Atrasos da Justiça libertam Vale e Azevedo (que já tem ofertas de emprego)

Tiago Petinga / Lusa

Vale e Azevedo à saída da prisão da Carregueira, a 7 de Junho de 2016.

Vale e Azevedo à saída da prisão da Carregueira, a 7 de Junho de 2016.

A morosidade da Justiça portuguesa permitiu a libertação de Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, que, depois de cumprir 4 anos de prisão, no âmbito de processos de burla, foi ainda condenado a 10 anos por outros crimes. Mas o ex-advogado só pensa em voltar ao trabalho e já tem ofertas de emprego.

Vale e Azevedo saiu na terça-feira da prisão da Carregueira, depois de ter cumprido quatro anos de uma pena de onze anos e meio, no âmbito de condenações por burla e apropriação indevida de dinheiro nos processos Ovchinnikov/Euroárea, Dantas da Cunha e Ribafria.

Mas o ex-presidente encarnado foi ainda condenado a mais 10 anos de prisão por outros crimes, cometidos entre 1997 e 2000, nomeadamente por se ter apoderado de dinheiro das transferências de jogadores do Benfica.

Todavia, quando foi extraditado de Londres, para onde fugiu da Justiça portuguesa, os tribunais ingleses só deram o seu aval ao retorno do ex-advogado a Portugal “ao abrigo de um mandado de detenção europeu para cumprir os 11 anos e meio” da primeira pena, escreve o Correio da Manhã.

Entretanto, transitou em julgado a outra pena, de 10 anos, mas o Tribunal Criminal de Lisboa, onde o caso foi julgado, e a Procuradoria-Geral da República, não solicitaram a ampliação do mandado de detenção europeu, para dar cumprimento à sentença.

Esta quarta-feira, o Ministério Público anunciou que já pediu a ampliação da extradição de Vale e Azevedo relativa à condenação de 10 anos.

“O Ministério Público promoveu, logo que teve conhecimento do trânsito em julgado, a emissão de Mandado de Detenção Europeu, com pedido de ampliação da extradição”, respondeu à agência Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR), acrescentando que o juiz titular do processo já deferiu o pedido.

A condenação de 10 anos foi aplicada a Vale e Azevedo em 2013 por crimes nas transferências dos futebolistas ingleses Scott Minto e Gary Charles, do marroquino Tahar e do brasileiro Amaral.

A advogada de Vale e Azevedo, Luísa Cruz, considera, em declarações ao Diário de Notícias que, “muito possivelmente, ao chegar o pedido de ampliação [da extradição] poderá nem sequer ser aceite, porque já há uma prévia apreciação deste processo”.

A advogada também refere ao jornal que os tribunais britânicos criticaram a actuação da Justiça portuguesa, nomeadamente por causa dos prazos dos processos que envolvem Vale e Azevedo.

Luísa Cruz também refere que Vale e Azevedo, que foi condenado por burla qualificada, abuso de confiança e branqueamento de capitais, já tem propostas de trabalho.

“As empresas com quem ele trabalhava em termos de consultadoria mantêm o interesse nos seus serviços”, frisa ao DN.

Vale e Azevedo foi expulso da Ordem dos Advogados, mas ainda pode dar pareceres ou opiniões jurídicas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Só em Portugal é que um indivíduo desta “elevada estatura moral” tem empregabilidade. Já há pessoas que oela postura contrária estão desempregadas. Não encaixam no sitema!
    Mudem de país … os sinais estão todos aí. Aqui não dá mais… vira e revira e fica tudo na mesma e o pior é o “Sistema de Justiça”.
    (As últimas estatísticas confirmam. Existem muitos portugueses a sair de cá)

    • A culpa é da justiça inglesa que continua a “empatar” (e já da outra vez foi!) pois estiveram com tretas para não o entregar e, com isso, ainda lhe deram tempo para fazer algumas burlas nas “terras de sua majestade”!

    • Pois deve ir mesmo e desta vez vai ser o portador das tais malas secretas entre clubes amigos de que os dirigentes do Benfica levantaram o véu procurando bodes expiatórios mas que no final todos vemos quem ganha campeonatos sem necessidade de grandes esforços.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …