Autoridades mexicanas desmentem a existência de “Frida Sofia”

As autoridades mexicanas descartaram esta quinta-feira a existência de uma menina chamada Frida Sofia, que segundo a Marinha mexicana avançou esta quinta-feira, estaria soterrada nos escombros do Colégio Enrique Rébsamen, que desabou na Cidade do México.

O México parou e o mundo inteiro seguiu com desconcertante atenção a história de uma menina de 12 anos que estava viva, mas soterrada debaixo dos destroços do edifício do Colégio Enrique Rébsamen, que sucumbiu ao sismo.

Era o segundo sismo que o país enfrentava num espaço de um mês e a esperança era necessária. Talvez por isso os mexicanos se tenham agarrado com tanta força à esperança de ver emergir dos destroços uma vida com apenas 12 anos.

Mas a história começava a ficar inconsistente, com o colégio a dizer que todas as “Sofias” já tinham sido identificadas e que nenhum familiar tinha reclamado a criança. Dificuldades de comunicação, justificou-se. E o mundo inteiro acreditou.

Até que o subsecretário da Marinha, Ángel Enrique Sarmiento Beltrán, afirmou que apenas há indícios da presença de uma mulher adulta sob os escombros que trabalhava como inspetora do colégio, daí as operações de resgate continuarem.

Segundo a BBC, que cita Beltrán, todas as crianças do Colégio já foram identificadas e é conhecido o seu paradeiro.

O mundo seguiu com atenção a história de Frida Sofia, que afinal não existe, e até ao momento não foi apresentada qualquer explicação para a informação falsa que chegou a quase todos os meios de informação, um pouco por todo o mundo.

Agora, a estação de televisão mexicana Televisa exige explicações da Marinha, já que todas as informações sobre a existência da criança soterrada nos escombros foram avanadas por aquela autoridade.

Na altura, o almirante José Luis Vergara, oficial-maior da Secretaria da Marinha, que coordenava a operação tinha dito, em declarações à Televisa, um canal mexicano: “Sabemos dessa menina que está viva e ela diz-nos que tem outras crianças vivas perto dela. Não sabemos ao certo quantas são e queremos ter cuidado com a informação que divulgamos”.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que o México enfrenta uma falsa história de esperança. No sismo de 19 de setembro de 1985 também existiu uma criança alegadamente viva e presa nos escombros que as autoridades tentaram resgatar mas que, afinal, nunca lá esteve, relembra o Observador.

Nessa altura, tratar-se-ia de um menino preso nos escombros da própria casa. O corpo de “Monchito“, como seria conhecido, nunca chegou a aparecer e nunca se confirmou se a criança alguma vez existiu.

Na altura, numa história que também fez correr muita tinta, ter-se-à pedido à pessoa debaixo dos escombros que batesse uma vez se fosse um adulto e duas, se fosse uma criança. Ao ouvirem-se duas batidas, o pai rapidamente assumiu que se tratava do pequeno Luis Ramón Nafarrete Maldonado, ou Monchito.

Sete dias depois de meios de equipas de resgate de todo o mundo e até a Cruz Vermelha se terem deslocado ao local foi encontrado um corpo: o do avô de Monchito, mas do pequeno Luís nunca mais houve sinais e nunca se chegou a saber se a criança efetivamente existiu.

(dv) Mexican Presidency

CF, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Informação tendenciosa é o que não falta por aí…basta ler esta noticia “…e o mundo inteiro acreditou.”
    Eu não fui um deles. Gente a morrer por dia é aos pontapés, seja naturalmente seja por acidente. Não acho que uma pessoa que morra tenha imediatismo por razao que seja, por idade que tenha, porque as outras tantas milhares que morreram ao mesmo tempo, não tiveram a mesma sorte de ser lembradas pelos midia.
    Por respeito ás outras não dou importancia ( apesar de terem todo o direito de ser lembradas, como qq outra) às mortes anunciadas nos midia. Esses só o fazem porque vende.

RESPONDER

Palavra “mulher” já tem nova definição

O dicionário online Priberam e o canal de televisão FOX Life uniram-se para desafiar os portugueses a participar na revisão do significado da palavra "mulher". Três semanas depois, apresentam-nos o resultado. Esta terça-feira, o dicionário online …

EUA emitem alerta sobre "ataques sónicos" na China

Esta quarta-feira, a embaixada norte-americana na China emitiu uma alerta após um funcionário do Governo ter sofrido uma lesão cerebral. A embaixada norte-americana na China emitiu um alerta depois de um funcionário ter sofrido uma lesão …

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga

Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em …

José Manuel Coelho condenado a ano e meio de prisão domiciliária

O deputado do PTP/Madeira foi, esta quarta-feira, condenado a um ano e seis meses de prisão domiciliária pela prática de vários crimes de difamação e de divulgação de fotografias ilícitas. José Manuel Coelho foi julgado na …

Maternidade só deixa mãe ver as filhas recém-nascidas depois de pagarem a conta

Uma mãe esperou cinco dias para ver as suas filhas recém-nascidas porque não tinha dinheiro para pagar as despesas médicas. Juliana Logbo esperou cinco dias depois do parto para ver as suas filhas gémeas e recém-nascidas …

Novo escândalo de abusos sexuais no Chile leva à suspensão de 14 sacerdotes

A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou, esta terça-feira, a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. "Estes padres cometeram atos que podem constituir crimes nos domínios …

94% das universitárias de Coimbra já foram alvo de assédio sexual

Um estudo realizado pela UMAR Coimbra sobre a violência sexual em contexto académico revela que 94,1% das mulheres inquiridas já foram alvo de assédio sexual, 21,7% de coerção sexual e 12,3% reportaram já terem sido …

Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente. Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro …

Proposta do PS sobre a habitação suspende despejos já em curso

O PS avançou com uma proposta de alteração ao seu próprio projeto. A medida abrange inquilinos com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60% desde que residam há …

Função Pública vai ter aumentos em 2019 (mas não nos salários)

O ministro das Finanças referiu, esta quarta-feira, no Parlamento, que os funcionários públicos vão ter aumentos em 2019, através da "via do descongelamento de carreiras". Mas sobre um eventual aumento dos salários não se pronunciou. "Todos …