“Preparem-se para uma grande surpresa”. Ataques informáticos em Israel mostram Telavive destruída

Abed Al Hashlamoun / EPA

Um ataque informático coordenado atingiu esta quinta-feira numerosos sites em Israel que viram as suas páginas iniciais substituídas por outras com mensagens ameaçadoras e imagens de Telavive “a ferro e fogo”.

Segundo media israelitas, mais de 1.000 sites de grandes empresas, municípios e até organizações não-governamentais foram pirateados e as suas páginas iniciais mostravam a mensagem em hebreu: “a contagem decrescente para a destruição de Israel começou há muito tempo”.

Aparecia também um link para um vídeo produzido por computador mostrando Telavive e outras cidades israelitas bombardeadas e a mensagem “preparem-se para uma grande surpresa”. Assinado: “hackers of the Saviors (piratas dos Salvadores)”.



A diretoria nacional da cibersegurança declarou num comunicado que “apenas empresas privadas foram afetadas superficialmente” e apelou à população para não clicar nos links. Precisou que este ataque acontece “todos os anos na mesma data” e está “ligado ao Dia de Jerusalém”, que o Irão assinala na sexta-feira.

O “Dia de Jerusalém” tem significados completamente diferentes para Israel e para o Irão. O Estado hebreu celebra a sua ocupação da parte oriental da cidade em 1967, enquanto a República Islâmica manifesta o seu apoio aos palestinianos que se opõem à anexação de Jerusalém Leste e ao projeto sionista em geral.

“Vamos apoiar e dar assistência a qualquer nação ou grupo que se oponha e combata o regime sionista e não hesitamos em dizê-lo”, disse na rede social Twitter na quarta-feira à noite o líder supremo iraniano, o ayatollah Ali Khamenei, apelando à defesa dos “combates” dos palestinianos.

Acusando Israel de “terrorismo de Estado”, Khamenei afirmou que a “natureza do regime sionista é incompatível com a paz, pois os sionistas procuram aumentar o seu território e certamente não se vão limitar ao que já ocupam”. “Eliminar o regime sionista não quer dizer eliminar os judeus”, disse ainda, classificando os sionistas de “cancro” e apelando à expulsão de “bandidos como Netanyahu”.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, respondeu na noite de quarta-feira para hoje, declarando que o ayatollah Khamenei “devia saber que qualquer regime que ameace Israel de extermínio enfrentará o mesmo risco”.

Lusa // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …