Há uma nova hipótese que explica por que Urano ficou de lado

NASA

Dois astrónomos da Universidade de Maryland, nos EUA, apresentaram uma nova hipóteses que explica por que motivo Urano tem uma inclinação incomum.

Este mundo, o sétimo planeta do Sistema Solar, tem um grau de inclinação muito maior do que os seus vizinhos, cujos eixos estão mais ou menos alinhados com a estrela e são quase perpendiculares relativamente às suas próprias órbitas.

De uma forma generalizada, a comunidade científica acredita que a inclinação do pólo norte de Urano, que é de quase 98º em relação à sua posição vertical, é fruto de uma colisão com um corpo celeste, um choque tão forte que terá “derrubado” o planeta.

Zeeve Rogoszinski e Douglas Hamilton, os cientistas da universidade norte-americana, não consideram este cenário improvável, mas apontam-lhe alguns contradições.

Os astrónomos questionam, por exemplo, por que motivo nenhuma das luas de Urano tem a mesma inclinação do planeta, dizendo também não entender como é que os satélites são feitos ou cobertos com gelo, evidência que não está em linha com uma colisão forte o suficiente para fazer o planeta inclinar-se, uma vez que este impacto teria gerado tanto calor ao ponto de fazer evaporar o gelo das suas luas.

O novo modelo

Partindo destas “inconsistências”, os astrónomos criaram um novo modelo, no qual assumem que o sistema de anéis de Urano desestabilizou o planeta, fazendo com que este flutuasse e desencadeasse um processo semelhante ao que observamos quando lançamos um pião, tal como explica o portal Russia Today.

Ou seja, uma vez em movimento, um pião inclina-se ainda mais em relação ao seu eixo vertical até finalmente cair, num processo que os físicos chamam precessão.

Em Urano, esta precessão do eixo de rotação teria coincidido em algum momento com uma outra que experimentou a órbita deste planeta, e terá ocorrido uma ressonância composta, que poderá ter levado o planeta a inclinar-se para um máximo de 70º.

De acordo com estes cientistas, em todos os cenários descritos, houve uma grande contribuição do disco circumplanetário.

Sabe-se que o disco de Urano não é grande o suficiente para ter desempenhado um papel tão determinante, mas os cientistas conseguiram demonstrar que há milhões de anos o anel era muito maior, pelo menos três vezes a massa do sistema de satélites do planeta.

As conclusões

Recorrendo a várias equações e com base no modelo spinning top, os cientistas concluem: “Embora dificilmente possamos gerar inclinações acima dos 70º e não possamos conduzir inclinações além dos 90º, uma colisão subsequente com um objeto com cerca de 0,5 vezes a massa da Terra poderá ter feito com que Urano se inclinasse entre 70º e 98º”.

Nos resultados da investigação, recentemente publicados na revista científica especializada The Astrophysical Journal, Rogoszinski e Hamilton concluem que ambos os fatores, isto é, a ressonância e colisão, ocorrendo de forma consecutiva, podem ser responsáveis pela posição incomum que Urano apresenta.

O “modelo híbrido” agora proposto por estes astrónomos consideram mais provável que o corpo ou os corpos que terão impactado com Urano se aproximaram do planeta em “órbitas elípticas inicialmente excêntrica” e acreditam ainda que Urano girava inicialmente de forma muito mais lenta do que se observa nos dias de hoje.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …