Aterosclerose. Dormir menos de seis horas faz (mesmo) mal ao coração

Dormir menos de seis horas faz mal à saúde e isso não é propriamente novidade. Um estudo recente concluiu que dormir pouco, ou mal, contribui para a formação de placas não apenas nas artérias, mas nas veias do corpo todo.

As noites curtas de sono, ou as mal dormidas, estão relacionadas com o surgimento de placas nas artérias que dão origem a doenças cardiovasculares. No entanto, um estudo publicado recentemente na American College of Cardiology, mostra pela primeira vez que este efeito não é exclusivo das artérias.

Segundo os cientistas, o efeito abrange não só as artérias como também a rede das veias por todo o corpo, aumentando o risco de doenças circulatórias, acidentes vasculares cerebrais, problemas digestivos e doenças cardiovasculares.

“Este é o primeiro estudo que mostra objetivamente que o tempo de sono está associado à aterosclerose [espessamento interno das veias devido à formação de placas] em todo o corpo”, afirmou o coordenador da investigação, José Ordovás, da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos.

Segundo o Diário de Notícias, o estudo analisou cerca de quatro mil pessoas, com uma média de idades de 46 anos e sem qualquer historial de doenças cardíacas.

Os investigadores deram aos participantes um dispositivo que registava a qualidade do sono e, durante uma semana, mediram o número de horas que dormiam em cada noite, o número de vezes que acordavam e as mudanças entre as várias fases do sono

Depois de analisarem todos estes dados, os cientistas dividiram os participantes em quatro grupos, de acordo com a duração do seu período de sono – menos de seis horas; sete a oito horas e mais de oito horas – e todos realizaram ecografias ao coração e tomografias computorizadas no início e no fim do estudo, para efeitos de comparação.

Com todos estes dados obtidos e analisados, a equipa de investigadores reuniu condições para concluir que os participantes que dormiam menos de seis horas por noite tinham um risco 27% maior de desenvolver aterosclerose nas veias por todo o corpo, comparativamente aos que dormiam oito horas por noite.

A lista gigantesca de danos generalizados na saúde provocados pelo dormir pouco ou mal faz com que os motivos sejam suficientes para prestarmos atenção a esta questão. Agora, o novo estudo vem acrescentar mais um.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …