/

Autarca mexicana assassinada horas depois de assumir o cargo

2

e-consulta.com

Gisela Mota, nova presidente da Câmara de Temixco

Gisela Mota, nova presidente da Câmara de Temixco

A presidente da Câmara Municipal de Temixco, município do estado de Morelos, no México, foi assassinada poucas horas após assumir o cargo, informaram as autoridades mexicanas.

A recém-eleita autarca, Gisela Mota, de 33 anos, foi assassinada a tiro por quatro homens, que a atacaram na manhã de sábado, em sua casa e à frente da família.

Os motivos para o crime ainda não são ainda conhecidos. As autoridades do México acreditam que grupos criminosos ligados ao narcotráfico sejam os responsáveis.

Eleita com o apoio de uma coligação de centro-esquerda, Gisela Mota tinha prometido “limpar” a cidade industrial dos problemas com organizações desse tipo.

De acordo com o jornal local Diário de Morelos, após o assassinato da autarca o comando de atacantes cruzou-se com uma patrulha da polícia local, contra a qual disparou vários tiros.

A patrulha iniciou então uma perseguição aos presumíveis assassinos, durante a qual dois dos atacantes foram mortos e os outros dois foram detidos.

Graco Ramírez, governador de Morelos, lamentou no seu Twitter o assassinato da “jovem e querida companheira” autarca, e garantiu que “com firmeza e legalidade não vamos refgressar ao antigamente. Não haverá impunidade”.

Gisela Mota tinha prestado juramento na passada sexta-feira como nova presidente da Câmara da cidade, situada a cerca de 100 km a sul da capital do país.

Filiada no PRD, o partido social-democrata do México, era desde 2013 deputada no Congresso mexicano eleita por Morelos.

ZAP

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.