Sismo sacode a capital do México e faz mais de 200 mortos

Um terramoto de 7,1 graus de magnitude na escala aberta de Richter sacudiu fortemente esta terça-feira a capital mexicana e causou cenas de pânico, precisamente no dia em que se completam 32 anos do forte sismo que em 1985 deixou milhares de mortos na Cidade do México.

O Serviço Sismológico Nacional (SSN) indicou através do Twitter que o tremor de terra desta terça-feira foi de 7,1 graus na escala de Richter, ao fazer uma atualização do seu primeiro boletim, no qual tinha fixado a magnitude em 6,8.

O epicentro do sismo, registado às 13h14, foi localizado a 12 quilómetros a sudeste de Axochiapan, no estado de Morelos, a uma profundidade de 57 quilómetros.

O sismo, que ocorreu apenas duas horas depois de a população ter saído às ruas em todo o país numa simulação para lembrar o terramoto de 1985, provocou numerosas cenas de pânico na capital do país, e cortes no fornecimento da eletricidade e telecomunicações. Apesar de as sirenes terem soado quando se sentiu o primeiro abalo, muitos habitantes acharam que tudo fazia parte desse exercício, o que poderá ter contribuído para o elevado número de vítimas.

“Estou chocada, não consigo parar de chorar, é o mesmo pesadelo que em 1985“, disse Georgina Sanchez, de 52 anos, numa praça da Cidade do México, revivendo este episódio da história do país.

Outra mulher, Lucia Solis, também invocava o abalo registado há 32 anos: “Não é possível que seja outro 19 de setembro”, disse, com as mãos a tremer.

O sismo levou ao colapso dezenas de edifícios na cidade, provocando fugas de gás nas ruas e um forte odor a gás que afetou os cidadãos que se apressaram a ajudar as equipas de resgate, com cordas, roupas e água.

Dada a dimensão da catástrofe, o governo mexicano ordenou aos hospitais públicos e privados para receberem os feridos e serviços de transporte públicos grátis.

O fenómeno deixou um rasto de mais de 220 mortos, incluindo pelo menos 21 crianças que se encontravam na escola e não resistiram ao forte abalo que levou às ruínas da escola. As buscas para encontrar 30 desaparecidos continuam.

Javier Trevino, subsecretário da Educação, disse à estação de televisão Televisa, na escola primária Enrique Rebsamen, ter “um balanço de 25 mortos: 21 crianças e quatro adultos”.

O terramoto desta terça-feira foi sentido com mais força na Cidade do México que o registado a 7 de setembro, de magnitude de 8,2 na escala Richter, dado que o epicentro foi mais próximo.

O sismo do último dia 7 de setembro, o mais poderoso desde 1932 no país, fez 98 mortos no sul do país, 78 em Oaxaca, 16 em Chiapas e 4 em Tabasco.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …