Há autarcas que ainda não foram contactados para serem vacinados. Task force responsabiliza ARS

Há presidentes de Câmara Municipais que ainda não foram contactados para serem vacinados contra a covid-19. Task force responsável pelo plano de vacinação atribui as culpas às Administrações Regionais de Saúde (ARS).

A notícia foi avançada, na noite desta quinta-feira, pelo Observador. O jornal online conta que, mais de dois meses depois do despacho assinado pelo primeiro-ministro nos quais os presidentes das Câmaras Municipais constavam entre os prioritários na vacinação, há autarcas que ainda não foram contactados.

Questionada sobre esta situação, a task force garantiu que “indicou às diversas ARS que gerissem este processo, no âmbito das suas estruturas locais, e que procedessem à vacinação dos Presidentes de Câmaras Municipais, através dos respetivos ACeS [Agrupamento de Centros de Saúde]”.

“Neste momento todos os autarcas que aceitaram ser vacinados terão sido inoculados com, pelo menos, uma dose”, disse ainda ao jornal online.

No entanto, não é esta a realidade contada pelos autarcas. Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, e Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, são dois desses exemplos.

Mas, segundo o jornal digital, há também casos de presidentes de Câmara que recusaram a vacina contra a covid-19 porque não quiseram estar entre os prioritários, sobretudo depois das polémicas relativas a vacinação indevida.

Um desses casos é Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, que foi contactado há duas semanas e que, apesar dos seus 71 anos, disse ao Observador preferir esperar pela sua vez na chamada pela idade.

Carlos Carreiras, da Câmara de Cascais, também disse ter sido “sondado logo no início do processo de vacinação”, mas rejeitou ser vacinado “sem que a mãe e a sogra ou profissionais na linha da frente” o tivessem sido antes.

Alberto Mesquita, de Vila Franca de Xira, Alda Correia de Carvalho, de Castanheira de Pêra, Carlos Pinto Sá, de Évora, José Farinha Nunes, da Sertã, Gonçalo Lopes, de Leiria, e Luísa Salgueiro, de Matosinhos, também estão entre os que recusaram a vacinação prioritária.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Fatura da luz vai aumentar já no próximo mês

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou um aumento nos preços da luz para as cerca de 954 mil famílias que são abastecidas no mercado regulado. A revisão entra em vigor a 1 de julho …

Num dia "incrivelmente positivo", Biden lançou avisos a Putin e teve uma reunião "muito boa" com a Turquia

O presidente dos EUA, Joe Biden, considerou a cimeira da NATO, realizada esta segunda-feira em Bruxelas, um dia "incrivelmente positivo", naquela que foi a sua primeira deslocação internacional desde que tomou posse. Joe Biden destacou, durante …

Portugal enfrenta a Hungria à procura de retomar onde Éder nos deixou

A seleção portuguesa de futebol inicia hoje a defesa do título no Euro2020, com o objetivo de superar a Hungria, 'outsider' do Grupo F, em Budapeste, antes dos embates complicados frente às favoritas Alemanha e …

Duarte Cordeiro admite que Lisboa corre o risco de recuar no desconfinamento

O coordenador para a covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo revelou, esta segunda-feira, que o concelho de Lisboa "já está acima do limite" de 240 casos por 100 mil habitantes. "Estamos a sentir um nível …

"Um completo fracasso". Paulo Sousa criticado após derrota no arranque do Euro

O jornal polaco Przeglad Sportowi classificou de "completo fracasso" o trabalho de Paulo Sousa na derrota da Polónia frente à Eslováquia no arranque do Euro2020. A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou da pior …

Maior hospital do país falha 50 regras da DGS para prevenção da covid-19

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o maior do país, falha 50 regras da DGS para prevenção da covid-19, incluindo risco de contaminação nos cuidados intensivos. Uma fiscalização da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) ao …

Rui Pedro Braz é o novo diretor-geral do futebol do Benfica

O Benfica anunciou, esta segunda-feira, que antigo comentador televisivo vai assumir as funções de diretor-geral do futebol profissional do clube. "O Sport Lisboa e Benfica informa que Rui Pedro Braz assume o cargo de diretor-geral do …

Rapariga enterrada com pássaro na boca intriga arqueólogos

Arqueólogos estão a tentar resolver o mistério de uma rapariga que foi enterrada, numa caverna na Polónia, há cerca de 300 anos, com a cabeça de um pássaro na boca. Embora o esqueleto desta rapariga tenha …

"Sinto-me bem". Christian Eriksen agradece apoio dos adeptos

O futebolista Christian Eriksen enviou esta terça-feira do hospital a sua primeira mensagem pública depois de ter sofrido uma paragem cardíaca em campo num jogo do campeonato europeu de futebol, agradecendo aos fãs os "incríveis" …

Cotrim Figueiredo diz que "foi um excelente arraial". PCP diz que IL "mordeu a língua"

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, não acata as críticas feitas ao arraial do partido, que diz ter sido "excelente". Aliás, até já está a pensar no próximo. "Vou dizer aqui uma coisa …