Autoridades consideram que os desaparecidos no incêndio da torre Grenfell estão mortos

Facundo Arrizabalaga / EPA

-

Pelo menos 58 pessoas são consideradas como mortas no incêndio da torre Grenfell de Londres, anunciou sábado a polícia, atualizando o balanço anterior de 30 mortos confirmados com mais 28 pessoas presumivelmente mortas.

Stuart Cundy, o comandante da polícia metropolitana de Londres, explicou que as autoridades consideram que os desaparecidos no incêndio estão mortos.

Este número de 58 pode aumentar. Espero que não seja o caso, mas poderá aumentar”, disse, adiantando que poderiam estar outras pessoas no prédio na altura sem que a polícia tenha conhecimento.

O oficial sublinhou que a operação de busca dos corpos levará tempo, “semanas”, talvez mais, devido ao estado do edifício devastado pelo incêndio de origem desconhecida. Segundo o serviço nacional de saúde britânico, 19 pessoas continuam hospitalizadas, 10 das quais em estado crítico.

Entre 400 e 600 pessoas viviam no edifício de 24 andares e 120 apartamentos. O elevado número de vítimas chocou a opinião pública e causou a cólera dos familiares e amigos das vítimas, bem como de membros das suas comunidades.

Este sábado, algumas pessoas voltaram a manifestar-se com cartazes pedindo “Justiça para Grenfell”, desta vez não muito longe da residência oficial da primeira-ministra britânica. Por outro lado, o desastre suscitou uma onda de solidariedade e mais de três milhões de libras (3,4 milhões de euros) já foram recolhidas a favor das vítimas.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Temos neste momento, um terrivel incendio na zona centro do país onde a esta hora ja provocou 57 mortos e 50 e tal feridos e aparece aqui esta noticia sobre londres,
    lamentavel

    • Caro rui,
      Lamentamos que lhe tenha passado despercebido que noticiámos o incêndio às 00.55h, com o título “Incêndio em Pedrógão Grande faz 19 mortos“, que se encontra até nas “notícias relacionadas” desta, e que circunstancialmente se encontrava, à hora do seu comentário, em 4º lugar na lista de “últimas notícias” no fim desta página.
      Às 11.09h, foi publicada uma segunda noticia com actualizações sobre a tragédia, e iremos manter os nossos leitores informados sobre os principais desenvolvimentos da mesma.

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …