/

Já se podem comprar auto-testes ao VIH nas farmácias. Mas não há empresas interessadas em vender

simcsea / Flickr

Já se pode comprar um teste para realizar o diagnóstico de detecção do VIH em casa – ou melhor, já deveria ser possível fazê-lo. O problema é que não existem auto-testes à venda nas farmácias portuguesas porque as empresas que os produzem não estão interessadas no mercado nacional.

O presidente da Associação Abraço, Gonçalo Lobo, explica ao Jornal de Notícias (JN) que há três empresas que comercializam estes dispositivos de auto-diagnóstico ao VIH, mas “não há nenhuma a patentear o seu auto-teste cá, porque Portugal não é um mercado atraente”.

O JN apurou que ainda nenhuma destas empresas, de nacionalidades inglesa, francesa e norte-americana, se registou no Infarmed para poder comercializar os seus auto-testes em Portugal.

“Até ao momento, não foi possível identificar qualquer registo na base do Infarmed a um auto-teste de VIH”, refere a Autoridade Nacional do Medicamento numa nota enviada ao JN.

A Direcção-Geral da Saúde divulgou oficialmente as normas que devem regular a comercialização destes auto-testes para diagnosticar o vírus da imunodeficiência humana (VIH). “Não há nada que impeça uma farmácia de fazer, já hoje, uma encomenda”, aponta no JN a directora do Programa Nacional para a Infecção VIH/SIDA, Isabel Adir.

Mas se a Lei foi “desbloqueada”, “agora tudo depende do mercado privado“, nota o presidente da Abraço.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.