Austrália 1-0 Dinamarca | Socceroos saltam para os “oitavos”

Rolex dela Pena / EPA

Incrível. A Austrália está nos oitavos-de-final do Mundial de 2022, graças a uma vitória extraordinária, longe da maioria dos prognósticos, ante a habitualmente competitiva Dinamarca.

No outro jogo do Grupo D a Tunísia marcou, mas, quase em simultâneo, Mathew Leckie arrancou para marcar um grande golo, que atirou os Socceroos para o segundo lugar. Depois foi aguentar a pressão (anémica) dos dinamarqueses e confiar em Matthew Ryan.

Era ganhar ou ganhar para os dinamarqueses, que pegaram de imediato no jogo e dominaram toda a primeira parte, com muito mais posse de bola, ataques, remates (exceto enquadrados), mas com muitas dificuldades para abrirem a defesa dos australianos, que iam causando apuros no contra-ataque.

Os melhores ao descanso eram os dois guarda-redes, com vantagem para o australiano Matthew Ryan, com um GoalPoint Rating de 6.3 (apenas mais duas centésimas que Schmeichel), fruto de duas defesas e grande certeza no passe, com oito longos certos em 11 e seis passes progressivos.

Tanta posse, passe e ataque sem intensidade e ideias acabaram por pagar um preço alto. os dinamarqueses não atavam nem desatavam e a Austrália aproveitou para marcar numa transição rápida, com Mathew Leckie (60′) a arrancar e a rematar muito colocado para o 1-0, que colocava os Socceroos na fase seguinte.

Estranhamente, sendo conhecida a qualidade dinamarquesa, o jogo não mudou de carisma, com os nórdicos a mostrarem falta de ideias e frescura física. Resultado, a Austrália segue em frente, a Dinamarca regressa a casa.

Melhor em campo

Não há como esconder. A Dinamarca foi a equipa dominadora, mais rematadora, a que mais vezes entrou na área contrária, mas esbarrou na sua própria incompetência ofensiva e nas mãos de Matthew Ryan, curiosamente um guardião que joga na Dinamarca, ao serviço do København.

Uma pequena traição ao país que o acolheu e que lhe valeu um GoalPoint Rating final de 7.0, fruto de três defesas, todas a remates na sua área, e de oito passes longos certos em 13 e seis passes progressivos.

Destaques da Austrália

Mathew Leckie 6.7

O extremo é o novo herói australiano. À hora de jogo foi por ali fora e rematou rasteiro e colocado para o único golo do encontro, que apurou os Socceroos. Destaque também para seis duelos aéreos ofensivos ganhos em oito.

Harry Souttar 6.6

O central esteve intransponível. Além de nove alívios, ganhou seis de sete duelos aéreos defensivos.

Destaques da Dinamarca

Kasper Schmeichel 6.3

Os nórdicos precisavam de ganhar, mas o seu guarda-redes é que foi o melhor da equipa, com três defesas, duas a remates na sua área.

Mathias Jensen 6.2

O médio foi dos mais esclarecidos, terminando com dois passes para finalização e dois passes super progressivos.

Resumo do jogo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.