Daesh poderá usar a Líbia para atacar Portugal e Espanha

El Mundo

Terrorista do Daesh ameaça a Península Ibérica, num vídeo publicado a 30 de janeiro

As forças de segurança espanholas referem que há uma grande possibilidade do auto-proclamado Estado Islâmico lançar ataques a partir da Líbia contra a Península Ibérica.

Segundo o jornal El Mundo, que teve acesso aos relatórios, a organização terrorista pretende atacar o território espanhol e o resto da Europa a partir de território líbio, uma vez que os terroristas estão a expandir-se para esse país.

Além da Líbia, as forças de segurança também destacam outros países do norte de África, nomeadamente Marrocos, Tunísia e Mauritânia.

A perda recente de território do Estado Islâmico na Síria e no Iraque devido à pressão internacional é um dos motivos que leva a que as autoridades espanholas temam um ataque terrorista.

Os relatórios elaborados pelas autoridades sobre os perigos do Estado Islâmico alertam que a Líbia, e toda a região do Magrebe, poderá ser vista como uma plataforma para a conquista da Europa e de Al-Andalus – o nome dado à península Ibérica pelos muçulmanos.

Depois de estudarem a situação, os investigadores consideram que a Líbia é um “perigo potencial a não perder de vista” por se encontrar numa situação política instável e por possuir petróleo, que poderá ser usado para financiar a atividade terrorista.

Os especialistas alertam que a Líbia está numa excelente posição estratégica e o Estado Islâmico tem a “necessidade urgente” de recuperar território.

“Recorde-se que o objetivo principal do Daesh é consolidar o seu califado“, explicam as autoridades espanholas.

A organização terrorista tem lançado inúmeras ameaças violentas ao Ocidente, afirmando que a Península Ibérica “jamais será esquecida“.

Em julho, a Europol destacou as “repetidas ameaças” do Estado Islâmico a Portugal e Espanha e considerou que ataques semelhantes aos de novembro, em Paris, podem ocorrer num “futuro próximo”, na União Europeia.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muita parra e pouca uva!! Não entendo estes artigos de varias linhas que não dizem absolutamente NADA. Podia ser um copy/paste de 100 artigos iguais ao longo do ano… “Os especialistas dizem, os especialistas e os relatórios….” 0 informação de interesse e gosto por semear o medo… Se têm falta de artigos, leiam…há muita coisa interessante a acontecer no mundo para ser noticiado…

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …