Suspeito atacou autocarro para fazer cair ações do Dortmund (e ganhar uns milhões na Bolsa)

STR / EPA

Explosão atinge autocarro do Borussia Dortmund

Os vidros do autocarro do Dortmund estilhaçaram, ferindo duas pessoas

A polícia alemã deteve um cidadão germano-russo suspeito de autoria do atentado contra o autocarro da equipa de futebol do Borussia Dortmund, indicou esta sexta-feira a Procuradoria Federal acrescentando que questões económicas podem estar na origem do ataque.

Segundo um comunicado da Procuradoria Federal da Alemanha, Sergei W, de 28 anos, adquiriu, no mesmo dia do ataque, direitos de venda de ações do Dortmund que têm como data de vencimento o dia 17 de junho, e que pagou através de um crédito bancário efetuado, na semana anterior ao ataque.

De acordo com a procuradoria, o suspeito do atentado contra o autocarro oficial do clube de futebol pretendia provocar uma queda significativa do valor das ações e lucrar com a venda dos títulos (direitos de venda) ao preço estabelecido previamente.

“Se as ações do Dortmund caíssem significativamente, o lucro teria sido várias vezes superior ao investimento inicial”, esclareceu a procuradoria.

As três explosões que atingiram o autocarro do Dortmund no dia 11 de abril, quando a equipa alemã estava a caminho do estádio de Signal Iduna Park, causaram ferimentos no defesa central espanhol Marc Bartra e num polícia.

O jogador espanhol foi atingido pelos vidros do autocarro que estilhaçaram após a explosão, tendo sido transportado para o hospital e operado ao pulso direito.

O suspeito está acusado de tentativa de homicídio, por ter provocado ferimentos graves com a explosão, informou a procuradoria, sublinhando que poderiam ter resultado deste ato “lesões graves ou a morte de qualquer um dos jogadores de futebol”.

ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. Este gajo limita-se a seguir exemplos que vêm de quem controla o mundo. Só não percebeu a sua própria insignificância. Nesse jogo, não ha lugar para small players.

RESPONDER

Marcelo "está atento", pede consequências e usará todos os poderes contra fragilidade do Estado

O Presidente da República advertiu esta terça-feira que usará todos os seus poderes contra a fragilidade do Estado que considerou existir face aos incêndios que mataram mais de 100 pessoas, e defendeu que se justifica …

#MeToo: a hashtag que está a mostrar a magnitude do assédio sexual

Mais de 200 mil pessoas já partilharam a hashtag "Me too" ("eu também" em inglês) para mostrar a magnitude do assédio sexual, um problema que tem feito correr muita tinta nos últimos dias devido às …

Leipzig vs Porto | Dragões sem asas para os alemães

FC Porto somou a sua segunda derrota nesta edição da Liga dos Campeões, ao perder, por 3-2, na deslocação ao terreno do Leipzig, com todos os golos a serem apontados na primeira parte. A equipa …

Falha de segurança ameaça redes Wi-Fi de todo o mundo

Uma falha descoberta no protocolo WPA2 coloca as redes Wi-Fi em perigo. O "ataque KRACKS" pode roubar informação como palavras-chave e números de cartões de crédito.  A mais recente ameaça tecnológica dá pelo nome de "ataque …

CDS-PP avança com moção de censura ao Governo

A presidente do CDS-PP anunciou, esta terça-feira, que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo em resultado dos incêndios e devido à falha em "cumprir a função mais básica do Estado: proteger …

Cristiano Ronaldo rejeita acordo com fisco espanhol e volta a defender Jorge Mendes

Os advogados de Cristiano Ronaldo defendem que a atribuição ao jogador de uma fraude fiscal no valor 14,7 milhões de euros é "inconsistente" e sem fundamento. O jornal espanhol El Mundo avança a notícia depois de …

Forças da Síria anunciam conquista de Raqa, antiga capital do Daesh

As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, anunciaram esta terça-feira que controlam totalmente a cidade de Al Raqa, mas sem confirmar o fim da presença do grupo extremista autodenominado …

Ministério da Saúde falseou tempos de espera nos hospitais

O Ministério da Saúde apagou pedidos antigos para falsear os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A conclusão é de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas. De acordo com esta análise, divulgada …

Linha da EDP causou incêndio de Pedrógão Grande (e um segundo fogo nunca foi registado)

Um novo relatório, encomendado pelo Governo, conclui que o grande incêndio de Pedrógão Grande começou por causa de uma linha de média tensão da EDP que terá entrado em contacto com a vegetação. Essa circunstância …

Governo e sindicatos dos enfermeiros chegam a acordo

O Ministério da Saúde chegou, esta segunda-feira, a acordo com as estruturas sindicais representantes dos enfermeiros, anunciou o Governo em comunicado. "Após um período longo de negociações árduas com as estruturas sindicais, o Governo está em …