Ataque nuclear russo seria um “erro extremamente grave”

2

Carlos M. Vazquez II / DoD

O presidente dos EUA, Joe Biden

Moscovo fala em provocações de Kiev, e alega que ucranianos estão a construir uma bomba suja. Paris, Londres e Washington dizem que a acusação é falsa.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou que o uso da arma nuclear pela Rússia seria um “erro extremamente grave”, enquanto Moscovo afirma que Kiev está a preparar uma “bomba suja”, uma afirmação negada pelo Ocidente.

“A Rússia estaria a cometer um erro extremamente grave se usasse uma arma nuclear tática”, advertiu o chefe de Estado norte-americano.

Uma bomba radiológica ou “bomba suja” consiste em explosivos convencionais envoltos por materiais radioativos destinados a serem espalhados através de pó no momento da explosão.

“Não garanto, no momento, que seja uma operação de pretexto. Não sabemos”, sublinhou ainda o Presidente dos Estados Unidos.

Moscovo evocou pela primeira vez as acusações no domingo em conversas telefónicas realizadas entre o ministro da Defesa russo, Serguei Choigu, com homólogos norte-americanos, franceses, britânicos e turcos, referindo-se a “possíveis provocações da Ucrânia com recurso a uma ‘bomba suja'”.

Serguei Shoigu falou com os ministros de Negócios Estrangeiros de Estados Unidos, França e Reino Unido, para demonstrar a sua preocupação sobre esta possibilidade.

Esses três países emitiram um comunicado conjunto, no qual confirmam a conversa com o ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia (a pedido de Shoigu), a quem deixaram “claro” que rejeitam estas “alegações falsas” da Rússia.

Paris, Londres e Washington criticaram esta segunda-feira as declarações de Moscovo, que todos consideraram ser “falsas”.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) debateu à porta fechada as acusações da Rússia, que afirma que a Ucrânia fabricou uma ‘bomba suja’, alegações rejeitadas por Kiev e pelo Ocidente.

O debate foi pedido pela Rússia, cujo embaixador, Vassili Nebenzia, enviou uma carta ao Conselho de Segurança e ao secretário-geral da ONU, António Guterres, em que insiste nas acusações à Ucrânia.

No final, o embaixador britânico junto da ONU, James Kariuki, disse que as alegações russas de desenvolvimento pela Ucrânia de ‘bombas sujas’ são apenas um novo capítulo na prolongada desinformação e propaganda da Rússia.

Após uma reunião à porta fechada no Conselho de Segurança para debater as acusações russas, o diplomata do Reino Unido apresentou à imprensa alguns dos detalhes do encontro, indicando que ele, juntamente com os representantes da França e dos Estados Unidos na ONU, “foram claros nas suas posições de que tudo não passam de alegações falsas” de Moscovo.

“São alegações falsas. Desinformação como a que vimos antes. Não foi apresentada nenhuma prova. A Ucrânia tem sido clara de que não tem nada a esconder e inspetores da Organização Internacional de Energia Atómica (OIEA) estão a caminho”, disse Kariuki.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas — mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus —, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa, justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.306 civis mortos e 9.602 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Rússia, um país que desde 1999 é governado por uma quadrilha desavergonhada de criminosos psicopatas, assassinos e ladrões, mistura de Mafia russa e KGB. O Ocidente esteve estes anos todos a olhar para o boneco e a contemporizar com essa canalha, que nunca escondeu o que era (ainda por cima!). Agora é tarde e a Inês é morta! O mundo vai ser engolido por essa cobra chamada Putin.

  2. E afinal as provas da “bomba suja” são fotos de 2010 de instalações na Eslovénia! Estes putinhistas nem a mentir são bons!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.