Autoeuropa paga domingos com uma folga extra por mês

Mário Cruz / Lusa

Os trabalhadores da Autoeuropa só vão ter um dia de folga extra por trabalharem aos domingos na sequência dos novos horários que vão entrar em vigor na fábrica de Palmela depois das férias de agosto.

Ao abrigo do novo esquema de horário da fábrica de Palmela, os 5700 funcionários da Autoeuropa vão ter apenas mais uma folga por mês por trabalharem as domingos.

Segundo o Diário de Notícias, a Comissão de trabalhadores e os sindicatos estão insatisfeitos com esta imposição, existindo um apelo à greve para dia 9 de Junho.

A folga extra semanal vai ser atribuída a cada quatro semanas, revela uma nota interna a que o DN teve acesso, com uma remuneração idêntica à dos dias úteis. No entanto, os funcionários recebem um dia de salário adicional por mês por cada dois turnos ao fim de semana e “serão ainda pagos 25% trimestralmente de acordo com o cumprimento do volume de produção”, revela a mesma nota.

Os novos horários determinam também que a Autoeuropa vai ter 19 turnos de trabalho depois das férias de agosto: três de segunda a sexta e dois ao fim de semana. Já acordado com a administração, os operários terão uma semana de trabalho de cinco dias, com duas folgas consecutivas. Estes dias de descanso serão gozados ao sábado e domingo de duas em duas semanas.

O sindicato SITE-Sul, afeto à CGTP, chumba esta posição e apelas à adesão à greve para 9 de junho, dia da manifestação da CGTP em Lisboa. “O valor da compensação financeira pela prática do novo horário fica muito aquém das expectativas dos trabalhadores e do que a empresa e o Grupo VW podem pagar”, refere o sindicato em comunicado.

Esta posição é acompanhada pela comissão de trabalhadores, agora liderada por Fausto Dionísio, “pois os valores e condições apresentadas continuam insuficientes tendo em conta as expectativas dos trabalhadores”.

A empresa, por sua vez, alega que reviu e melhorou a sua proposta inicial, de modo a garantir que o rendimento mensal de cada colaborador no AE19 se mantenha equivalente ao atual, com menos tempo de trabalho.

Mas apesar das ameaças de paralisação, o grupo Volkswagen poderá reforçar o investimento na fábrica de Palmela por causa do SUV T-Roc. “De modo a que as atuais restrições técnicas não sejam um obstáculo ao crescimento da fábrica, estamos já a analisar novos investimentos”, admite a administração.

Ao DN, fonte oficial da Autoeuropa disse apenas que os investimentos do último ano e meio nas áreas da carroçaria e da pintura, vão permitir novo aumento de produção.

O SITE-Sul, ainda assim, entende que a administração “deve continuar a trabalhar junto das entidades competentes para que sejam feitos investimentos na fábrica de Palmela, de maneira a aumentar a capacidade produtiva e cumprir ou superar os volumes de produção previstos, criar mais emprego e voltar a praticar horários menos penosos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. vale tudo, fazem 30 por uma linha , e o pessoal papa tudo !!!
    o capital , os lobies é que mandam !

    deviamos por isto a ferro e fogo …

RESPONDER

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …