Patrões querem incentivos do Governo no OE 2020 para aumentar salários no privado

Miguel A. Lopes / Lusa

António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

Se o Governo quer que o setor privado aumente os salários dos trabalhadores nos moldes estabelecidos, tem de apresentar contrapartidas para as empresas já no OE 2020.

Na semana passada, o Governo acordou que se iria comprometer a que os aumentos salariais no setor privado ficassem acima da inflação e da produtividade. Agora, em entrevista ao Expresso, os líderes das confederações patronais reagiram, dizendo que só estão dispostos a aumentar os vencimentos dos trabalhadores se o Executivo der contrapartidas no Orçamento de Estado de 2020.

Os patrões exigem que o Governo de António Costa implemente medidas que favoreçam a competitividade das empresas, para que lhes seja possível aplicar os aumentos salariais desejados. Segundo as intenções do Governo, o aumento salarial seria acima de 2,7% em 2020 e mais do que 3,2% em 2023.

As exigências das empresas são partilhadas pelo presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, pelo presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes, pelo presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros e pelo presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa.

Algumas das medidas idealizadas passam por benefícios fiscais ao reinvestimento de lucros ou então uma descida das tributações autónomas, explica o Expresso. São também propostas mais verbas para a formação profissional ou a revisão das regras do Fundo de Compensação do Trabalho.

Sem ainda terem chegado a nenhum compromisso, o Governo tem apenas algumas intenções delineadas. Resta agora negociar com os líderes das confederações patronais para chegarem a um consenso que beneficie ambos. “Da parte das confederações patronais há toda a disponibilidade para chegar a acordo“, reforça António Saraiva.

A intenção é ver, pelo menos, ver esta medidas de incentivo às empresas refletidas no Orçamento de Estado do próximo ano. Eduardo Oliveira e Sousa recorda já um compromisso antigo de baixar o IRC para 17%, que apesar de não estar em debate, “não devia ser perdida de vista”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …