Autarca mexicana assassinada horas depois de assumir o cargo

e-consulta.com

Gisela Mota, nova presidente da Câmara de Temixco

Gisela Mota, nova presidente da Câmara de Temixco

A presidente da Câmara Municipal de Temixco, município do estado de Morelos, no México, foi assassinada poucas horas após assumir o cargo, informaram as autoridades mexicanas.

A recém-eleita autarca, Gisela Mota, de 33 anos, foi assassinada a tiro por quatro homens, que a atacaram na manhã de sábado, em sua casa e à frente da família.

Os motivos para o crime ainda não são ainda conhecidos. As autoridades do México acreditam que grupos criminosos ligados ao narcotráfico sejam os responsáveis.

Eleita com o apoio de uma coligação de centro-esquerda, Gisela Mota tinha prometido “limpar” a cidade industrial dos problemas com organizações desse tipo.

De acordo com o jornal local Diário de Morelos, após o assassinato da autarca o comando de atacantes cruzou-se com uma patrulha da polícia local, contra a qual disparou vários tiros.

A patrulha iniciou então uma perseguição aos presumíveis assassinos, durante a qual dois dos atacantes foram mortos e os outros dois foram detidos.

Graco Ramírez, governador de Morelos, lamentou no seu Twitter o assassinato da “jovem e querida companheira” autarca, e garantiu que “com firmeza e legalidade não vamos refgressar ao antigamente. Não haverá impunidade”.

Gisela Mota tinha prestado juramento na passada sexta-feira como nova presidente da Câmara da cidade, situada a cerca de 100 km a sul da capital do país.

Filiada no PRD, o partido social-democrata do México, era desde 2013 deputada no Congresso mexicano eleita por Morelos.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Astrónomos mapeiam grãos de poeira interestelar na Via Láctea

Entre as estrelas da Via Láctea, grandes quantidades de pequenos grãos de poeira flutuam sem rumo. Apesar de formarem os blocos de construção de novas estrelas e planetas, ainda não se sabe quais os elementos …

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …