Astrónomos detetam um anel gasoso bizarro em redor do buraco negro supermassivo da Via Láctea

(dr) S. Dagnello / National Radio Astronomy Observatory

Os astrónomos que estavam a explorar o coração escuro da Via Láctea viram um vasto disco giratório de gás frio circulando o buraco negro supermassivo que ali reside.

Existem muitos tipos de núcleos galácticos, os buracos negros supermassivos no centro da maioria das galáxias. Alguns resplandecem brilhantemente enquanto consomem gás, lançando milhões de anos-luz de radiação eletromagnética no espaço.

Alguns, como o Sagitário A* da Via Láctea, um buraco negro supermassivo com quatro milhões de vezes a massa do Sol, são muito mais silenciosos. Mas isso não significa que a região que o rodeia ainda é calma – sabemos que a Sgr A * está lentamente a acumular material do espaço em seu redor. Esse material provavelmente gira em torno de um disco de acreção.

Até agora, de acordo com o estudo publicado na revista Nature, os astrónomos só conseguiram vislumbrar a parte incandescente – um fluxo aproximadamente esférico que, devido às forças de atrito, produz um brilho de raios X a uma temperatura de cerca de dez milhões Kelvin. Mas não mostra nenhum sinal óbvio de rotação nem é o disco achatado que se esperava.

No espaço além desse gás quente, estendendo-se a um raio de cerca de 6,5 anos-luz do buraco negro, outros telescópios detetaram uma região relativamente mais fria de gás hidrogénio – apenas cerca de dez mil Kelvin. “Fomos os primeiros a imaginar este disco indescritível e estudar a sua rotação”, disse a astrofísica Elena Murchikova, da Universidade de Princeton, em comunicado.

O papel que o gás desempenhava no processo de acreção, no entanto, não é claro. Mas a radiação do buraco negro está constantemente a ionizar o gás, fazendo com que os átomos de hidrogénio percam e recuperem os eletrões. Isso produz um sinal de rádio fraco – que os astrónomos conseguiram detetar usando o Atacama Large Millimeter / submillimeter Array (ALMA) no Chile.

O sinal de rádio foi compilado numa imagem que mostrava claramente a rotação do disco. A cruz branca representa o buraco negro. Numa parte do disco – mostrada a vermelho – os comprimentos de onda estão esticados, deslocados para a extremidade vermelha do espectro eletromagnético. Isso significa que a radiação está a afastar-se. Na parte azul, acontece o oposto – os comprimentos de onda estão comprimidos, deslocados para a extremidade azul do espectro eletromagnético, o que significa que a radiação está a mover-se na nossa direção.

ALMA

Este sinal de rádio também permitiu que a equipa calculasse a densidade e, portanto, a massa do gás nessa região, e é muito ténue – apenas entre 0,0001 e 0,00001 vezes a massa do Sol, espalhada por anos-luz de espaço.

Isso significa que Sgr A*, é na verdade, um pequeno comedor. Com base nestas restrições, pouco mais de metade da massa do planeta anão Ceres de hidrogénio frio está a cair no buraco negro todos os anos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os gorilas têm amigos para toda a vida (e fazem grandes festas anuais)

Cientistas concluíram que os gorilas têm amizades que duram para toda a vida, inclusive entre animais que não são parentes, e celebram grandes reuniões anuais. De acordo com o ABC, uma equipa de cientistas concluiu que …

Bengala que guiou bote salva-vidas após o naufrágio do Titanic leiloada por 44 mil euros

Quando o Titanic afundou em águas geladas perto de Newfoundland em 1912, um bote salva-vidas de sobreviventes usou a luz operada por bateria na bengala de uma mulher para iluminar o caminho para a segurança. Essa …

Amostras de sangue de animais de zoológicos ajudam a prever doenças em humanos

Os cientistas querem usar padrões genéticos similares, que estão presentes no sangue de humanos e animais há milhares de anos, para melhorar o prognóstico da doença assistida por computador. Os jardins zoológicos de Saarbrücken e Neunkirchen, …

Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago "alarmante" no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de …

Fogo na Sertã reacendeu e há aldeias cercadas pelas chamas

O incêndio no concelho da Sertã reacendeu à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios …

Há uma cidade onde o dinheiro cresce das árvores

Morador da remota cidade de Skagway, no Alaska, há cerca de um ano, John Sasfai entra na cervejaria Skagway Brewing Co. e pede uma cerveja artesanal local à base de broto de abeto (árvore conífera …

Os gatos são um problema na Austrália. Matam mais de dois mil milhões de animais selvagens por ano

Quando os gatos vagueiam livremente, pequenos animais selvagens morrem. Na Austrália, a contagem de corpos já excede os dois mil milhões de animais nativos por ano. Na Austrália, investigadores ambientais analisaram centenas de estudos sobre os …

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar. A cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook. No Facebook, o apresentador da …

Cidade americana usa músicas infantis para afastar os sem-abrigo

https://vimeo.com/349252020 A cidade de West Palm Beach, no estado americano da Flórida, está a usar músicas infantis em loop para evitar que os sem-abrigo durmam no parque da cidade durante a noite. Numa tentativa desesperada e bizarra …

Nicolás Maduro acusa EUA de usarem sanções para se apoderarem do petróleo da Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro acusou sábado os EUA de usarem as sanções contra a Venezuela como uma maneira de dominar o país para se apoderarem dos recursos petrolíferos venezuelanos. "Os EUA querem dominar-nos para controlar o …