As forças de segurança espanholas referem que há uma grande possibilidade do auto-proclamado Estado Islâmico lançar ataques a partir da Líbia contra a Península Ibérica.
Segundo o jornal El Mundo, que teve acesso aos relatórios, a organização terrorista pretende atacar o território espanhol e o resto da Europa a partir de território líbio, uma vez que os terroristas estão a expandir-se para esse país.
Além da Líbia, as forças de segurança também destacam outros países do norte de África, nomeadamente Marrocos, Tunísia e Mauritânia.
A perda recente de território do Estado Islâmico na Síria e no Iraque devido à pressão internacional é um dos motivos que leva a que as autoridades espanholas temam um ataque terrorista.
Os relatórios elaborados pelas autoridades sobre os perigos do Estado Islâmico alertam que a Líbia, e toda a região do Magrebe, poderá ser vista como uma plataforma para a conquista da Europa e de Al-Andalus – o nome dado à península Ibérica pelos muçulmanos.
Depois de estudarem a situação, os investigadores consideram que a Líbia é um “perigo potencial a não perder de vista” por se encontrar numa situação política instável e por possuir petróleo, que poderá ser usado para financiar a atividade terrorista.
Os especialistas alertam que a Líbia está numa excelente posição estratégica e o Estado Islâmico tem a “necessidade urgente” de recuperar território.
“Recorde-se que o objetivo principal do Daesh é consolidar o seu califado“, explicam as autoridades espanholas.
A organização terrorista tem lançado inúmeras ameaças violentas ao Ocidente, afirmando que a Península Ibérica “jamais será esquecida“.
Em julho, a Europol destacou as “repetidas ameaças” do Estado Islâmico a Portugal e Espanha e considerou que ataques semelhantes aos de novembro, em Paris, podem ocorrer num “futuro próximo”, na União Europeia.
BZR, ZAP
Propaganda da treta PAHAHAHAHAHAHAH
Ou melhor Propaganda da treta puxada pela agenda 21..
Então, toca a dar-lhes na tromba também na Libia. Pim pam pum cada bala mata um.
Muita parra e pouca uva!! Não entendo estes artigos de varias linhas que não dizem absolutamente NADA. Podia ser um copy/paste de 100 artigos iguais ao longo do ano… “Os especialistas dizem, os especialistas e os relatórios….” 0 informação de interesse e gosto por semear o medo… Se têm falta de artigos, leiam…há muita coisa interessante a acontecer no mundo para ser noticiado…
Pela sua conversa até parece que o DAESH não existe. Fie-se na virgem e não corra!