Ataques do Estado Islâmico no sul da Síria fazem mais de 200 mortos

Zouhir Al Shimale / EPA

Combatentes do Estado Islâmico atacaram, na quarta-feira, uma cidade e várias aldeias no sul da Síria, travando violentos confrontos com os moradores que, segundo autoridades provinciais de saúde, causaram mais de 200 mortos.

Os ataques coordenados em toda a província de Sweida, que incluíram vários atentados suicidas, abalaram a calma de uma região que esteve quase sempre isolada e longe dos piores confrontos, ao longo dos sete anos de guerra civil na Síria.

Os atentados suicidas cometidos na capital da província, também chamada de Sweida, foram aparentemente coordenados para coincidir com os ataques às aldeias do interior do país, criando um caos em toda a província, segundo a agência de notícias AP.

Os ataques desencadearam confrontos entre combatentes pró-governo e moradores contra os militantes do EI. Os moradores também pegaram em armas para defender as suas cidades.

Ao anoitecer, a diretoria de saúde da província tinha registado 204 civis mortos e 180 feridos, segundo o funcionário local Hassan Omar, tornando-se o dia mais sangrento para a província desde a revolta nacional de 2011, que desencadeou a guerra civil em curso.

Bou Ammar, residente na vila de Shbiki, disse que alguns moradores abriram inadvertidamente as portas quando os militantes do EI dirigiram-se às casas, na madrugada de quinta-feira, acrescentando que o ataque foi inesperado.

Eles raptaram mais de 40 pessoas, todas mulheres e crianças”, afirmou Bou Ammar.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos avançou que pelo menos 246 pessoas foram mortas, incluindo 94 moradores que faziam parte das milícias de defesa locais, que têm o apoio do governo sírio. Pelo menos 45 militantes do EI também foram mortos nos combates.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …