/

Vítima de hackers, gigante do alumínio deu um passo atrás e voltou às operações manuais

A Norsk Hydro, uma das maiores produtoras mundiais de alumínio, foi alvo de um ransomware, um ataque informático, que a obrigou a recorrer a operações manuais em algumas das suas fábricas.

Um ransomware é um ciberataque que restringe o acesso ao sistema infetado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. A empresa informou, em conferência de imprensa, que este se tratava de um LockerGoga ransomware.

“A Hydro foi vítima de um extenso ataque informático na madrugada desta terça-feira, afetando as operações em várias áreas de negócios da empresa”, disse a Norsk Hydro numa nota enviada aos seus investidores.

“Os sistemas de informáticos na maioria das áreas de negócios foram afetados e a Hydro está mudando para operações manuais, o mais rapidamente possível”, acrescentou a empresa.

Através da rede social Facebook, a produtora de alumínio disse que o ataque informático não afetou a “segurança dos trabalhadores” e que as suas diversas fábricas adotaram um “método manual”, sem o auxílio dos sistemas controlados por computador.

Update on cyber-attack against Hydro:Hydro became subject to an extensive cyber-attack late Monday evening CETThe…

Publicado por Norsk Hydro em Terça-feira, 19 de março de 2019

De acordo com o ZDNet, numa conferência de imprensa que decorreu no final da tarde, a empresa confirmou que o ataque foi causado por uma infecção por ransomware. A Hydro informou que o ransomware foi instalado na rede no final da noite de segunda-feira, e que sua equipa reparou no ataque por volta da meia-noite.

A situação da Hydro é bastante severa. Toda a rede mundial está em baixo, o que afeta a produção e as operações da empresa”, disse a produtora na conferência. “Há uma dificuldades em conectar com os sistemas de produção, causando alguns desafios de produção e até paragens em algumas fábricas“.

A empresa sediada na Noruega é uma das maiores produtoras mundiais de alumínio e opera em mais de 50 países, espalhados por todos os continentes. Esta é a segunda empresa norueguesa a ser alvo de um ataque informático no espaço de um ano.

O ransomware tem-se tornado num método cada vez mais comum de ciberataque. Ainda este mês, vários sites israelitas foram afetados por um destes softwares. No entanto, um erro de programação acabou por tornar ineficiente o ataque.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.