Avaria no Aeroporto de Lisboa deixou passageiros a dormir no chão

Nelson Lourenço / Flickr

Aeronave da EasyJet no Aeroporto da Portela, em Lisboa

Aeronave da EasyJet no Aeroporto da Portela, em Lisboa

Uma avaria, ocorrida esta quarta-feira, no sistema de bombagem de combustível gerou o caos no Aeroporto de Lisboa, com vários voos cancelados ou atrasados e muitos passageiros obrigados a dormir no chão.

A avaria desta quarta-feira no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, levou ao cancelamento de 64 voos e afetou mais de 330 outras ligações. A falha, ocorrida no sistema de bombagem de combustível, que se encontra à responsabilidade do GOP [Grupo Operacional de Combustíveis], impossibilitou o abastecimento das aeronaves, e só veio a ser resolvida durante a noite, por volta das 00h30.

Milhares de passageiros ficaram em terra, por isso, a Proteção Civil disponibilizou algumas camas para os passageiros que ficaram retidos nas instalações do aeroporto, ou por não terem sido acomodados pelas suas companhias ou por quererem ficar no local porque iriam viajar brevemente.

No entanto, segundo o Público, os esforços não foram suficientes e gerou-se o caos completo no aeroporto, com muitos passageiros a dormir no chão ou nos bancos.

“Vergonhosamente, o aeroporto não estava preparado para uma situação destas. Não ofereceram alternativas, não ofereceram respostas e nós merecemos ser tratados como os clientes que somos”, afirmou, revoltado, um dos passageiros ao jornal.

Também à SIC Notícias, um passageiro conta que dormiu no terminal T1, bem como muitos outros passageiros, “desde pessoas com 60 anos, outras com cartas de handicap“.

“Tivemos de dormir no chão, aliás dormir é um termo excessivo não é? Já comprámos outros voos pela Internet, não sabemos se vamos ser reembolsados ou não. Vai ser um verdadeiro problema, não sabemos como é que havemos de fazer”, lamenta.

Esta quinta-feira, segundo uma nota da Aeroportos de Portugal, desde as 10h30 que a operação no Aeroporto Humberto Delgado “retomou a normalidade”. A ANA informa ainda que “todas as restrições ao tráfego aéreo foram levantadas e todos os voos estão a decorrer de acordo com o previsto, ao ritmo normal”.

De acordo com a informação disponível pelas 11h30 no site da ANA, alguns voos ainda estavam a sair de Lisboa com atraso, nalguns casos superior a uma hora, como por exemplo o voo da Ryanair com destino a Dublin, que saiu pelas 11h19 do Terminal 2, quando a hora inicialmente prevista era às 10h00.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …