Autorizado nos EUA aparelho para aspirar o estômago

A autoridade de saúde dos EUA aprovou na semana passada um aparelho que permite despejar o conteúdo do estômago, desenhado para ajudar pesssoas obesas.

O sistema AspireAssist, aprovado pela FDA, consiste num tubo que funciona como uma espécie de torneira que suga parcialmente o conteúdo do estômago.

O aparelho foi aprovado com base num estudo com 111 pessoas durante um ano e pode ser usado apenas por pessoas obesas – com Índice de Massa Corporal de 35 a 55 – que não conseguiram reduzir o peso com outros tratamentos não cirúrgicos.

Cerca de meia hora depois da refeição, o paciente liga uma bomba à válvula ligada ao interior do estômago por um tubo, permitindo que a comida seja sugada para fora.

Aspire Bariatrics

AspireAssist

AspireAssist

O processo dura cerca de 10 minutos e consegue reduzir até 30% das calorias consumidas por refeiçºao, dee acordo com Kathy Crothall, CEO da Aspire Bariatrics, a empresa que fabrica o dispoitivo.

Para além do procedimento cirúrgico de instalação do dispositivo, o sistema depende de que se mastigue a comida quase até à exaustão, para garantir que a mesma não irá entupir o tubo no processo de aspiração.

Os criadores do sistema referem que esta necessidade promove uma alimentação mais pausada que permite que as pessoas se sintam cheias e as faça comer menores quantidades.

O AspireAssist não pode ser usado por pacientes com distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia.

AspireAssist

A aprovação está a deixar os médicos norte-americanos horrorizados, e centenas de profissionais já anunciaram que vão processar a FDA por ter aprovado o dispositivo.

“É a primeira vez que olhei para um dispositivo aprovado pela FDA e fiquei absolutamente, completamente e totalmente chocado com o facto de ter sido aprovado”, afirmou Joseph Gutman, um endocrinologista e diabetologista de Pembroke Pines, na Flórida, que trata pacientes com Diabetes há mais de 30 anos.

O especialista afirmou ao The Verge que já juntou um grupo de 750 médicos que querem processar a FDA e obrigar a autoridade a retirar o aparelho do mercado. O objetivo é tentar que quatro mil médicos se juntem ao movimento.

“É a exibição de ignorância mais patética da parte da nossa agência, a FDA. Não passa de um mau truque. É como uma piada de mau gosto”, criticou.

ZAP / Os Velhotes dos Marretas

PARTILHAR

RESPONDER

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna um inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …