A “ave mais perigosa do mundo” fez uma vítima na Florida. Matou o homem que a criou

Um homem foi morto na sexta-feira, na Florida, por um casuar, ave que os ornitólogos consideram como a “mais perigosa do mundo”, sendo até preciso que profissionais experientes tomem algumas precauções no contacto com o animal.

A vítima, identificada pela polícia como Marvin Hajos, tinha 75 anos e criou o casuar – Casuarius, no nome científico – na sua propriedade, perto de Alachua, na Flórida, juntamente com outras aves exóticas, de acordo com o The Washington Post.

Estes animais, da família das avestruzes e emas, chegam a ter cerca de 60 quilos e ficam facilmente assustados. O que os torna particularmente perigosos — além do porte e do comportamento imprevisível — são as patas, que possuem três dedos, tendo um deles uma unha comparável a um punhal de vários centímetros.

O pássaro atacou Hajos, ferindo-o gravemente. O homem foi transportado para um hospital, onde veio a falecer. As autoridades estão a investigar as circunstâncias exatas que levaram à sua morte.

A Florida Fish and Wildlife Commission, que reforça as leis relacionadas com os peixes e vida selvagem da Florida, identifica a espécie como “Classe II Wildlife”, podendo representar um perigo para as pessoas e sendo exigida uma autorização para venda, exibição pública ou posse destes animais.

O casuar é uma ave do grupo de aves ratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes. São aves curiosas que costumam imitar movimentos de humanos depois de observá-los atentamente, embora não sejam muito amigáveis ou domesticáveis.

As três espécies de casuar existentes são das maiores aves existentes na atualidade. O habitat preferencial do casuar são zonas de floresta tropical, onde haja um grande número de árvores disponíveis para produzir os frutos de que se alimentam. Neste ambiente o casuar desempenha a função ecológica de dispersar as sementes das árvores.

O casuar é uma figura importante na mitologia das populações nativas da Oceânia e representa geralmente uma figura maternal. O casuar é uma ave importante para o Homem há centenas de anos como fonte de proteína através da carne e dos ovos. Algumas tribos da Nova Guiné têm o hábito de assaltar os ninhos e criar os juvenis até à idade adulta, quando são vendidos ou mortos para consumo local. No entanto, o casuar nunca foi completamente domesticado.

Os ataques de casuares não são incomuns. Por essa razão, os próprios jardins zoológicos ou parques de conservação da vida animal tendem a ter proteções nos recintos com estas aves, para evitar acidentes com os tratadores.

Na Austrália, de onde a ave é natural, são registados ataques todos os anos, embora a última morte tenha sido registada em 1926. Um estudo realizado em 1999, em Queensland, dá conta de 221 ataques destes animais, 150 deles contra humanos.

Atualmente, as três espécies de casuar estão ameaçadas pela destruição de habitat e encontram-se protegidas por lei.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …