Avaria no Aeroporto de Lisboa deixou passageiros a dormir no chão

Nelson Lourenço / Flickr

Aeronave da EasyJet no Aeroporto da Portela, em Lisboa

Aeronave da EasyJet no Aeroporto da Portela, em Lisboa

Uma avaria, ocorrida esta quarta-feira, no sistema de bombagem de combustível gerou o caos no Aeroporto de Lisboa, com vários voos cancelados ou atrasados e muitos passageiros obrigados a dormir no chão.

A avaria desta quarta-feira no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, levou ao cancelamento de 64 voos e afetou mais de 330 outras ligações. A falha, ocorrida no sistema de bombagem de combustível, que se encontra à responsabilidade do GOP [Grupo Operacional de Combustíveis], impossibilitou o abastecimento das aeronaves, e só veio a ser resolvida durante a noite, por volta das 00h30.

Milhares de passageiros ficaram em terra, por isso, a Proteção Civil disponibilizou algumas camas para os passageiros que ficaram retidos nas instalações do aeroporto, ou por não terem sido acomodados pelas suas companhias ou por quererem ficar no local porque iriam viajar brevemente.

No entanto, segundo o Público, os esforços não foram suficientes e gerou-se o caos completo no aeroporto, com muitos passageiros a dormir no chão ou nos bancos.

“Vergonhosamente, o aeroporto não estava preparado para uma situação destas. Não ofereceram alternativas, não ofereceram respostas e nós merecemos ser tratados como os clientes que somos”, afirmou, revoltado, um dos passageiros ao jornal.

Também à SIC Notícias, um passageiro conta que dormiu no terminal T1, bem como muitos outros passageiros, “desde pessoas com 60 anos, outras com cartas de handicap“.

“Tivemos de dormir no chão, aliás dormir é um termo excessivo não é? Já comprámos outros voos pela Internet, não sabemos se vamos ser reembolsados ou não. Vai ser um verdadeiro problema, não sabemos como é que havemos de fazer”, lamenta.

Esta quinta-feira, segundo uma nota da Aeroportos de Portugal, desde as 10h30 que a operação no Aeroporto Humberto Delgado “retomou a normalidade”. A ANA informa ainda que “todas as restrições ao tráfego aéreo foram levantadas e todos os voos estão a decorrer de acordo com o previsto, ao ritmo normal”.

De acordo com a informação disponível pelas 11h30 no site da ANA, alguns voos ainda estavam a sair de Lisboa com atraso, nalguns casos superior a uma hora, como por exemplo o voo da Ryanair com destino a Dublin, que saiu pelas 11h19 do Terminal 2, quando a hora inicialmente prevista era às 10h00.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vénus é um "planeta russo", diz o diretor da Roscosmos

O diretor da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitry Rogozin, disse na semana passada que Vénus é um "planeta russo", aludindo às expedições bem sucedida do seu país no planeta em meados dos anos 60, 70 …

Entrevista a Bruno Cunha, que quase morreu 7 vezes numa jogada

Postura descontraída, sorriso permanente, adora o voleibol e não procura maior reconhecimento. Bruno Cunha, 23 anos, internacional português. Reforçou a Fonte do Bastardo para a nova época e já foi uma das figuras no «jogo grande» …

Inventor português e Huawei chegam a acordo

O jornal Público avança esta sexta-feira que a produtora de telemóveis inteligentes Huawei chegou a acordo com Rui Pedro Oliveira, o empresário português que a acusava de lhe ter roubado uma ideia. Em causa estava …

OLX regista queda na procura de casas, mas oferta de imóveis subiu 228% em relação a 2019

A pandemia afetou várias áreas da economia e o setor imobiliário não fugiu à regra. De acordo com o Público, a procura de casas para alugar na plataforma OLX teve uma queda abrupta entre os …

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …