/

Aterosclerose. Dormir menos de seis horas faz (mesmo) mal ao coração

1

Dormir menos de seis horas faz mal à saúde e isso não é propriamente novidade. Um estudo recente concluiu que dormir pouco, ou mal, contribui para a formação de placas não apenas nas artérias, mas nas veias do corpo todo.

As noites curtas de sono, ou as mal dormidas, estão relacionadas com o surgimento de placas nas artérias que dão origem a doenças cardiovasculares. No entanto, um estudo publicado recentemente na American College of Cardiology, mostra pela primeira vez que este efeito não é exclusivo das artérias.

Segundo os cientistas, o efeito abrange não só as artérias como também a rede das veias por todo o corpo, aumentando o risco de doenças circulatórias, acidentes vasculares cerebrais, problemas digestivos e doenças cardiovasculares.

“Este é o primeiro estudo que mostra objetivamente que o tempo de sono está associado à aterosclerose [espessamento interno das veias devido à formação de placas] em todo o corpo”, afirmou o coordenador da investigação, José Ordovás, da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos.

Segundo o Diário de Notícias, o estudo analisou cerca de quatro mil pessoas, com uma média de idades de 46 anos e sem qualquer historial de doenças cardíacas.

Os investigadores deram aos participantes um dispositivo que registava a qualidade do sono e, durante uma semana, mediram o número de horas que dormiam em cada noite, o número de vezes que acordavam e as mudanças entre as várias fases do sono

Depois de analisarem todos estes dados, os cientistas dividiram os participantes em quatro grupos, de acordo com a duração do seu período de sono – menos de seis horas; sete a oito horas e mais de oito horas – e todos realizaram ecografias ao coração e tomografias computorizadas no início e no fim do estudo, para efeitos de comparação.

Com todos estes dados obtidos e analisados, a equipa de investigadores reuniu condições para concluir que os participantes que dormiam menos de seis horas por noite tinham um risco 27% maior de desenvolver aterosclerose nas veias por todo o corpo, comparativamente aos que dormiam oito horas por noite.

A lista gigantesca de danos generalizados na saúde provocados pelo dormir pouco ou mal faz com que os motivos sejam suficientes para prestarmos atenção a esta questão. Agora, o novo estudo vem acrescentar mais um.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.