Avaria no Aeroporto de Lisboa deixou passageiros a dormir no chão

Nelson Lourenço / Flickr

Aeronave da EasyJet no Aeroporto da Portela, em Lisboa

Aeronave da EasyJet no Aeroporto da Portela, em Lisboa

Uma avaria, ocorrida esta quarta-feira, no sistema de bombagem de combustível gerou o caos no Aeroporto de Lisboa, com vários voos cancelados ou atrasados e muitos passageiros obrigados a dormir no chão.

A avaria desta quarta-feira no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, levou ao cancelamento de 64 voos e afetou mais de 330 outras ligações. A falha, ocorrida no sistema de bombagem de combustível, que se encontra à responsabilidade do GOP [Grupo Operacional de Combustíveis], impossibilitou o abastecimento das aeronaves, e só veio a ser resolvida durante a noite, por volta das 00h30.

Milhares de passageiros ficaram em terra, por isso, a Proteção Civil disponibilizou algumas camas para os passageiros que ficaram retidos nas instalações do aeroporto, ou por não terem sido acomodados pelas suas companhias ou por quererem ficar no local porque iriam viajar brevemente.

No entanto, segundo o Público, os esforços não foram suficientes e gerou-se o caos completo no aeroporto, com muitos passageiros a dormir no chão ou nos bancos.

“Vergonhosamente, o aeroporto não estava preparado para uma situação destas. Não ofereceram alternativas, não ofereceram respostas e nós merecemos ser tratados como os clientes que somos”, afirmou, revoltado, um dos passageiros ao jornal.

Também à SIC Notícias, um passageiro conta que dormiu no terminal T1, bem como muitos outros passageiros, “desde pessoas com 60 anos, outras com cartas de handicap“.

“Tivemos de dormir no chão, aliás dormir é um termo excessivo não é? Já comprámos outros voos pela Internet, não sabemos se vamos ser reembolsados ou não. Vai ser um verdadeiro problema, não sabemos como é que havemos de fazer”, lamenta.

Esta quinta-feira, segundo uma nota da Aeroportos de Portugal, desde as 10h30 que a operação no Aeroporto Humberto Delgado “retomou a normalidade”. A ANA informa ainda que “todas as restrições ao tráfego aéreo foram levantadas e todos os voos estão a decorrer de acordo com o previsto, ao ritmo normal”.

De acordo com a informação disponível pelas 11h30 no site da ANA, alguns voos ainda estavam a sair de Lisboa com atraso, nalguns casos superior a uma hora, como por exemplo o voo da Ryanair com destino a Dublin, que saiu pelas 11h19 do Terminal 2, quando a hora inicialmente prevista era às 10h00.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …