Aterosclerose. Dormir menos de seis horas faz (mesmo) mal ao coração

Dormir menos de seis horas faz mal à saúde e isso não é propriamente novidade. Um estudo recente concluiu que dormir pouco, ou mal, contribui para a formação de placas não apenas nas artérias, mas nas veias do corpo todo.

As noites curtas de sono, ou as mal dormidas, estão relacionadas com o surgimento de placas nas artérias que dão origem a doenças cardiovasculares. No entanto, um estudo publicado recentemente na American College of Cardiology, mostra pela primeira vez que este efeito não é exclusivo das artérias.

Segundo os cientistas, o efeito abrange não só as artérias como também a rede das veias por todo o corpo, aumentando o risco de doenças circulatórias, acidentes vasculares cerebrais, problemas digestivos e doenças cardiovasculares.

“Este é o primeiro estudo que mostra objetivamente que o tempo de sono está associado à aterosclerose [espessamento interno das veias devido à formação de placas] em todo o corpo”, afirmou o coordenador da investigação, José Ordovás, da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos.

Segundo o Diário de Notícias, o estudo analisou cerca de quatro mil pessoas, com uma média de idades de 46 anos e sem qualquer historial de doenças cardíacas.

Os investigadores deram aos participantes um dispositivo que registava a qualidade do sono e, durante uma semana, mediram o número de horas que dormiam em cada noite, o número de vezes que acordavam e as mudanças entre as várias fases do sono

Depois de analisarem todos estes dados, os cientistas dividiram os participantes em quatro grupos, de acordo com a duração do seu período de sono – menos de seis horas; sete a oito horas e mais de oito horas – e todos realizaram ecografias ao coração e tomografias computorizadas no início e no fim do estudo, para efeitos de comparação.

Com todos estes dados obtidos e analisados, a equipa de investigadores reuniu condições para concluir que os participantes que dormiam menos de seis horas por noite tinham um risco 27% maior de desenvolver aterosclerose nas veias por todo o corpo, comparativamente aos que dormiam oito horas por noite.

A lista gigantesca de danos generalizados na saúde provocados pelo dormir pouco ou mal faz com que os motivos sejam suficientes para prestarmos atenção a esta questão. Agora, o novo estudo vem acrescentar mais um.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pedro Alves escolhido para a presidência executiva do Banco Montepio

Pedro Gouveia Alves, atual presidente do Montepio Crédito, foi escolhido para novo CEO do Banco Montepio. O nome reuniu o consenso de Carlos Tavares e de Tomás Correia. O Banco Montepio escolheu Pedro Alves como novo …

Tancos. Sindicato dos procuradores sugere que ordem para não inquirir Costa e Marcelo é ilegal

O Sindicato dos procuradores sugere que a ordem do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que travou a inquirição de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa, como testemunhas no …

Guardas prisionais voltam à greve pela quinta vez desde setembro

Esta será a quinta greve dos guardas prisionais, convocada pelo SNCGP, desde setembro. O presidente do sindicato diz que, caso se mantenha o silêncio do Governo, vão ser marcadas mais paralisações para dezembro. Os guardas prisionais …

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …