Autorizado nos EUA aparelho para aspirar o estômago

A autoridade de saúde dos EUA aprovou na semana passada um aparelho que permite despejar o conteúdo do estômago, desenhado para ajudar pesssoas obesas.

O sistema AspireAssist, aprovado pela FDA, consiste num tubo que funciona como uma espécie de torneira que suga parcialmente o conteúdo do estômago.

O aparelho foi aprovado com base num estudo com 111 pessoas durante um ano e pode ser usado apenas por pessoas obesas – com Índice de Massa Corporal de 35 a 55 – que não conseguiram reduzir o peso com outros tratamentos não cirúrgicos.

Cerca de meia hora depois da refeição, o paciente liga uma bomba à válvula ligada ao interior do estômago por um tubo, permitindo que a comida seja sugada para fora.

Aspire Bariatrics

AspireAssist

AspireAssist

O processo dura cerca de 10 minutos e consegue reduzir até 30% das calorias consumidas por refeiçºao, dee acordo com Kathy Crothall, CEO da Aspire Bariatrics, a empresa que fabrica o dispoitivo.

Para além do procedimento cirúrgico de instalação do dispositivo, o sistema depende de que se mastigue a comida quase até à exaustão, para garantir que a mesma não irá entupir o tubo no processo de aspiração.

Os criadores do sistema referem que esta necessidade promove uma alimentação mais pausada que permite que as pessoas se sintam cheias e as faça comer menores quantidades.

O AspireAssist não pode ser usado por pacientes com distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia.

AspireAssist

A aprovação está a deixar os médicos norte-americanos horrorizados, e centenas de profissionais já anunciaram que vão processar a FDA por ter aprovado o dispositivo.

“É a primeira vez que olhei para um dispositivo aprovado pela FDA e fiquei absolutamente, completamente e totalmente chocado com o facto de ter sido aprovado”, afirmou Joseph Gutman, um endocrinologista e diabetologista de Pembroke Pines, na Flórida, que trata pacientes com Diabetes há mais de 30 anos.

O especialista afirmou ao The Verge que já juntou um grupo de 750 médicos que querem processar a FDA e obrigar a autoridade a retirar o aparelho do mercado. O objetivo é tentar que quatro mil médicos se juntem ao movimento.

“É a exibição de ignorância mais patética da parte da nossa agência, a FDA. Não passa de um mau truque. É como uma piada de mau gosto”, criticou.

ZAP / Os Velhotes dos Marretas

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …

Pandemia "roubou" habitantes a Nova Iorque, mas a cidade está a renascer novamente

A pandemia de covid-19 "esvaziou" cidades norte-americanas, que mostram agora possíveis sinais de renascimento, de acordo com uma análise que sugere que os deslocamentos do ano passado terão sido temporários. Os dados da Unacast, uma empresa …

"100% confirmado". Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, …

Confrontos entre polícia e adeptos do Sporting junto ao estádio

Na noite da festa leonina, viveram-se momentos de grande tensão. Polícia e adeptos envolveram-se em confrontos junto ao Estádio de Alvalade, esta terça-feira. Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram em confronto nas …

Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos …

Novas reações nucleares nas ruínas de Chernobyl. São como "brasas numa churrasqueira"

Nas profundezas das ruínas da Central Nuclear de Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear da História, as reações de fissão nuclear começaram a surgir novamente. Uma equipa de cientistas do Safety Problems of Nuclear …

A moeda digital da China pode ser o futuro do dinheiro, mas levanta preocupações

A moeda digital da China pode ser o modelo do futuro do dinheiro, mas levante preocupações relativamente à estabilidade da economia mundial. A China está a registar um progresso promissor com os testes do yuan digital. …