Atendimento digital vai ser realidade em Trás-os-Montes

Joel Bombardier / Flickr

foto: Joel Bombardier / Flickr

foto: Joel Bombardier / Flickr

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Trás-os-Montes afirmou hoje que os autarcas da região estão dispostos a aceitar a criação de espaços de atendimento digital desde que isso não contribua para o encerramento de mais serviços públicos.

Segundo Américo Pereira, o secretário de Estado da Modernização Administrativa reuniu-se recentemente com os nove presidentes dos municípios da CIM de Trás-os-Montes para lhes propor um novo modelo de atendimento aos cidadãos que o Governo pretende implementar por todo o país.

De acordo ainda com o presidente da CIM, que é também autarca de Vinhais, eleito pelo PS, a proposta consiste na criação do chamado “Espaço do Cidadão” com atendimento público através do conceito de atendimento digital assistido.

Trata-se de um projeto que visa criar um espaço físico, em parceria com as câmaras municipais, instalando ‘software’ e dando formação a dois funcionários para que os cidadãos possam ter acesso a toda a informação dos serviços do Estado, através de um assistente.

A ideia é apresentada como pretendendo “alargar a oferta do Estado e aproximá-la das pessoas em tempo real”.

“Penso que, dentro daquilo que foi a opinião manifestada por todos os autarcas da CIM, todos estaremos dispostos a aceitar uma medida destas”, afirmou o presidente da comunidade intermunicipal composta pelos municípios de Vinhais, Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor e Vimioso.

No entanto, os autarcas “têm uma reserva que é: até que ponto uma medida desta natureza poderá contribuir, ou não, para aquilo que tem sido esta cruzada de encerramento de serviços no Nordeste Transmontano”.

Para já, Américo Pereira, que tem sido um dos autarcas da região mais contestatários das políticas de encerramento de serviços públicos, está convencido de que “não será essa a intenção” do Governo.

“Desta vez, quero crer que não é isso que está por trás. Da maneira como o serviço é apresentado, não nos parece que, só por si, seja potenciador desse perigo, o que não quer dizer que no futuro esse e outros motivos não venham a estar na base do encerramento de mais algum serviço. Mas, só por si, neste momento, não me parece”, declarou à Lusa.

Segundo disse, este novo espaço é “mais informativo do que propriamente para prestação de serviços”, porém permitirá aos cidadãos executar ali “pequenos serviços como a renovação da carta de condução”.

Para o presidente da CIM Trás-os-Montes, “o fundamental é disponibilizar a informação que hoje existe e que as pessoas não conseguem colher porque não têm os conhecimentos necessários, nem sabem lidar com os meios informáticos”.

“Por isso tem que haver um assistente que nos ajude”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …