Atirador do Texas esteve na Força Aérea e já tinha sido preso por violência doméstica

(dr)

Devin Patrick Kelley, o autor do tiroteio que matou 26 pessoas no Texas

Um homem matou a tiro 26 pessoas e feriu outras dezenas, este domingo, numa igreja batista do estado norte-americano do Texas, tendo sido depois abatido.

Devin Patrick Kelley, de 26 anos, entrou esta tarde a disparar sobre os fiéis de uma igreja no condado de Wilson, no Texas, provocando pelo menos 26 mortos e 24 feridos. Depois do massacre, o atirador pôs-se em fuga de carro, tendo morrido na perseguição policial que se seguiu.

“Quando saiu da igreja, um residente local, que testemunhou o momento, disparou sobre o atirador, que, atingido, deixou cair a arma e fugiu. Foi então perseguido pelo civil que o tinha atingido e por outro residente local, tendo sido encontrado morto dentro do veículo”, descreveu Freeman Martin, diretor regional de Saúde Pública do Texas.

O ataque a tiro ocorreu na First Baptist Church, em Sutherland Springs, 45 quilómetros a sudeste de San Antonio, perto das 11h30 (17h30 em Lisboa).

Martin informou ainda que 23 das vítimas foram encontradas mortas dentro do edifício, duas outras no exterior e uma pessoa foi levada pelos serviços médicos, mas acabou por sucumbir. Martin também disse que as vítimas mortais tinham entre os 5 e os 72 anos.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta segunda-feira que o tiroteio não evidencia problemas relacionados com o acesso a armas de fogo, mas sim porque o autor do ataque tinha problemas mentais.

A saúde mental é o problema aqui. (…) Não se trata de uma questão ligada às armas”, declarou numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em Tóquio.

“Os nossos corações estão partidos. Unimo-nos, damos as mãos (…) e, apesar das lágrimas e da tristeza, mantemo-nos fortes”, tinha já dito Trump, na capital japonesa, onde se encontra em viagem oficial. “Este ato diabólico ocorreu quando as vítimas e as suas famílias estavam num local sagrado”, sublinhou o chefe de Estado.

Um responsável norte-americano que falou à agência Associated Press sob anonimato disse que Kelley não parece ter ligações a grupos de terrorismo organizado. As autoridades estão a analisar as mensagens do atacante nas redes sociais, incluindo uma em que aparece com uma espingarda de assalto semi-automática AR15.

Kelley serviu a Força Aérea norte-americana mas, em 2012, foi dispensado por ter sido levado a tribunal marcial por um caso de violência doméstica, onde foi condenado a um ano de prisão. Depois de ter sido exonerado por má conduta, foi professor de estudos bíblicos na Kingsville First Baptist Church, também no Texas.

O governador Greg Abbott disse que este foi o pior massacre resultante de um ataque a tiro na história do estado do Texas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ” Donald Trump, afirmou esta segunda-feira que o tiroteio não evidencia problemas relacionados com o acesso a armas de fogo, mas sim porque o autor do ataque tinha problemas mentais. ” Este homem é um génio!

    • O pior é que houve mesmo “problemas relacionados com o acesso a armas de fogo”!!!
      A Força Aérea americana “esqueceu-se” de meter o nome dele numa base de dados que o impossibilitava de comprar armas (senão todas, pelo menos a semi-automática que usou na matança)!
      Portanto, o palerma do Trump, mais uma vez, a abrir a boca e a sair asneira!!

RESPONDER

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …