/

Designers da Áustria projetam parque “amigo” do distanciamento social

Studio Precht

Um grupo de designers da Áustria projetou uma parque “amigo” do distanciamento social, visando responder aos desafios atuais – mas também futuros – da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19).

O projeto, batizado de “Parc de la Distance”, é o primeiro jardim público no mundo desenhado especialmente a pensar no distanciamento social, conta o Lonely Planet.

A ideia partiu de uma equipa do estúdio Studio Precht e visa responder à falta de espaços públicos que possam ser utilizados pela população em geral possa em tempos de pandemia, sem pôr em causa a sua saúde ou a dos outros.

O “Parc de la Distance” foi projetado como um labirinto circular e a sua forma foi inspirada numa impressão digital em representação do toque humano que o covid-19 fez diminuir.

“Tal como uma impressão digital, as linhas paralelas guiam os visitantes pela paisagem ondulada. Cada caminho tem um portão à entrada e à saída, que indica se está ocupado ou livre. Têm uma distância de 240 centímetros entre [cada trilho] e uma cerca de 90 centímetros a dividi-los”, explicou o designer Chris Precht.

“O passeio individual leva cerca de 20 minutos e oferece algo muito único nas zonas movimentadas e urbanas: um momento breve de solidão. Um isolamento temporário do público. Um momento para pensar, meditar ou apenas caminhar sozinho pela natureza”, explica Precht, dando conta que, apesar de separados, as pessoas conseguem ouvir os passos dos seus “vizinhos”, sentindo, de alguma forma, que estão acompanhados.

Não é ainda certo que este projeto se materialize.

Apesar de ter sido projetado a pensar na sua construção na cidade de Viena, os criadores acreditam que o projeto possa ser adaptado a outra localização.

ZAP //

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.