Aterosclerose. Dormir menos de seis horas faz (mesmo) mal ao coração

Dormir menos de seis horas faz mal à saúde e isso não é propriamente novidade. Um estudo recente concluiu que dormir pouco, ou mal, contribui para a formação de placas não apenas nas artérias, mas nas veias do corpo todo.

As noites curtas de sono, ou as mal dormidas, estão relacionadas com o surgimento de placas nas artérias que dão origem a doenças cardiovasculares. No entanto, um estudo publicado recentemente na American College of Cardiology, mostra pela primeira vez que este efeito não é exclusivo das artérias.

Segundo os cientistas, o efeito abrange não só as artérias como também a rede das veias por todo o corpo, aumentando o risco de doenças circulatórias, acidentes vasculares cerebrais, problemas digestivos e doenças cardiovasculares.

“Este é o primeiro estudo que mostra objetivamente que o tempo de sono está associado à aterosclerose [espessamento interno das veias devido à formação de placas] em todo o corpo”, afirmou o coordenador da investigação, José Ordovás, da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos.

Segundo o Diário de Notícias, o estudo analisou cerca de quatro mil pessoas, com uma média de idades de 46 anos e sem qualquer historial de doenças cardíacas.

Os investigadores deram aos participantes um dispositivo que registava a qualidade do sono e, durante uma semana, mediram o número de horas que dormiam em cada noite, o número de vezes que acordavam e as mudanças entre as várias fases do sono

Depois de analisarem todos estes dados, os cientistas dividiram os participantes em quatro grupos, de acordo com a duração do seu período de sono – menos de seis horas; sete a oito horas e mais de oito horas – e todos realizaram ecografias ao coração e tomografias computorizadas no início e no fim do estudo, para efeitos de comparação.

Com todos estes dados obtidos e analisados, a equipa de investigadores reuniu condições para concluir que os participantes que dormiam menos de seis horas por noite tinham um risco 27% maior de desenvolver aterosclerose nas veias por todo o corpo, comparativamente aos que dormiam oito horas por noite.

A lista gigantesca de danos generalizados na saúde provocados pelo dormir pouco ou mal faz com que os motivos sejam suficientes para prestarmos atenção a esta questão. Agora, o novo estudo vem acrescentar mais um.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …