Autoridades consideram que os desaparecidos no incêndio da torre Grenfell estão mortos

Facundo Arrizabalaga / EPA

-

Pelo menos 58 pessoas são consideradas como mortas no incêndio da torre Grenfell de Londres, anunciou sábado a polícia, atualizando o balanço anterior de 30 mortos confirmados com mais 28 pessoas presumivelmente mortas.

Stuart Cundy, o comandante da polícia metropolitana de Londres, explicou que as autoridades consideram que os desaparecidos no incêndio estão mortos.

Este número de 58 pode aumentar. Espero que não seja o caso, mas poderá aumentar”, disse, adiantando que poderiam estar outras pessoas no prédio na altura sem que a polícia tenha conhecimento.

O oficial sublinhou que a operação de busca dos corpos levará tempo, “semanas”, talvez mais, devido ao estado do edifício devastado pelo incêndio de origem desconhecida. Segundo o serviço nacional de saúde britânico, 19 pessoas continuam hospitalizadas, 10 das quais em estado crítico.

Entre 400 e 600 pessoas viviam no edifício de 24 andares e 120 apartamentos. O elevado número de vítimas chocou a opinião pública e causou a cólera dos familiares e amigos das vítimas, bem como de membros das suas comunidades.

Este sábado, algumas pessoas voltaram a manifestar-se com cartazes pedindo “Justiça para Grenfell”, desta vez não muito longe da residência oficial da primeira-ministra britânica. Por outro lado, o desastre suscitou uma onda de solidariedade e mais de três milhões de libras (3,4 milhões de euros) já foram recolhidas a favor das vítimas.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Temos neste momento, um terrivel incendio na zona centro do país onde a esta hora ja provocou 57 mortos e 50 e tal feridos e aparece aqui esta noticia sobre londres,
    lamentavel

    • Caro rui,
      Lamentamos que lhe tenha passado despercebido que noticiámos o incêndio às 00.55h, com o título “Incêndio em Pedrógão Grande faz 19 mortos“, que se encontra até nas “notícias relacionadas” desta, e que circunstancialmente se encontrava, à hora do seu comentário, em 4º lugar na lista de “últimas notícias” no fim desta página.
      Às 11.09h, foi publicada uma segunda noticia com actualizações sobre a tragédia, e iremos manter os nossos leitores informados sobre os principais desenvolvimentos da mesma.

RESPONDER

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …