Atacante de Orlando era combatente do Estado Islâmico

Justin Lane / EPA

Vigília pelas vítimas do tiroteio de Orlando

Vigília pelas vítimas do tiroteio de Orlando

O autor do ataque que fez 50 mortos num clube noturno gay de Orlando, na Florida, “é “um combatente do Estado Islâmico”, reivindicou um comunicado da agência Amaq, ligada ao grupo extremista.

“O ataque armado que visou um clube para homossexuais na cidade de Orlando, no estado norte-americano da Florida, deixando mais de 100 mortos e feridos, foi perpetrado por um combatente do Estado Islâmico”, afirmou a Amaq, num curto comunicado, citando “uma fonte”.

O Estado Islâmico não fez ainda qualquer reivindicação oficial da autoria do ataque, que é já considerado o pior tiroteio da história dos Estados Unidos.

Um único atirador – identificado pelas cadeias norte-americanas CNN e NBC como Omar Mateen, de 29 anos, norte-americano de origem afegã e residente em Orlando – entrou este domingo num clube noturno gay, matando 50 pessoas e ferindo pelo menos 53.

Com uma espingarda de assalto e uma pistola, o atacante entrincheirou-se com reféns na discoteca Pulse, abrindo fogo indiscriminadamente, até ser abatido pela polícia.

(dr)

O atirador de Orlando, Omar Mateen

O atirador de Orlando, Omar Mateen

De acordo com a NBC News, Mateen telefonou, pouco antes de iniciar o ataque, para o número de emergências 911 e declarou lealdade ao EI.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou este “ato de terrorismo e ódio”.

Também o papa Francisco expressou “horror” perante o “ódio sem sentido”.

“O terrível massacre suscitou no papa Francisco e em cada um de nós sentimentos muito profundos de horror e de condenação, de dor, perante mais esta manifestação de uma loucura assassina e de um ódio sem sentido”, declarou o seu porta-voz, o padre Federico Lombardi.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Entre liberdade de armas na mão, droga, homossexualidade ás descaradas e Daesch, que os leve o diabo a todos!

    • Não faz sentido o teu comentário. A homossexualidade não é crime, nem algo negativo, logo não deve ser comparada com as outras coisas. Abre a tua mente e sê mais inteligente!

RESPONDER

Praias, cafés e espetáculos. Países mais afetados pela pandemia começam a aliviar planos de emergência

Numa altura em que a pandemia parece começar a dar tréguas e com o verão a aproximar-se no hemisfério norte, dezenas de países reabrem esta segunda-feira atividades económicas, de lazer e culturais após as restrições …

Costa, Ferro, Medina e 85% dos socialistas querem que Marcelo continue em Belém

Cerca de 85% dos socialistas querem que Marcelo Rebelo de Sousa continue na Presidência da República para um segundo mandato, revela uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. A seis meses …

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e do Instituto Karolinska, na Suécia. Em causa está …

Combater a pobreza energética até 2040 custa 384 milhões por ano

Pela primeira vez, o Governo sabe quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros  – o equivalente a 384 milhões de euros por ano. De acordo com o jornal …

Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

O Presidente norte-americano anunciou que vai classificar o movimento ANTIFA (antifascistas) como organização terrorista, e culpou os média por “fomentarem o ódio e anarquia” na onda de protestos contra a violência policial. “Os Estados Unidos da …

Megaoperação em Loures. PSP e PJ cercam bairro da Quinta da Fonte e detém nove pessoas

A Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão, esta segunda-feira, desde antes das 7h, a fazer uma megaoperação no Bairro Quinta da Fonte, em Loures. Segundo avança a TVI24, …

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …