/

Ataques acústicos a diplomatas em Cuba são “grilos de alta frequência”

2

U.S. Department of State

Em agosto de 2015, a bandeira dos Estados Unidos foi hasteada na embaixada americana em Cuba, pela primeira vez em 54 anos

O enigma dos efeitos acústicos que perturbaram os funcionários das embaixadas dos EUA e do Canadá em Havana, Cuba, pode estar perto de ser resolvido.

Cantos de grilos: é assim que pode ser descrito os ruídos que funcionários da embaixada norte americana na capital cubana enfrentaram. depois de divulgada e analisada a gravação, está a conclusão que avança a agência AP citada pela RT.

No entanto, apesar de ser semelhante ao cantar de um grilo, o ruído não consiste num único som. “Aproximadamente 20 ou mais frequências ou tons distintos estão incorporados no som”, explica uma fonte que analisou o som, medindo as frequências e a amplitude de cada sinal.

O ruído “parece ondular-se e até mesmo ‘torcer-se'” e em determinadas ocasiões faz lembrar o som de raspar as unhas num quadro negro.

Os jornalistas da agência que divulgou e analisou o som acreditam que “as gravações por si só não são perigosas para quem as escute“, por isso acreditam que não há nenhum perigo associado à divulgação do som.

Além disso, os médicos “não conhecem nenhum tipo de ruído que possa causar danos físicos ao ser reproduzido durante um curto período de tempo a níveis de volume normais com equipamentos standard como telemóveis ou computadores”.

O ruído provocou náuseas, dores de cabeça, desequilíbrio e perda de capacidade auditiva aos funcionários que trabalhavam na embaixada americana.

No entanto, os especialistas continuam sem conseguir estabelecer uma ligação entre estes sons e os problemas físicos que os funcionários apresentaram. Também não foi possível, até ao momento, determinar a origem do som.

ZAP //

2 Comments

    • Estou mais convencido que será o Fidel a dar voltas na tomba convencido que o comunismo possa ter em breve os dias contados em Cuba!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.