Aumento extra das pensões entra hoje em vigor. Medida abrange 2,3 milhões de pessoas

3

Paulo Cunha/Lusa

O diploma que define e regulamenta o pagamento extraordinário de 10 euros a pensionistas até 1.108 euros (2,5 vezes o valor do indexante dos apoios sociais) entra esta sexta-feira em vigor. Esta medida vai abranger 2,3 milhões de pensionistas, diz a ministra Ana Mendes Godinho.

​​​​​​Esta atualização extraordinária de 10 euros por pensionista, à qual é deduzida o valor da atualização anual das pensões verificado em 01 de janeiro de 2022, estava prevista no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), definindo o decreto regulamentar publicado em Diário da República (DR) as regras dessa atualização.

O diploma publicado na quinta-feira foi promulgado na terça-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, depois de ter sido aprovado em Conselho de Ministros em 30 de junho.

Ao ECO, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, indicou que a medida vai abranger 2,3 milhões de pensionistas, dos quais 2,1 milhões da Segurança Social e 240 mil da Caixa Geral de Aposentações (CGA). A mesma terá um custo de 100 milhões de euros ao Estado.

“Não conseguimos fazer isso antes porque tivemos o Orçamento chumbado. O Orçamento entrou em vigor há uma semana e cá estamos a cumprir aquilo que tinha sido também um objetivo, que é garantir, através desta atualização extraordinária, que se repõe alguns rendimentos das pensões até 1.108 euros”, disse a ministra.

“Para termos a noção, desde 2017, nas pensões mínimas mais baixas, nós tivemos aumentos até agora acumulados de 840 euros por pessoa, por ano. O que significa que é um valor acumulado significativo, com esta preocupação de também chegar a quem tem pensões mais baixas. E é um instrumento também determinante de combate à pobreza”, acrescentou Ana Mendes Godinho.

O pagamento da pensão extra, com retroativos a janeiro, coincide com o dia em que os pensionistas recebem na sua conta o subsídio de férias que também chegará acrescido do bónus de até 10 euros para pensões até 1.108 euros.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Dez euros é para combater a pobreza? Esta é para rir à gargalhada. Quer dizer que de dois milhões e quatrocentos mil pessoas no limiar da pobreza, a partir de agora vamos deixar de ter pobres! Até onde chega o ilusionismo destes hipócritas. Pobre país, não passamos disto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.