“Preparem-se para uma grande surpresa”. Ataques informáticos em Israel mostram Telavive destruída

Abed Al Hashlamoun / EPA

Um ataque informático coordenado atingiu esta quinta-feira numerosos sites em Israel que viram as suas páginas iniciais substituídas por outras com mensagens ameaçadoras e imagens de Telavive “a ferro e fogo”.

Segundo media israelitas, mais de 1.000 sites de grandes empresas, municípios e até organizações não-governamentais foram pirateados e as suas páginas iniciais mostravam a mensagem em hebreu: “a contagem decrescente para a destruição de Israel começou há muito tempo”.

Aparecia também um link para um vídeo produzido por computador mostrando Telavive e outras cidades israelitas bombardeadas e a mensagem “preparem-se para uma grande surpresa”. Assinado: “hackers of the Saviors (piratas dos Salvadores)”.

A diretoria nacional da cibersegurança declarou num comunicado que “apenas empresas privadas foram afetadas superficialmente” e apelou à população para não clicar nos links. Precisou que este ataque acontece “todos os anos na mesma data” e está “ligado ao Dia de Jerusalém”, que o Irão assinala na sexta-feira.

O “Dia de Jerusalém” tem significados completamente diferentes para Israel e para o Irão. O Estado hebreu celebra a sua ocupação da parte oriental da cidade em 1967, enquanto a República Islâmica manifesta o seu apoio aos palestinianos que se opõem à anexação de Jerusalém Leste e ao projeto sionista em geral.

“Vamos apoiar e dar assistência a qualquer nação ou grupo que se oponha e combata o regime sionista e não hesitamos em dizê-lo”, disse na rede social Twitter na quarta-feira à noite o líder supremo iraniano, o ayatollah Ali Khamenei, apelando à defesa dos “combates” dos palestinianos.

Acusando Israel de “terrorismo de Estado”, Khamenei afirmou que a “natureza do regime sionista é incompatível com a paz, pois os sionistas procuram aumentar o seu território e certamente não se vão limitar ao que já ocupam”. “Eliminar o regime sionista não quer dizer eliminar os judeus”, disse ainda, classificando os sionistas de “cancro” e apelando à expulsão de “bandidos como Netanyahu”.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, respondeu na noite de quarta-feira para hoje, declarando que o ayatollah Khamenei “devia saber que qualquer regime que ameace Israel de extermínio enfrentará o mesmo risco”.

// Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …