Terrorista de Estocolmo levava bomba no camião

Maja Suslin / EPA

Camião de transporte de cerveja usado no ataque de Estocolmo rebocado do local do atentado

Camião de transporte de cerveja usado no ataque de Estocolmo rebocado do local do atentado

Segundo informações do Ministério Público sueco, foram encontrados engenhos explosivos por detonar no interior do camião usado no ataque terrorista desta sexta-feira em Estocolmo, e “foi formalmente identificado” um suspeito dos “homicídios de natureza terrorista”.

Em declarações à televisão sueca SVT, um procurador do Ministério Público do país avançou que foram encontrados engenhos explosivos por detonar no camião que foi usado para atropelar uma multidão no centro da cidade de Estocolmo, matando 4 pessoas e ferindo outras 15.

Segundo a SVT, que cita testemunhos de responsáveis envolvidos na investigação, mas não confirmados pela polícia, as forças de segurança encontraram um saco com uma bomba caseira no interior do veículo. O dispositivo seria um “líquido” e ao que tudo indica o atacante terá sofrido queimaduras ao tentar detonar o explosivo.

Suspeito é usbeque e simpatizante do Estado Islâmico

O homem detido esta sexta-feira como suspeito do ataque no centro de Estocolmo é um usbeque que mostrou simpatia pelo grupo radical Estado Islâmico, avançou o diário sueco Aftonbladet.

Segundo a publicação sueca, que cita fontes não identificadas, o homem, de 39 anos, declarou-se culpado e os seus traços coincidem com os do homem cuja imagem tinha sido difundida horas antes pela polícia sueca. Tinha também restos de cristais na sua roupa e um passa montanhas.

-

O usbeque, que reside na capital sueca, tinha colocado na sua página na rede social Facebook vídeos propagandísticos do Estado Islâmico, e tinha carregado no “gosto” em reação a uma foto de pessoas ensanguentadas tirada depois do atentado na maratona de Boston, em 2013.

Um amigo do detido garantiu ao Aftonbladet que não acreditava que ele pudesse ser o autor do ataque, contrapondo que era um trabalhador da construção civil, com quatro filhos, que nunca falava de política nem de religião, mas sim de conseguir mais trabalho e enviar dinheiro para a família.

O usbeque é suspeito de ser o condutor do camião que atropelou várias pessoas esta sexta-feira, na principal via pedonal da capital sueca, antes de embater na fachada de uma grande superfície comercial no centro de Estocolmo.

Um vídeo entretanto publicado nas redes sociais mostram o momento exacto em que dezenas de pessoas correm para escapar do camião usado pelo agressor, que parece pretender atingir o maior número de vítimas possível.

Atentado causou 4 mortos e 15 feridos

Quatro pessoas foram mortas e 15 feridas em resultado do ataque terrorista desta sexta-feira, que ocorreu num país que tem sido relativamente poupado pela vaga de atentados, por vezes cometidos com recurso a veículos pesados, que se verifica na Europa desde há dois anos.

Desta vez, o camião, que tinha sido roubado, segundo a empresa proprietária, avançou sobre os peões, pouco antes das 13:00 locais, ao longo da rua reservada para as pessoas mais frequentada da capital, Drottninggatan.

A viatura acabou a marcha na montra de um grande armazém, Åhléns City, pero do cruzamento com uma artéria que tem muito trânsito, Klarabergsgatan.

Os feridos foram tratados no local por socorristas, segundo as imagens transmitidas pelas cadeias de televisão. Uma porta-voz dos serviços de segurança locais tinha avançado, num primeiro momento, que existiam “mortos e muitos feridos” e acrescentado que as forças da ordem suecas estavam à procura “do ou dos que estão por trás do atentado”.

A polícia indicou que não tinha detido o condutor do camião. “Não tivemos contacto com quem conduziu o camião”, declarou Eliasson. O primeiro-ministro, Stefan Löfven, citado pela comunicação social sueca, afirmou que “a Suécia foi atacada” e que “tudo leva a pensar num atentado”.

Preso segundo suspeito

A polícia prendeu um segundo homem sob suspeita de estar envolvido no ataque desta sexta-feira em Estocolmo. O suspeito foi detido esta sexta-feira à noite, em Hjulsta, no norte de Estocolmo.

Segundo a emissora sueca SVT, que cita uma fonte policial, foi encontrada uma ligação entre o segundo suspeito e o primeiro, preso em Marsta, nos subúrbios de Estocolmo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …

"James Bond da Filantropia". Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez. Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa …

A pandemia chegou à Lapónia e até o Pai Natal já a sente

O turismo da Lapónia prepara-se para sofrer um duro golpe com a pandemia de covid-19. As restrições de viagens deixam a economia da "residência oficial do Pai Natal" em risco. A Lapónia, na Finlândia, é conhecida …

Fruta do dragão e máscaras grátis. Vietname inova e triunfa na segunda vaga

A inovação do povo vietnamita está a ajudar a fazer do país uma história de sucesso não só na primeira vaga, mas também na segunda. Até ao momento, registaram-se pouco mais mil casos. O Vietname foi …

Alunos separados em "bolhas" dentro da escola, mas "encavalitados" antes de entrar

Mil alunos amontoaram-se esta manhã à frente da Escola Secundária Pedro Nunes. A escola adotou método de "turmas bolha", mas à entrada da escola não houve distanciamento e alguns alunos não usavam máscara. A diretora …