Ataques cardíacos e AVCs associados a suplementos de vitamina B3

2

O ácido nicotínico – vulgarmente conhecido como vitamina B3 e presente em suplementos “anti-evelhecimento” – está associado ao maior risco de derrames sanguíneos e doenças cardiovasculares.

Um estudo, publicado esta quarta-feira na Nature Medicine, revelou que níveis elevados de ácido nicotínico (vitamina B3) no sangue podem aumentar a probabilidade de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

O ácido nicotínico é uma vitamina presente de forma natural, por exemplo, em peixes gordos, carne de vaca, frango, mas também de forma mais artificial em alimentos transgénicos, injetados com esta vitamina, e em suplementos vitamínicos.

A pesquisa – que incidiu em amostras de sangue de mais de 3.000 adultos norte-americanos e europeus – acompanhou eventos cardíacos como ataques cardíacos e AVCs, ao longo de três anos, e descobriu que os participantes com níveis elevados de um metabolito denominado 4PY tinham cerca de 60% mais probabilidade de ter problemas cardíacos.

Investigações adicionais, em roedores, demonstraram que o metabolito 4PY pode causar inflamação nos vasos sanguíneos – que contribui para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Além disso, como explica a New Scientist, a presença de 4PY na corrente sanguínea indica a decomposição de ácido nicotínico em excesso pelo corpo.

Segundo os investigadores, não é incomum que as pessoas tenham níveis elevados de ácido nicotínico no corpo. Isso deve-se muito ao facto de certos alimentos, como cereais e farinhas, serem rotineiramente fortificados com a vitamina em causa.

Esta descoberta fez soar os alarmes para os potenciais perigos de ter níveis elevados de ácido nicotínico no corpo, seja através de alimentos fortificados com essa vitamina, seja no consumo de suplementos “populares” – comummente promovidos pelas suas propriedades anti-envelhecimento.

Miguel Esteves, ZAP //

2 Comments

  1. Parece que os “suprimentos populares” funcionam no anti-envelhecimento, porque fazem com que as pessoas morram antes do tempo de serem velhos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.