Ataque em Melbourne está a ser investigado como “incidente terrorista”

Julian Smith / EPA

Raid da polícia australiana em Melbourne neutralizou ataque terrorista e resultou em 7 detenções

As autoridades australianas anunciaram, esta terça-feira, estar a investigar como um “incidente terrorista” o ataque em Melbourne, que incluiu a tomada de um refém e fez um morto, cuja autoria foi reivindicada pelo Estado Islâmico.

“Estamos a tratar [o caso] como um incidente terrorista”, declarou o chefe da polícia do estado de Victoria, Graham Ashton.

Um homem armado foi abatido, na segunda-feira, depois de ter feito uma mulher refém num aparthotel, localizado no bairro de Brighton, nos subúrbios de Melbourne, em cujo edifício foi encontrado morto um australiano de origem chinesa, com ferimentos de bala.

O atacante, de 29 anos, identificado como Yacqub Khayre, que esteve preso por um roubo violento em 2012 e se encontrava em liberdade condicional desde novembro último, foi abatido, depois de um impasse de mais de uma hora, na sequência de um tiroteio com a polícia em que três agentes ficaram feridos.

O homem, de origem somali, tinha sido ligado no passado a planos de ataque, em 2009, contra uma base militar em Sydney, mas foi absolvido pela justiça.

A polícia australiana anunciou estar a tratar o caso como um “incidente terrorista” depois de o Estado Islâmico ter reivindicado a autoria do ataque, através da sua agência de propaganda, a Amaq.

“O executor do ataque de Melbourne, na Austrália, é um soldado do Estado Islâmico que levou a cabo esta operação em resposta aos apelos para visar cidadãos de países membros da coligação” internacional na Síria, referiu a Amaq.

O Canal 7 informou que a sua redação em Melbourne recebeu uma chamada telefónica de uma mulher aflita que afirmou estar envolvida numa tomada de reféns.

“Pedimos mais informações e a certa altura um homem disse ao telefone ‘isto é pelo EI, isto é pela Al-Qaida’”, relatou o diretor de informação do canal, Simon Pristel.

O chefe da polícia do estado de Victoria indicou que o homem aparentemente agiu sozinho: “Nada do que encontramos nos leva a crer que tudo isto (…) tenha sido planeado ou coordenado com outros”.

As autoridades australianas temiam novos ataques, depois de terem sido registados quatro incidentes do mesmo tipo nos últimos anos.

Desde que a Austrália elevou o seu nível de alerta de terrorismo para “provável”, em setembro de 2014, foram frustrados 12 ataques e 61 pessoas foram acusadas.

“O ataque terrorista levado a cabo por um criminoso conhecido, um homem que foi recentemente colocado em liberdade condicional, é um crime chocante e cobarde. É um ataque terrorista que evidencia a necessidade de estarmos constantemente vigilantes”, afirmou o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, aos jornalistas.

“O que é claro aqui é que enfrentamos uma ameaça crescente do terrorismo islâmico na Austrália, na nossa região, e no mundo. Vamos continuar a desafiá-lo e continuar a derrotá-lo”, declarou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …