Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em “cidades da floresta”.

Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu como modelos exemplares de boa gestão florestal, com os quais os estados norte-americanos, como a Califórnia, a braços com violentos incêndios, deviam aprender.

“Podemos olhar para países, como a Áustria e outros. Eles vivem na floresta, são consideradas cidades da floresta. E não têm incêndios como este. E eles têm árvores muito mais explosivas”, disse Trump, durante uma declaração à estação televisiva Fox, na terça-feira passada.

A ministra da Agricultura da Áustria, Elisabeth Koestinger, decidiu responder a Trump, num artigo publicado esta quinta-feira no jornal britânico The Independent.

“Houve comentários sérios e humorísticos, nas redes sociais, sobre as árvores a explodir. (Trump) referiu, também, que vivemos em ‘cidades da floresta’, que nunca se incendeiam”, escreveu Koestinger. “Como austríacos, felizmente abençoados com um saudável sentido de humor, não ligamos muito a esses ‘clichés’“, disse a ministra.

“Contudo, a gravidade dos eventos atuais torna as palavras de Trump mais preocupantes – afinal, neste momento, milhares de pessoas lutam contra os incêndios florestais, vivendo situações de vida ou de morte”, explicou Koestinger.

“Na realidade, a Áustria é um país situado no coração da Europa, onde as pessoas não vivem na floresta, mas sim com a floresta e numa relação próxima e sustentável com o ambiente natural”, escreveu a ministra no artigo hoje divulgado.

Hannes Sallmutter / Wikimedia

A ministra da Agricultura da Áustria, Elisabeth Koestinger

“Para que fique claro: Não, não temos nenhuma árvore a explodir na Áustria“, enfatizou Koestinger, embora tenha confirmado a afirmação de Trump de que os austríacos “encontram uma maneira de dar às suas árvores o espaço de que precisam”.

“Isso não nos torna ‘povos da floresta’, mas mostra como é importante compreender o nosso meio ambiente e os nossos recursos naturais”, concluiu a ministra austríaca.

Há várias semanas que incêndios devastam a costa oeste dos Estados Unidos e são tão intensos que o fumo já alcançou a Europa. Mais de 17 mil bombeiros combatem as chamas desde meados de agosto, só na Califórnia. O estado mais afetado contou com cerca de 25 grandes ignições.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Enfim, criticar só por criticar. Afinal os austríacos vivem nas florestas ou em cidades da floresta? Por acaso os algarvios ficam ofendidos se lhes disserem que eles vivem em cidades das praias?? Ou será ofensivo dizer que os habitantes da Guarda vivem numa cidade da Serra? Se na Áustria existem muitas florestas qual é o problema em dizer que os austríacos vivem em cidades da floresta??!

RESPONDER

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …

Presidente recebeu dose de reforço da vacina contra a covid-19 juntamente com a da gripe

O Presidente da República recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, juntamente com a vacina da gripe. "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta tarde o reforço (ou terceira dose) …

PCP duvida do "golpe de asa" do Governo. BE estranha a sua "indisponibilidade"

O Partido Comunista anunciou, esta segunda-feira, que vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) na generalidade, juntando-se ao Bloco de Esquerda. "Não acredito em bruxas (...). Nunca faltámos à chamada e procurámos sempre …