O automóvel mais antigo do mundo está em Portugal

2

Benz Patent Motorwagen

Benz Patent Motorwagen está em exibição até ao final de Janeiro. Foi patenteado em 1886. Velocidade máxima? 16 km/h.

Um cilindro, cilindrada de 58 polegadas cúbicas (954 centímetros cúbicos) e potência (a 400 rpm) de 0,75 cv (0,55 kW).

Patenteado a 29 de janeiro de 1886 por Carl Benz.

Este é o Benz Patent Motorwagen, considerado o primeiro automóvel da História.

E está em Portugal. Mais concretamente nas novas instalações da Sociedade Comercial C. Santos na Maia (junto ao aeroporto Francisco Sá Carneiro).

Estará em exposição até ao dia 31 de Janeiro, no showroom do representante Mercedes-Benz.

É uma réplica – que pode circular – do primeiro veículo com motor de combustão com licença para circular na via pública.

A patente número 37435, registada há quase 137 anos, funciona como a certidão de nascimento do automóvel.

Meio ano depois da patente, em Julho de 1886, estreou-se nas ruas: na Ringstrasse, em Mannheim (Alemanha). Na primeira grande viagem, em 1888, foi uma mulher a conduzir – Bertha Benz, esposa de Carl.

Carl Benz não estava satisfeito com os sistemas de direcção disponíveis na altura para viaturas de quatro rodas. E, por isso, criou este veículo com três rodas.

O motor de 954 cc monocilíndrico de quatro tempos tinha menos de 1 cv de potência (0,75 cv, mais concretamente).

A velocidade máxima do Benz Patent Motorwagen era de apenas 16 quilómetros por hora. Consumia 10 litros de gasolina por cada 100 quilómetros.

Motor (100 quilos, muito leve na altura), chassis e componentes da transmissão foram ajustados entre si para formarem uma única unidade.

O motor monocilíndrico era simples, mas tinha todos os detalhes essenciais que ainda hoje vemos na maioria dos motores de combustão interna: cambota com contrapesos, ignição elétrica e refrigeração a água.

Incluía também cilindro com cárter aberto, válvula de admissão controlada por uma biela excêntrica e válvula reguladora activada por um disco de excêntricos.

O chassis era feito de tubo de aço dobrado e soldado. O veículo tinha tracção traseira e a direcção era activada através da roda dianteira.

Sem transmissão com várias velocidades, sem travão de pé, sem marcha-atrás.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo.
      Tecnicamente, tem razão (exceto no “obviamente”, porque não é nada óbvio)
      Antes do Benz-Patent Motorwagen de 1886 foram patenteados dois automóveis com motor a combustão (o de Siegfried Marcus em 1870 e o de Édouard Delamare-Deboutteville em 1884).
      Antes destes dois, foi ainda patenteado e feito o protótipo (por Joseph Cugnot, em 1771) de um “automóvel” movido a vapor.
      Mas o Benz-Patent Motorwagen é considerado o primeiro automóvel por ter sido o primeiro efetivamente fabricado em série no mundo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.