/

Autoeuropa destrona Petrogal e volta a ser maior exportadora portuguesa

Mário Cruz / Lusa

Quatorze anos depois, a Autoeuropa destronou a Petrogal, tornando-se na maior exportadora portuguesa. A petrolífera, que detém as refinarias de Sines e de Matosinhos, liderava o ranking há dez anos.

Os números são avançados esta sexta-feira pelo Jornal de Negócios, que frisa que 2019 foi um ano recorde para a Autoeuropa. De acordo com números da empresa, foram produzidas 256.900 unidades, das quais 255.300 foram exportadas.

Com estes números, e segundo dados do INE cedidos ao Negócios, a fábrica de Palmela tornou-se na maior exportadora portuguesa, voltando ao pódio ao fim de 14 anos (a última vez tinha sido em 2005).

A Autoeuropa ultrapassou assim a Petrogal – empresa do universo Galp – que, durante os últimos dez anos, tinha ocupado sempre o primeiro lugar das empresas mais exportadoras. Em 2019, a petrolífera registou uma queda nas exportações até setembro.

A completar o pódio está a Navigator, que mantém a posição de 2018.

As 10 das maiores exportadoras foram responsáveis, no ano passado, por 22% das vendas ao exterior, num total de 13,2 mil milhões de euros.

O Negócios nota, contudo, que estes dados de exportações referem-se apenas a bens, sem incluir serviços, são preliminares e ainda podem ser revistos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.