Autoridades consideram que os desaparecidos no incêndio da torre Grenfell estão mortos

Facundo Arrizabalaga / EPA

-

Pelo menos 58 pessoas são consideradas como mortas no incêndio da torre Grenfell de Londres, anunciou sábado a polícia, atualizando o balanço anterior de 30 mortos confirmados com mais 28 pessoas presumivelmente mortas.

Stuart Cundy, o comandante da polícia metropolitana de Londres, explicou que as autoridades consideram que os desaparecidos no incêndio estão mortos.

Este número de 58 pode aumentar. Espero que não seja o caso, mas poderá aumentar”, disse, adiantando que poderiam estar outras pessoas no prédio na altura sem que a polícia tenha conhecimento.

O oficial sublinhou que a operação de busca dos corpos levará tempo, “semanas”, talvez mais, devido ao estado do edifício devastado pelo incêndio de origem desconhecida. Segundo o serviço nacional de saúde britânico, 19 pessoas continuam hospitalizadas, 10 das quais em estado crítico.

Entre 400 e 600 pessoas viviam no edifício de 24 andares e 120 apartamentos. O elevado número de vítimas chocou a opinião pública e causou a cólera dos familiares e amigos das vítimas, bem como de membros das suas comunidades.

Este sábado, algumas pessoas voltaram a manifestar-se com cartazes pedindo “Justiça para Grenfell”, desta vez não muito longe da residência oficial da primeira-ministra britânica. Por outro lado, o desastre suscitou uma onda de solidariedade e mais de três milhões de libras (3,4 milhões de euros) já foram recolhidas a favor das vítimas.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Temos neste momento, um terrivel incendio na zona centro do país onde a esta hora ja provocou 57 mortos e 50 e tal feridos e aparece aqui esta noticia sobre londres,
    lamentavel

    • Caro rui,
      Lamentamos que lhe tenha passado despercebido que noticiámos o incêndio às 00.55h, com o título “Incêndio em Pedrógão Grande faz 19 mortos“, que se encontra até nas “notícias relacionadas” desta, e que circunstancialmente se encontrava, à hora do seu comentário, em 4º lugar na lista de “últimas notícias” no fim desta página.
      Às 11.09h, foi publicada uma segunda noticia com actualizações sobre a tragédia, e iremos manter os nossos leitores informados sobre os principais desenvolvimentos da mesma.

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …