Frida Sofia mexeu uma mão e o México prendeu a respiração à espera do resgate

O número provisório de mortos no sismo do México subiu para 230 com possibilidade de vir a aumentar. Entre os escombros está Frida Sofia, uma criança que ficou soterrada no Colégio Enrique Rébsamen e que agora é símbolo da esperança.

As autoridades mexicanas estão numa corrida contra o tempo para encontrar sobreviventes entre os escombros. Conforme o relógio vai avançando, a esperança vai diminuindo.

Ao final da noite, já de madrugada em Portugal, Fátima Navarro, uma menina que tinha ficado debaixo dos escombros do Colégio Enrique Rébsamente, foi retirada com vida depois de ter conseguido estar em permanente comunicação com os familiares através do whatsapp.

Mas as atenções estão agora viradas para Frida Sofia: todo o México, aliás, o mundo parou para assistir ao resgate da menina de 12 anos, que se acredita estar “protegida” debaixo dos destroços por uma mesa, onde se terá colocado aquando do colapso do edifício.

Quando as operações de resgate começaram naquele local, considerado crítico por ter muitas crianças, o número de mortos apontava para 21, mas entretanto ascenderam aos 37, com 32 a serem crianças e os restantes cinco adultos. Mas as operações ainda não terminaram e por isso o número pode subir.

À volta do edifício a espera continua, mas a verdade é que o tempo vai roubando a esperança aos que só querem ver os seus filhos. As palmas eram uma constante, inicialmente, sempre que surgia um pai ou uma mãe com os filhos pelos braços. Mas agora as histórias felizes são cada vez menos e, por isso, todos querem ansiosamente ver Frida.

O nome Frida Sofia tornou-se importante para o mundo desde que, ao final da noite no México, madrugada em Portugal, a menina foi descoberta, quando mexeu uma mão a pedido dos socorristas, mas nas listagens da escola ninguém parece conseguir confirmar o seu nome. Até ao momento, segundo o Observador, também ainda nenhuma família reclamou a criança.

Através dos destroços, conseguiram dar-lhe água e oxigénio enquanto as equipas de resgate, os bombeiros e voluntários continuam os trabalhos para a resgatar.

Enquanto os socorristas fazem uma corrida contra o tempo para salvar a menina, o medo de que o edifício colapse aumenta também. As operações sofreram um atraso nas últimas horas depois de ter sido alterada a forma de chegar ao local devido ao risco de colapso. As equipas médicas já estão no local, prontas a atuar de imediato, assim que o resgate se complete.

A CNN avança que os socorristas estão cada vez mais perto do local onde se encontra a menina, que reclama ter outras crianças vivas perto dela.

“Sabemos dessa menina que está viva e ela diz-nos que tem outras crianças vivas perto dela. Não sabemos ao certo quantas são e queremos ter cuidado com a informação que divulgamos”, disse José Luís Vergara, oficial-maior da Secretaria da Marinha.

Enquanto isso, a busca pela identificação da menina de 12 anos prossegue. A Televisa, que acompanha o resgate em direto, avançou que todas as “Sofias” do Colégio já tinham sido identificadas, pelo que a incógnita continua, mas a hipótese de a menina ter outro nome não está posta de parte.

Segundo a imprensa local, o nome Frida Sofia poderá não corresponder ao verdadeiro, já que foi inicialmente referido por um dos socorristas que esteve em contacto com a menina e pode ter resultado das dificuldades de comunicações entre ambos.

Até agora, as autoridades mexicanas já confirmaram pelo menos 230 mortes, 100 delas na capital. No estado de Morelos, 69 pessoas perderam a vida, a par de 43 vítimas mortais já confirmadas no estado de Puebla, 13 no estado do México, quatro no estado de Guerrero e uma em Oaxaca.

Na sequência do abalo, o segundo a atingir o país em menos de um mês, depois de um sismo de magnitude 8,1 ter provocado 90 mortos no início de setembro, o Presidente Enrique Peña Nieto destacou quatro mil tropas para ajudarem nos esforços de resgate e declarou três dias de luto nacional pelas vítimas.

(dv) Mexican Presidency

CF, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …