Ativistas despejam estrume na Casa Branca para protestar contra as metas de Biden

Ativistas climáticos despejaram estrume no exterior da Casa Branca, esta quinta-feira, para protestar contra as metas anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos na Cimeira de Líderes sobre o Clima, considerando que são insuficientes.

De acordo com a revista Newsweek, a iniciativa foi organizada, no dia anterior, pelo grupo Extinction Rebellion Washington D.C., como forma de protesto contra a abordagem do Presidente democrata à crise climática.

“Temos outro Presidente que não entende a ciência. A meta anunciada por Joe Biden está muito abaixo daquilo que a ciência diz que precisamos de fazer para evitar alterações climáticas catastróficas”, escreveu o grupo na sua conta do Twitter, acrescentando: “2030 é apenas mais um golpe do tipo ‘fora do meu mandato'”.



Esta quinta-feira, dia em que se celebrou o Dia da Terra, o Presidente dos Estados Unidos, que organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima em formato virtual, comprometeu-se a reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa do país até ao fim da década e indicou ainda que os EUA querem chegar a 2050 com emissões carbónicas neutras.

“Biden está a colocar esta crise nas mãos das gerações futuras (…). Se se importasse realmente, estabeleceria metas que expiram enquanto ainda estiver no cargo. Não podemos continuar à espera, precisamos de mudança agora”, disse o grupo, em comunicado, citado pela revista norte-americana.

O Extinction Rebellion é um movimento global que se compromete a usar a desobediência civil não violenta para promover ações governamentais sobre a luta climática.

No dia em que Biden assumiu estes compromissos, a ativista Greta Thunberg também esteve num painel da Câmara dos Representantes, onde disse que, se estes países quiserem cumprir as suas promessas, têm de “acabar com os subsídios aos combustíveis fósseis”.

Recorde-se que o democrata voltou a pôr os Estados Unidos no Acordo de Paris para conter o aquecimento global até ao fim do século, depois de o seu antecessor, Donald Trump, ter retirado o país desse compromisso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …

OE2021. Financiamento do Estado até meio do ano em linha com o previsto

O financiamento das Administrações Públicas (AP) até meio do ano está em linha com o projetado no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), de acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). "Face …

24 horas depois, GP da Hungria não tem classificação fechada — mas Hamilton volta a liderar

Na primeira curva da primeira volta do Grande Prémio da Hungria, cinco carros foram afastados da corrida depois de Valtteri Bottas ter colidido com Lando Norris e ter desencadeado um acidente que acabou por afetar …

Baseball e softball de volta. Como são decididas as modalidades Olímpicas?

A liderança do Comité Olímpico apresenta propostas que têm em conta 35 critérios e que são depois votadas por todos os membros. A influência das cidades organizadoras também se faz sentir. Skate, surf, escalada ou karaté …

12 apurados para uma Taça da Liga diferente

Neste domingo ficou fechada a lista das formações que vão estar na fase de grupos de uma Taça da Liga distinta das anteriores. Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, o futebol nacional foi preenchido (além da Supertaça conquistada …