/

“Preparem-se para uma grande surpresa”. Ataques informáticos em Israel mostram Telavive destruída

Abed Al Hashlamoun / EPA

Um ataque informático coordenado atingiu esta quinta-feira numerosos sites em Israel que viram as suas páginas iniciais substituídas por outras com mensagens ameaçadoras e imagens de Telavive “a ferro e fogo”.

Segundo media israelitas, mais de 1.000 sites de grandes empresas, municípios e até organizações não-governamentais foram pirateados e as suas páginas iniciais mostravam a mensagem em hebreu: “a contagem decrescente para a destruição de Israel começou há muito tempo”.

Aparecia também um link para um vídeo produzido por computador mostrando Telavive e outras cidades israelitas bombardeadas e a mensagem “preparem-se para uma grande surpresa”. Assinado: “hackers of the Saviors (piratas dos Salvadores)”.

A diretoria nacional da cibersegurança declarou num comunicado que “apenas empresas privadas foram afetadas superficialmente” e apelou à população para não clicar nos links. Precisou que este ataque acontece “todos os anos na mesma data” e está “ligado ao Dia de Jerusalém”, que o Irão assinala na sexta-feira.

O “Dia de Jerusalém” tem significados completamente diferentes para Israel e para o Irão. O Estado hebreu celebra a sua ocupação da parte oriental da cidade em 1967, enquanto a República Islâmica manifesta o seu apoio aos palestinianos que se opõem à anexação de Jerusalém Leste e ao projeto sionista em geral.

“Vamos apoiar e dar assistência a qualquer nação ou grupo que se oponha e combata o regime sionista e não hesitamos em dizê-lo”, disse na rede social Twitter na quarta-feira à noite o líder supremo iraniano, o ayatollah Ali Khamenei, apelando à defesa dos “combates” dos palestinianos.

Acusando Israel de “terrorismo de Estado”, Khamenei afirmou que a “natureza do regime sionista é incompatível com a paz, pois os sionistas procuram aumentar o seu território e certamente não se vão limitar ao que já ocupam”. “Eliminar o regime sionista não quer dizer eliminar os judeus”, disse ainda, classificando os sionistas de “cancro” e apelando à expulsão de “bandidos como Netanyahu”.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, respondeu na noite de quarta-feira para hoje, declarando que o ayatollah Khamenei “devia saber que qualquer regime que ameace Israel de extermínio enfrentará o mesmo risco”.

// Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.