/

Terrorista de Estocolmo levava bomba no camião

Maja Suslin / EPA

Camião de transporte de cerveja usado no ataque de Estocolmo rebocado do local do atentado

Camião de transporte de cerveja usado no ataque de Estocolmo rebocado do local do atentado

Segundo informações do Ministério Público sueco, foram encontrados engenhos explosivos por detonar no interior do camião usado no ataque terrorista desta sexta-feira em Estocolmo, e “foi formalmente identificado” um suspeito dos “homicídios de natureza terrorista”.

Em declarações à televisão sueca SVT, um procurador do Ministério Público do país avançou que foram encontrados engenhos explosivos por detonar no camião que foi usado para atropelar uma multidão no centro da cidade de Estocolmo, matando 4 pessoas e ferindo outras 15.

Segundo a SVT, que cita testemunhos de responsáveis envolvidos na investigação, mas não confirmados pela polícia, as forças de segurança encontraram um saco com uma bomba caseira no interior do veículo. O dispositivo seria um “líquido” e ao que tudo indica o atacante terá sofrido queimaduras ao tentar detonar o explosivo.

Suspeito é usbeque e simpatizante do Estado Islâmico

O homem detido esta sexta-feira como suspeito do ataque no centro de Estocolmo é um usbeque que mostrou simpatia pelo grupo radical Estado Islâmico, avançou o diário sueco Aftonbladet.

Segundo a publicação sueca, que cita fontes não identificadas, o homem, de 39 anos, declarou-se culpado e os seus traços coincidem com os do homem cuja imagem tinha sido difundida horas antes pela polícia sueca. Tinha também restos de cristais na sua roupa e um passa montanhas.

-

O usbeque, que reside na capital sueca, tinha colocado na sua página na rede social Facebook vídeos propagandísticos do Estado Islâmico, e tinha carregado no “gosto” em reação a uma foto de pessoas ensanguentadas tirada depois do atentado na maratona de Boston, em 2013.

Um amigo do detido garantiu ao Aftonbladet que não acreditava que ele pudesse ser o autor do ataque, contrapondo que era um trabalhador da construção civil, com quatro filhos, que nunca falava de política nem de religião, mas sim de conseguir mais trabalho e enviar dinheiro para a família.

O usbeque é suspeito de ser o condutor do camião que atropelou várias pessoas esta sexta-feira, na principal via pedonal da capital sueca, antes de embater na fachada de uma grande superfície comercial no centro de Estocolmo.

Um vídeo entretanto publicado nas redes sociais mostram o momento exacto em que dezenas de pessoas correm para escapar do camião usado pelo agressor, que parece pretender atingir o maior número de vítimas possível.

Atentado causou 4 mortos e 15 feridos

Quatro pessoas foram mortas e 15 feridas em resultado do ataque terrorista desta sexta-feira, que ocorreu num país que tem sido relativamente poupado pela vaga de atentados, por vezes cometidos com recurso a veículos pesados, que se verifica na Europa desde há dois anos.

Desta vez, o camião, que tinha sido roubado, segundo a empresa proprietária, avançou sobre os peões, pouco antes das 13:00 locais, ao longo da rua reservada para as pessoas mais frequentada da capital, Drottninggatan.

A viatura acabou a marcha na montra de um grande armazém, Åhléns City, pero do cruzamento com uma artéria que tem muito trânsito, Klarabergsgatan.

Os feridos foram tratados no local por socorristas, segundo as imagens transmitidas pelas cadeias de televisão. Uma porta-voz dos serviços de segurança locais tinha avançado, num primeiro momento, que existiam “mortos e muitos feridos” e acrescentado que as forças da ordem suecas estavam à procura “do ou dos que estão por trás do atentado”.

A polícia indicou que não tinha detido o condutor do camião. “Não tivemos contacto com quem conduziu o camião”, declarou Eliasson. O primeiro-ministro, Stefan Löfven, citado pela comunicação social sueca, afirmou que “a Suécia foi atacada” e que “tudo leva a pensar num atentado”.

Preso segundo suspeito

A polícia prendeu um segundo homem sob suspeita de estar envolvido no ataque desta sexta-feira em Estocolmo. O suspeito foi detido esta sexta-feira à noite, em Hjulsta, no norte de Estocolmo.

Segundo a emissora sueca SVT, que cita uma fonte policial, foi encontrada uma ligação entre o segundo suspeito e o primeiro, preso em Marsta, nos subúrbios de Estocolmo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.