Pelo menos 27 mortos em tiroteio em igreja no Texas

Pelo menos 27 pessoas foram hoje mortas a tiro e dezenas ficaram feridas numa igreja batista do estado norte-americano do Texas, por um homem que foi depois abatido, indicaram a polícia local e outras autoridades.

Um homem entrou esta tarde a disparar sobre os fiéis de uma igreja no condado de Wilson, no Texas, Estados Unidos, provocando pelo menos 27 mortos. Após o ataque, o atirador colocou-se em fuga de carro, tendo morrido na perseguição policial que se seguiu. Não se sabe se foi abatido pelas autoridades ou se cometeu suicídio.

O ataque ocorreu numa igreja batista em Sutherland Springs, a 45 quilómetros a sudeste de San Antonio, para onde as autoridades destacaram um forte dispositivo policial, que inclui a presença de agentes do FBI.

Segundo o jornal local Wilson County News, o xerife Joe Tackitt, do condado de Wilson, disse que o atirador foi morto, mas não foi imediatamente identificado, e não se sabe quantas pessoas foram mortas e feridas. Na igreja encontravam-se cerca de 50 pessoas.

Um agente da polícia disse à Fox News que já não há uma “ameaça ativa” na igreja, onde à hora do ataque decorria uma missa. Uma testemunha disse à KSAT12 que, pelas 11:30 locais (17:30 de Lisboa), um homem armado entrou na igreja e abriu fogo sobre os fiéis que se encontravam no interior do edifício.

Outra testemunha, um funcionário de uma bomba de gasolina próxima do templo batista, relatou à estação CNN que ouviu cerca de 20 tiros “em rápida sucessão enquanto se realizava um serviço religioso”.

O presidente Donald Trump, que se encontra no Japão em visita oficial, reagiu à notícia do tiroteio com um comentário no seu perfil no Twitter, no qual pede a companhia de Deus para as pessoas de Sutherland Springs e diz que “o FBI e as autoridades de segurança estão no local”. “Estou a acompanhar a situação a partir do Japão”, diz Trump no seu post.

Sutherland Springs é uma localidade com cerca de 400 habitantes, a cerca de 48 quilómtetros da cidade de Santo António, informa a agência Associated Press.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …