/

Até um saboroso gelado já se pode imprimir em 3D

3dprint.com

O gelado impresso a 3D

O gelado impresso a 3D

E se pudesse imprimir, em casa e a 3D, gelados das mais diversas formas? É certamente o sonho de miúdos e graúdos, e já é possível. Tudo devido a uma equipa de estudantes do MIT, que desenvolveu uma máquina 3D que imprime gelados em 15 minutos.

Kyle Hounsell, Kristine Bunker e David Donghyun Kim, do Massachussets Insitute of Technology (MIT), criaram um equipamento com capacidade de produzir gelados 3D, o que permite que tenham a forma que cada um desejar.

3ders.org

Kyle Hounsell e Kristine Bunker

Kyle Hounsell e Kristine Bunker

“Para começar, é necessário imprimir num ambiente refrigerado para que o gelado mantenha a sua forma depois de impresso”, referiram os criadores do projecto ao 3Ders.

Para manter o gelado no mesmo sítio, na forma pretendida, enquanto sai do bocal da impressora 3D, os estudantes construíram um sistema de refrigeração com azoto líquido.

Além disso, o arrefecimento instantâneo impede que o gelado derreta à medida que as diversas camadas vão sendo impressas.

“O motivo que nos levou a avançar com este projecto foi o potencial interesse para as crianças”, revelou a equipa do MIT. “Imaginamos esta tecnologia a ser comercializada em gelatarias, onde os clientes podem encomendar um delicioso gelado, esperar 15 minutos e ver a forma que eles escolheram ser criada”, acrescentam.

“É claro que, no final, e o mais importante, é aproveitar o gelado depois da impressão bem sucedida”.

 

Para já, não se sabe se o inovador equipamento vai chegar ao mercado. Os estudantes estimam que, para tal, será necessário fazer algumas alterações ao equipamento.

Até lá, ficamos a imaginar as possíveis formas – e sabores – para o nosso gelado favorito.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.