/

Família de 6 bombistas suicidas ataca igrejas na Indonésia. Há 11 mortos

Andy Pinaria / Surabaya Government

Os ataques de bombistas suicidas, incluindo uma mulher com crianças, a três igrejas cristãs na Indonésia provocaram pelo menos 11 mortos e mais de 40 feridos, segundo o último balanço das autoridades locais.

As explosões ocorreram em Surabaya, a segunda maior cidade da Indonésia, com o primeiro ataque a ocorrer na igreja cristã de Santa Maria, onde morreram quatro pessoas, uma delas um bombista, disse aos jornalistas no local o porta-voz da polícia Frans Barung Mangera, acrescentando que entre os feridos estão dois agentes policiais.

Seguiu-se o ataque à igreja protestante de Diponegoro, minutos depois, com a terceira situação a ocorrer na igreja de Pentecostes de Arjuro.

Um polícia disse à AP que os explosivos eram transportadas por, pelo menos, cinco bombistas suicidas, incluindo uma mulher que tinha duas crianças, uma situação igualmente descrita por uma testemunha que estava na igreja de Diponegoro. Outros bombistas utilizaram motas para chegar às igrejas.

Imagens vídeo do primeiro ataque foram partilhadas nas redes sociais e mostram um motociclo na entrada da igreja de Santa Maria e instantes depois ocorre uma explosão no interior do edifício.

O diretor dos serviços de informação do Estado, Wawan Hadi Purwanto, disse ao canal televisivo MetroTV que um dos autores poderia ser uma mulher e que se pensava que um grupo jihadista terá organizado o ataque.

Segundo o Slate, os ataques foram realizados por uma família de 6 bombistas suicidas, e resultaram na morte de 11 pessoas – incluindo os autores do atentado.

A associação da igreja da Indonésia, em Jacarta, já condenou os ataques e apelou às pessoas para aguardarem a investigação da polícia. O Estado Islâmico já reivindicou o ataque.

A Indonésia tem realizado alguma pressão desde que bombistas radicais da Al-Qaeda mataram 202 pessoas em Bali, em 2002, e nos últimos anos o país enfrentou uma nova ameaça com o aumento da influência do movimento Estado Islâmico no Médio Oriente.

A província de Java oriental é um dos palcos de ataques de movimentos extremistas islâmicos, já que a sua capital, Surabaya, é uma das cidades com maior diversidade religiosa naquele que é o mais populoso país muçulmano do mundo.

Os ataques a alvos cristãos acontecem dias depois de as autoridades indonésias terem posto fim a uma crise de reféns num centro de detenção perto de Jacarta, uma ação reivindicada pelo movimento extremista Estado Islâmico.

Os cristãos, muitos deles da etnia minoritária chinesa, representam cerca de 9% da população da Indonésia, que atinge 260 milhões de habitantes, enquanto os muçulmanos são 88% do total.

O país fica em alerta máximo nas semanas que antecedem o Ramadão, que começa na terça-feira, já que é uma época escolhida pelos jihadistas para realizar ataques.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.