeu a duas alterações no “onze” do Benfica em relação ao apresentado frente ao Vitória de Guimarães. Para além da titularidade de Florentino Luís, na posição mais recuada do meio-campo, na baliza surgiu Mile Svilar de início.
  • O jogo não podia começar de melhor forma para o Benfica. Logo aos quatro minutos, Pizzi fez um passe longo para a velocidade de Rafa Silva e este, isolado perante Sheytanov, atirou para o 1-0. Um remate, um golo.
  • O primeiro quarto-de-hora foi do Benfica, que não só tinha 76% da posse de bola, como o único remate (o do golo), bem como 90% de eficácia de passe e não deixava praticamente os avenses passarem do seu meio-campo. Mas faltava alguma tranquilidade às “águias” no momento de construírem o seu jogo.
  • O jogo pouco mudou nos momentos seguintes. Mau futebol, Aves sem grandes argumentos e Benfica a deixar-se arrastar pela mediania. À meia-hora havia três remates para o Benfica, dois deles enquadrados, 70% de posse de bola para os “encarnados” e somente um disparo para os homens da casa, enquadrado, para defesa de Svilar. Nesta fase apenas uma acção com bola na área benfiquista para o Aves.
  • O rating mais elevado aos 30 minutos, um 6.6, pertencia a Rafa, autor do único golo da partida, com um passe para finalização na contabilidade e nove entregas certas nas dez tentadas. Afonso Figueiredo, com quatro acções defensivas e 5.7, era o melhor dos anfitriões.
  • Até ao intervalo, o Aves reagiu, conseguiu ter muita bola e aproximar-se com algum perigo da defesa benfiquista. Por seu turno, as “águias” não conseguiam sair para as transições, pelo que os da casa equilibraram um pouco as operações.
  • Intervalo Primeira parte mal jogada, apesar de cedo ter prometido qualidade, com o golo madrugador do Benfica, da autoria de Rafa Silva. O Benfica teve mais bola, chegando ao descanso com 67% de posse, rematou mais, mas nos derradeiros minutos permitiu que o Aves também alvejasse a baliza de Svilar e obrigasse o jovem guardião a trabalho. O melhor nesta fase era Pizzi, com um GoalPoint Rating de 6.8. O português fez a assistência, com um passe longo, para o golo de Rafa, e registava dois remates, um deles enquadrado, o máximo de passes para finalização (3) e de ocasiões flagrantes criadas (2).
  • Logo no arranque do segundo tempo, Carlos Vinícius teve tudo para fazer golo, mas falhou o cabeceamento à entrada da pequena área. E aos 52 minutos surgiu o 2-0. Pizzi, na área, rematou com perigo e Bruno Moraes cortou a bola com a mão. Na respectiva grande penalidade, o próprio Pizzi converteu com êxito e chegou aos 18 golos na Liga NOS, saltando para a liderança dos melhores marcadores.
  • O Benfica entrou melhor na etapa complementar, a conseguir construir lances mais perigosos tendo sensivelmente a mesma posse de bola (65%) da primeira parte. Chegada a hora de jogo as “águias” registavam cinco remates desde o descanso, dois enquadrados e um golo, enquanto o Aves somava dois disparos sem a melhor direcção e apenas uma acção com bola na área contrária.
  • Aos 71 minutos, excelente lance ofensivo do Benfica, com Rafa a cruzar, Seferovic a amortecer de cabeça e Pizzi, com tudo para marcar, a atirar por cima da barra. Nesta fase já o Benfica somava nove remates na segunda parte, cinco deles enquadrados, com o Aves a desenhar algumas investidas, mas sem grande perigo. O jovem Dimitar Sheytanov, de 21 anos, ia-se mostrando seguro na baliza avense, com seis defesas nesta altura da partida, quatro delas a remates na sua grande área.
  • Estreia do jovem Gonçalo Ramos na equipa do Benfica, aos 85 minutos, numa altura de muitas alterações em ambas as formações. E dois minutos depois, o jovem de 19 anos marcou. Livre da esquerda apontado por Nuno Tavares e Gonçalo, ao primeiro poste, desviou para o fundo das redes. Estreia de sonho, com um tento no primeiro toque na bola, ao 11º remate benfiquista no segundo tempo, sexto enquadrado. Mas ainda havia mais.
  • Nos descontos, Dyego Sousa serviu Gonçalo Ramos na grande área e este, solto, não desperdiçou e bisou na partida. Dá para sonhar com estreia melhor?

O melhor em campo GoalPoint

Já é hábito Pizzi estar nas luzes da ribalta, pelo que não é surpresa que tenha sido, mais uma vez, o melhor em campo num jogo do Benfica. O brigantino terminou o jogo na Vila das Aves com um GoalPoint Rating de 7.9, e começou cedo a construir um desempenho de nível, com um passe longo que assistiu Rafa Silva para o 1-0.

Pizzi esteve depois no lance que deu grande penalidade e o próprio fez o 2-0, da marca dos 11 metros. No final os registos assinalam seis remates, máximo da partida, dois enquadrados, uma assistência e duas ocasiões flagrantes criadas em três passes para finalização, e 85% de eficácia de passe.

Jogadores em foco

  • Rafa Silva 7.7 – O extremo surgiu mais solto, veloz e com uma disponibilidade assinalável para as dobras defensivas. Contudo, foi na frente que começou a brilhar, ao abrir o activo logo aos quatro minutos. O atacante terminou com quatro passes para finalização e 23 passes certos em 24.
  • Gonçalo Ramos 7.3 – Não é nosso hábito destacar jogadores com tão pouco tempo em campo, apenas sete minutos. mas a verdade é que o jovem da “cantera” benfiquista estreou-se na equipa principal, marcou dois minutos depois no primeiro toque na bola e bisou já nos descontos. Uma estreia ao nível dos melhores sonhos.
  • Dimitar Sheytanov 6.9 – O jovem guardião búlgaro fez o primeiro jogo da época pelo Aves e pode gabar-se de ter sido um dos melhores em campo, o melhor da sua equipa. No total foram sete defesas, máximo da jornada 33, cinco delas a remates na sua grande área.
  • Rúben Dias 6.8 – Jogo consistente do central benfiquista, em especial nos derradeiros minutos do primeiro tempo, altura em que o Aves atacou mais. Foi o jogador mais interventivo na partida, com o máximo de acções com bola (113), completou 94 de 98 passes (96%), 11 de 12 longos, fez 18 passes progressivos eficazes e ganhou cinco de sete duelos aéreos defensivos.
  • Nuno Tavares 6.5 – Por vezes trapalhão e impetuoso, o lateral-esquerdo do Benfica não tem problemas em cruzar, tendo somado sete, dois deles eficazes. Fez ainda uma assistência, dois passes para finalização, completou duas de quatro tentativas de drible e somou 105 acções com bola. Pecou nas perdas do esférico (27).
  • Jardel 6.0 – Mais um jogo conseguido do brasileiro. Além de 91% de eficácia de passe, Jardel completou nove de 12 passes longos, somou 16 progressivos certos e somou 94 acções com bola.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …