Patrões querem incentivos do Governo no OE 2020 para aumentar salários no privado

Miguel A. Lopes / Lusa

António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

Se o Governo quer que o setor privado aumente os salários dos trabalhadores nos moldes estabelecidos, tem de apresentar contrapartidas para as empresas já no OE 2020.

Na semana passada, o Governo acordou que se iria comprometer a que os aumentos salariais no setor privado ficassem acima da inflação e da produtividade. Agora, em entrevista ao Expresso, os líderes das confederações patronais reagiram, dizendo que só estão dispostos a aumentar os vencimentos dos trabalhadores se o Executivo der contrapartidas no Orçamento de Estado de 2020.

Os patrões exigem que o Governo de António Costa implemente medidas que favoreçam a competitividade das empresas, para que lhes seja possível aplicar os aumentos salariais desejados. Segundo as intenções do Governo, o aumento salarial seria acima de 2,7% em 2020 e mais do que 3,2% em 2023.

As exigências das empresas são partilhadas pelo presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, pelo presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes, pelo presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros e pelo presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa.

Algumas das medidas idealizadas passam por benefícios fiscais ao reinvestimento de lucros ou então uma descida das tributações autónomas, explica o Expresso. São também propostas mais verbas para a formação profissional ou a revisão das regras do Fundo de Compensação do Trabalho.

Sem ainda terem chegado a nenhum compromisso, o Governo tem apenas algumas intenções delineadas. Resta agora negociar com os líderes das confederações patronais para chegarem a um consenso que beneficie ambos. “Da parte das confederações patronais há toda a disponibilidade para chegar a acordo“, reforça António Saraiva.

A intenção é ver, pelo menos, ver esta medidas de incentivo às empresas refletidas no Orçamento de Estado do próximo ano. Eduardo Oliveira e Sousa recorda já um compromisso antigo de baixar o IRC para 17%, que apesar de não estar em debate, “não devia ser perdida de vista”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …