Atirador do Texas esteve na Força Aérea e já tinha sido preso por violência doméstica

(dr)

Devin Patrick Kelley, o autor do tiroteio que matou 26 pessoas no Texas

Um homem matou a tiro 26 pessoas e feriu outras dezenas, este domingo, numa igreja batista do estado norte-americano do Texas, tendo sido depois abatido.

Devin Patrick Kelley, de 26 anos, entrou esta tarde a disparar sobre os fiéis de uma igreja no condado de Wilson, no Texas, provocando pelo menos 26 mortos e 24 feridos. Depois do massacre, o atirador pôs-se em fuga de carro, tendo morrido na perseguição policial que se seguiu.

“Quando saiu da igreja, um residente local, que testemunhou o momento, disparou sobre o atirador, que, atingido, deixou cair a arma e fugiu. Foi então perseguido pelo civil que o tinha atingido e por outro residente local, tendo sido encontrado morto dentro do veículo”, descreveu Freeman Martin, diretor regional de Saúde Pública do Texas.

O ataque a tiro ocorreu na First Baptist Church, em Sutherland Springs, 45 quilómetros a sudeste de San Antonio, perto das 11h30 (17h30 em Lisboa).

Martin informou ainda que 23 das vítimas foram encontradas mortas dentro do edifício, duas outras no exterior e uma pessoa foi levada pelos serviços médicos, mas acabou por sucumbir. Martin também disse que as vítimas mortais tinham entre os 5 e os 72 anos.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta segunda-feira que o tiroteio não evidencia problemas relacionados com o acesso a armas de fogo, mas sim porque o autor do ataque tinha problemas mentais.

A saúde mental é o problema aqui. (…) Não se trata de uma questão ligada às armas”, declarou numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em Tóquio.

“Os nossos corações estão partidos. Unimo-nos, damos as mãos (…) e, apesar das lágrimas e da tristeza, mantemo-nos fortes”, tinha já dito Trump, na capital japonesa, onde se encontra em viagem oficial. “Este ato diabólico ocorreu quando as vítimas e as suas famílias estavam num local sagrado”, sublinhou o chefe de Estado.

Um responsável norte-americano que falou à agência Associated Press sob anonimato disse que Kelley não parece ter ligações a grupos de terrorismo organizado. As autoridades estão a analisar as mensagens do atacante nas redes sociais, incluindo uma em que aparece com uma espingarda de assalto semi-automática AR15.

Kelley serviu a Força Aérea norte-americana mas, em 2012, foi dispensado por ter sido levado a tribunal marcial por um caso de violência doméstica, onde foi condenado a um ano de prisão. Depois de ter sido exonerado por má conduta, foi professor de estudos bíblicos na Kingsville First Baptist Church, também no Texas.

O governador Greg Abbott disse que este foi o pior massacre resultante de um ataque a tiro na história do estado do Texas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ” Donald Trump, afirmou esta segunda-feira que o tiroteio não evidencia problemas relacionados com o acesso a armas de fogo, mas sim porque o autor do ataque tinha problemas mentais. ” Este homem é um génio!

    • O pior é que houve mesmo “problemas relacionados com o acesso a armas de fogo”!!!
      A Força Aérea americana “esqueceu-se” de meter o nome dele numa base de dados que o impossibilitava de comprar armas (senão todas, pelo menos a semi-automática que usou na matança)!
      Portanto, o palerma do Trump, mais uma vez, a abrir a boca e a sair asneira!!

RESPONDER

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …