Ataques acústicos a diplomatas em Cuba são “grilos de alta frequência”

U.S. Department of State

Em agosto de 2015, a bandeira dos Estados Unidos foi hasteada na embaixada americana em Cuba, pela primeira vez em 54 anos

O enigma dos efeitos acústicos que perturbaram os funcionários das embaixadas dos EUA e do Canadá em Havana, Cuba, pode estar perto de ser resolvido.

Cantos de grilos: é assim que pode ser descrito os ruídos que funcionários da embaixada norte americana na capital cubana enfrentaram. depois de divulgada e analisada a gravação, está a conclusão que avança a agência AP citada pela RT.

No entanto, apesar de ser semelhante ao cantar de um grilo, o ruído não consiste num único som. “Aproximadamente 20 ou mais frequências ou tons distintos estão incorporados no som”, explica uma fonte que analisou o som, medindo as frequências e a amplitude de cada sinal.

O ruído “parece ondular-se e até mesmo ‘torcer-se'” e em determinadas ocasiões faz lembrar o som de raspar as unhas num quadro negro.

Os jornalistas da agência que divulgou e analisou o som acreditam que “as gravações por si só não são perigosas para quem as escute“, por isso acreditam que não há nenhum perigo associado à divulgação do som.

Além disso, os médicos “não conhecem nenhum tipo de ruído que possa causar danos físicos ao ser reproduzido durante um curto período de tempo a níveis de volume normais com equipamentos standard como telemóveis ou computadores”.

O ruído provocou náuseas, dores de cabeça, desequilíbrio e perda de capacidade auditiva aos funcionários que trabalhavam na embaixada americana.

No entanto, os especialistas continuam sem conseguir estabelecer uma ligação entre estes sons e os problemas físicos que os funcionários apresentaram. Também não foi possível, até ao momento, determinar a origem do som.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Estou mais convencido que será o Fidel a dar voltas na tomba convencido que o comunismo possa ter em breve os dias contados em Cuba!.

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …