Julen caiu de “forma rápida e livre” e terá morrido no dia da queda

EPA / Malaga Fire brigades

A cerimónia fúnebre de Julen começou este domingo ao final da manhã com uma cerimónia religiosa onde estiveram apenas os familiares da criança de dois anos, que caiu num poço a 13 de janeiro, onde ficou soterrada durante duas semanas.

A criança foi retirada sem vida na madrugada de sábado, depois de uma equipa de mineiros ter escavado uma galeria horizontal com cerca de quatro metros para ligar o poço onde o menino caiu ao túnel vertical paralelo que foi escavado nos últimos dias.

Julen foi encontrado pelas equipas de resgate ao início da madrugada, às 01h25 locais. A criança estava presa numa secção do túnel com 25 centímetros de diâmetro, a 107 metros de profundidade.

Uma vez recuperado o corpo, a equipa de resgate ativou a Comissão Judicial, encarregada de realizar a autópsia e determinar a causa da morte de Julen.

O enterro depois da cerimónia que contou com vizinhos, amigos e os bombeiros que resgataram o corpo. Segundo o El Español, centenas de pessoas juntaram-se à entrada do cemitério de El Palo durante a cerimónia.

O silêncio no local só era interrompido pelo choro e pelas palmas que se ouviram quando a urna com o corpo da criança passou pelos populares. Julen foi sepultado junto do irmão, que morreu em abril de 2017 com apenas três anos.

Também foi no domingo que se soube os primeiros resultados da autópsia de Julen, segundo fontes da investigação citadas pelo El Mundo. De acordo com as conclusões, a criança terá morrido no mesmo dia em que caiu no poço em Totalán, em Málaga.

Em conferência de imprensa, o delegado do Governo na Andaluzia, Alfonso Rodríguez Gómez de Celis, citado pelo jornal El País, referiu que a criança caiu de forma “rápida e livre” ao longo dos 71 metros de profundidade do poço.

O corpo da criança foi encontrado com os braços virados para cima, o que sugere que terá tentado proteger-se da pedras ou areia arrastadas com a queda.

As informações já apontavam para um “traumatismo cranioencefálico severo” provocado pela queda. A autópsia foi realizada por cinco médicos-legistas entre as 08h30 e as 13h00 de sábado, altura em que os restos mortais foram transportados para a casa mortuária de El Palo, em Málaga, onde reside a família.

A Guardia Civil Espanhola recolheu uma amostra da terra que estava sobre a criança, criando um tampão sobre ela, para investigar a sua composição. Segundo o El Mundo, suspeita-se que a terra que cobria o menino de dois anos ter-se-á soltado das paredes do furo à medida que ele caía.

Contudo, também poderá ter resultado da queda de sedimentos quando os familiares o tentavam tirar de lá. Essa terra, com a humidade do poço, terá criado um tampão por cima da criança.

Em Málaga, foram decretados três dias de luto oficial. A decisão foi anunciada pelo presidente da câmara de Málaga, Francisco de La Torre, minutos depois da notícia do resgate. Na manhã de sábado, fez-se um minuto de silêncio em memória de Julen.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …

"Não há falta de médicos" nos hospitais de Coimbra e Algarve, diz Marta Temido

A ministra da Saúde afirmou esta sexta-feira que não há falta de médicos nos centros hospitalares universitários do Algarve e de Coimbra, admitindo que poderá haver necessidade de rever escalas e formas de organização. “Não me …