A “ave mais perigosa do mundo” fez uma vítima na Florida. Matou o homem que a criou

Um homem foi morto na sexta-feira, na Florida, por um casuar, ave que os ornitólogos consideram como a “mais perigosa do mundo”, sendo até preciso que profissionais experientes tomem algumas precauções no contacto com o animal.

A vítima, identificada pela polícia como Marvin Hajos, tinha 75 anos e criou o casuar – Casuarius, no nome científico – na sua propriedade, perto de Alachua, na Flórida, juntamente com outras aves exóticas, de acordo com o The Washington Post.

Estes animais, da família das avestruzes e emas, chegam a ter cerca de 60 quilos e ficam facilmente assustados. O que os torna particularmente perigosos — além do porte e do comportamento imprevisível — são as patas, que possuem três dedos, tendo um deles uma unha comparável a um punhal de vários centímetros.

O pássaro atacou Hajos, ferindo-o gravemente. O homem foi transportado para um hospital, onde veio a falecer. As autoridades estão a investigar as circunstâncias exatas que levaram à sua morte.

A Florida Fish and Wildlife Commission, que reforça as leis relacionadas com os peixes e vida selvagem da Florida, identifica a espécie como “Classe II Wildlife”, podendo representar um perigo para as pessoas e sendo exigida uma autorização para venda, exibição pública ou posse destes animais.

O casuar é uma ave do grupo de aves ratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes. São aves curiosas que costumam imitar movimentos de humanos depois de observá-los atentamente, embora não sejam muito amigáveis ou domesticáveis.

As três espécies de casuar existentes são das maiores aves existentes na atualidade. O habitat preferencial do casuar são zonas de floresta tropical, onde haja um grande número de árvores disponíveis para produzir os frutos de que se alimentam. Neste ambiente o casuar desempenha a função ecológica de dispersar as sementes das árvores.

O casuar é uma figura importante na mitologia das populações nativas da Oceânia e representa geralmente uma figura maternal. O casuar é uma ave importante para o Homem há centenas de anos como fonte de proteína através da carne e dos ovos. Algumas tribos da Nova Guiné têm o hábito de assaltar os ninhos e criar os juvenis até à idade adulta, quando são vendidos ou mortos para consumo local. No entanto, o casuar nunca foi completamente domesticado.

Os ataques de casuares não são incomuns. Por essa razão, os próprios jardins zoológicos ou parques de conservação da vida animal tendem a ter proteções nos recintos com estas aves, para evitar acidentes com os tratadores.

Na Austrália, de onde a ave é natural, são registados ataques todos os anos, embora a última morte tenha sido registada em 1926. Um estudo realizado em 1999, em Queensland, dá conta de 221 ataques destes animais, 150 deles contra humanos.

Atualmente, as três espécies de casuar estão ameaçadas pela destruição de habitat e encontram-se protegidas por lei.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …