Julen caiu de “forma rápida e livre” e terá morrido no dia da queda

EPA / Malaga Fire brigades

A cerimónia fúnebre de Julen começou este domingo ao final da manhã com uma cerimónia religiosa onde estiveram apenas os familiares da criança de dois anos, que caiu num poço a 13 de janeiro, onde ficou soterrada durante duas semanas.

A criança foi retirada sem vida na madrugada de sábado, depois de uma equipa de mineiros ter escavado uma galeria horizontal com cerca de quatro metros para ligar o poço onde o menino caiu ao túnel vertical paralelo que foi escavado nos últimos dias.

Julen foi encontrado pelas equipas de resgate ao início da madrugada, às 01h25 locais. A criança estava presa numa secção do túnel com 25 centímetros de diâmetro, a 107 metros de profundidade.

Uma vez recuperado o corpo, a equipa de resgate ativou a Comissão Judicial, encarregada de realizar a autópsia e determinar a causa da morte de Julen.

O enterro depois da cerimónia que contou com vizinhos, amigos e os bombeiros que resgataram o corpo. Segundo o El Español, centenas de pessoas juntaram-se à entrada do cemitério de El Palo durante a cerimónia.

O silêncio no local só era interrompido pelo choro e pelas palmas que se ouviram quando a urna com o corpo da criança passou pelos populares. Julen foi sepultado junto do irmão, que morreu em abril de 2017 com apenas três anos.

Também foi no domingo que se soube os primeiros resultados da autópsia de Julen, segundo fontes da investigação citadas pelo El Mundo. De acordo com as conclusões, a criança terá morrido no mesmo dia em que caiu no poço em Totalán, em Málaga.

Em conferência de imprensa, o delegado do Governo na Andaluzia, Alfonso Rodríguez Gómez de Celis, citado pelo jornal El País, referiu que a criança caiu de forma “rápida e livre” ao longo dos 71 metros de profundidade do poço.

O corpo da criança foi encontrado com os braços virados para cima, o que sugere que terá tentado proteger-se da pedras ou areia arrastadas com a queda.

As informações já apontavam para um “traumatismo cranioencefálico severo” provocado pela queda. A autópsia foi realizada por cinco médicos-legistas entre as 08h30 e as 13h00 de sábado, altura em que os restos mortais foram transportados para a casa mortuária de El Palo, em Málaga, onde reside a família.

A Guardia Civil Espanhola recolheu uma amostra da terra que estava sobre a criança, criando um tampão sobre ela, para investigar a sua composição. Segundo o El Mundo, suspeita-se que a terra que cobria o menino de dois anos ter-se-á soltado das paredes do furo à medida que ele caía.

Contudo, também poderá ter resultado da queda de sedimentos quando os familiares o tentavam tirar de lá. Essa terra, com a humidade do poço, terá criado um tampão por cima da criança.

Em Málaga, foram decretados três dias de luto oficial. A decisão foi anunciada pelo presidente da câmara de Málaga, Francisco de La Torre, minutos depois da notícia do resgate. Na manhã de sábado, fez-se um minuto de silêncio em memória de Julen.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

CIP muda estatutos e António Saraiva recandidata-se ao quarto mandato

Uma alteração aos estatutos que será apreciada numa assembleia geral agendada para o dia 11 de novembro poderá vir a permitir que António Saraiva, atual presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, se recandidate …

PS adia negociações com partidos de esquerda

Os socialistas vão adiar todas as reuniões com os partidos sobre as medidas para o Orçamento do Estado. O encontro com o BE estava marcado para amanhã e foi cancelado. O mesmo acontecerá com o …

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …