Avaria no Aeroporto de Lisboa deixou passageiros a dormir no chão

Nelson Lourenço / Flickr

Aeronave da EasyJet no Aeroporto da Portela, em Lisboa

Aeronave da EasyJet no Aeroporto da Portela, em Lisboa

Uma avaria, ocorrida esta quarta-feira, no sistema de bombagem de combustível gerou o caos no Aeroporto de Lisboa, com vários voos cancelados ou atrasados e muitos passageiros obrigados a dormir no chão.

A avaria desta quarta-feira no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, levou ao cancelamento de 64 voos e afetou mais de 330 outras ligações. A falha, ocorrida no sistema de bombagem de combustível, que se encontra à responsabilidade do GOP [Grupo Operacional de Combustíveis], impossibilitou o abastecimento das aeronaves, e só veio a ser resolvida durante a noite, por volta das 00h30.

Milhares de passageiros ficaram em terra, por isso, a Proteção Civil disponibilizou algumas camas para os passageiros que ficaram retidos nas instalações do aeroporto, ou por não terem sido acomodados pelas suas companhias ou por quererem ficar no local porque iriam viajar brevemente.

No entanto, segundo o Público, os esforços não foram suficientes e gerou-se o caos completo no aeroporto, com muitos passageiros a dormir no chão ou nos bancos.

“Vergonhosamente, o aeroporto não estava preparado para uma situação destas. Não ofereceram alternativas, não ofereceram respostas e nós merecemos ser tratados como os clientes que somos”, afirmou, revoltado, um dos passageiros ao jornal.

Também à SIC Notícias, um passageiro conta que dormiu no terminal T1, bem como muitos outros passageiros, “desde pessoas com 60 anos, outras com cartas de handicap“.

“Tivemos de dormir no chão, aliás dormir é um termo excessivo não é? Já comprámos outros voos pela Internet, não sabemos se vamos ser reembolsados ou não. Vai ser um verdadeiro problema, não sabemos como é que havemos de fazer”, lamenta.

Esta quinta-feira, segundo uma nota da Aeroportos de Portugal, desde as 10h30 que a operação no Aeroporto Humberto Delgado “retomou a normalidade”. A ANA informa ainda que “todas as restrições ao tráfego aéreo foram levantadas e todos os voos estão a decorrer de acordo com o previsto, ao ritmo normal”.

De acordo com a informação disponível pelas 11h30 no site da ANA, alguns voos ainda estavam a sair de Lisboa com atraso, nalguns casos superior a uma hora, como por exemplo o voo da Ryanair com destino a Dublin, que saiu pelas 11h19 do Terminal 2, quando a hora inicialmente prevista era às 10h00.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.