Astrónomos detetam um anel gasoso bizarro em redor do buraco negro supermassivo da Via Láctea

(dr) S. Dagnello / National Radio Astronomy Observatory

Os astrónomos que estavam a explorar o coração escuro da Via Láctea viram um vasto disco giratório de gás frio circulando o buraco negro supermassivo que ali reside.

Existem muitos tipos de núcleos galácticos, os buracos negros supermassivos no centro da maioria das galáxias. Alguns resplandecem brilhantemente enquanto consomem gás, lançando milhões de anos-luz de radiação eletromagnética no espaço.

Alguns, como o Sagitário A* da Via Láctea, um buraco negro supermassivo com quatro milhões de vezes a massa do Sol, são muito mais silenciosos. Mas isso não significa que a região que o rodeia ainda é calma – sabemos que a Sgr A * está lentamente a acumular material do espaço em seu redor. Esse material provavelmente gira em torno de um disco de acreção.

Até agora, de acordo com o estudo publicado na revista Nature, os astrónomos só conseguiram vislumbrar a parte incandescente – um fluxo aproximadamente esférico que, devido às forças de atrito, produz um brilho de raios X a uma temperatura de cerca de dez milhões Kelvin. Mas não mostra nenhum sinal óbvio de rotação nem é o disco achatado que se esperava.

No espaço além desse gás quente, estendendo-se a um raio de cerca de 6,5 anos-luz do buraco negro, outros telescópios detetaram uma região relativamente mais fria de gás hidrogénio – apenas cerca de dez mil Kelvin. “Fomos os primeiros a imaginar este disco indescritível e estudar a sua rotação”, disse a astrofísica Elena Murchikova, da Universidade de Princeton, em comunicado.

O papel que o gás desempenhava no processo de acreção, no entanto, não é claro. Mas a radiação do buraco negro está constantemente a ionizar o gás, fazendo com que os átomos de hidrogénio percam e recuperem os eletrões. Isso produz um sinal de rádio fraco – que os astrónomos conseguiram detetar usando o Atacama Large Millimeter / submillimeter Array (ALMA) no Chile.

O sinal de rádio foi compilado numa imagem que mostrava claramente a rotação do disco. A cruz branca representa o buraco negro. Numa parte do disco – mostrada a vermelho – os comprimentos de onda estão esticados, deslocados para a extremidade vermelha do espectro eletromagnético. Isso significa que a radiação está a afastar-se. Na parte azul, acontece o oposto – os comprimentos de onda estão comprimidos, deslocados para a extremidade azul do espectro eletromagnético, o que significa que a radiação está a mover-se na nossa direção.

ALMA

Este sinal de rádio também permitiu que a equipa calculasse a densidade e, portanto, a massa do gás nessa região, e é muito ténue – apenas entre 0,0001 e 0,00001 vezes a massa do Sol, espalhada por anos-luz de espaço.

Isso significa que Sgr A*, é na verdade, um pequeno comedor. Com base nestas restrições, pouco mais de metade da massa do planeta anão Ceres de hidrogénio frio está a cair no buraco negro todos os anos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estado vai financiar formação de funcionários públicos em universidades e politécnicos

Verbas destinadas ao projeto provêm do Orçamento do Estado e do Plano de Recuperação e Resiliência — cerca de 600 milhões. O Estado vai financiar, inteira ou parcialmente, as formações profissionais dos profissionais públicos, através do …

Sevilha rescinde com jogador por má forma física

O Sevilha anunciou a rescisão de contrato com o defesa-central Joris Gnagnon por falta de profissionalismo relativamente à sua forma física. De acordo com o jornal A Bola, o Sevilha rescindiu contrato com o defesa-central francês …

"O nosso Governo está pronto". Trudeau volta a ganhar as eleições - mas sem maioria absoluta

O líder do Partido Liberal do Canadá (LP) Justin Trudeau disse hoje, depois de ganhar as eleições gerais do país, que os eleitores canadianos escolheram "um plano progressivo" e que está pronto para formar um …

Travar margens nos combustíveis pode acabar por prejudicar os consumidores (e até fechar bombas)

A proposta de lei do Governo aprovada, na semana passada, para a limitação das margens das petrolíferas nos preços dos combustíveis pode acabar por travar a concorrência e até levar ao encerramento de bombas de …

"Nunca se pode tirar Messi" (mas há um gesto que pode explicar a sua substituição)

A substituição de Messi, e a forma como reagiu, no jogo entre o Paris Saint-Germain e o Lyon da Liga francesa, continua a dar que falar. E agora avança-se a possibilidade de o craque argentino …

Médicos querem que norma de isolamento tenha em conta a atual taxa de vacinação

Com o regresso às aulas, médicos de saúde pública defendem a revisão da norma referente ao isolamento de contactos de risco, para que esta tenha em consideração a elevada taxa de vacinação. O ano letivo arrancou …

Com Moedas como alvo e Temido como "guardiã", Medina prometeu um novo futuro para Lisboa

O candidato da coligação PS/Livre à presidência da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acusou a direita de ambicionar nas autárquicas de domingo “a segunda volta do jogo que perdeu na disputa do poder legislativo”. Fernando Medina …

Descoberto sistema de esgotos intacto construído por romanos há 2.000 anos

Uma equipa de arqueólogos turcos encontrou um sistema de esgotos perfeitamente intacto na antiga cidade de Tripolo no Meandro. A infraestrutura foi construída por romanos. A antiga cidade de Tripoli no Meandro — também conhecida por …

De calculadora em riste, PSD faz contas para evitar um resultado "igual, pior ou muito pouquinho melhor" nas autárquicas

PSD tenta recuperar de duas eleições autárquicas menos conseguidas, agarrando-se aos municípios em que a obra feita pelos autarcas do PS não recebe nota positiva de forma unânime da população ou onde haverá uma transição …

Um Barcelona "de juniores" quebrou um recorde (mas quase perdia em casa)

Domingos Duarte marcou cedo e Granada esteve a ganhar em Camp Nou até perto dos 90 minutos. Equipa muito jovem do Barcelona mas mais uma exibição modesta. Quinta jornada da Liga espanhola de futebol, mais uma …