Astrónomos detetam um anel gasoso bizarro em redor do buraco negro supermassivo da Via Láctea

(dr) S. Dagnello / National Radio Astronomy Observatory

Os astrónomos que estavam a explorar o coração escuro da Via Láctea viram um vasto disco giratório de gás frio circulando o buraco negro supermassivo que ali reside.

Existem muitos tipos de núcleos galácticos, os buracos negros supermassivos no centro da maioria das galáxias. Alguns resplandecem brilhantemente enquanto consomem gás, lançando milhões de anos-luz de radiação eletromagnética no espaço.

Alguns, como o Sagitário A* da Via Láctea, um buraco negro supermassivo com quatro milhões de vezes a massa do Sol, são muito mais silenciosos. Mas isso não significa que a região que o rodeia ainda é calma – sabemos que a Sgr A * está lentamente a acumular material do espaço em seu redor. Esse material provavelmente gira em torno de um disco de acreção.

Até agora, de acordo com o estudo publicado na revista Nature, os astrónomos só conseguiram vislumbrar a parte incandescente – um fluxo aproximadamente esférico que, devido às forças de atrito, produz um brilho de raios X a uma temperatura de cerca de dez milhões Kelvin. Mas não mostra nenhum sinal óbvio de rotação nem é o disco achatado que se esperava.

No espaço além desse gás quente, estendendo-se a um raio de cerca de 6,5 anos-luz do buraco negro, outros telescópios detetaram uma região relativamente mais fria de gás hidrogénio – apenas cerca de dez mil Kelvin. “Fomos os primeiros a imaginar este disco indescritível e estudar a sua rotação”, disse a astrofísica Elena Murchikova, da Universidade de Princeton, em comunicado.

O papel que o gás desempenhava no processo de acreção, no entanto, não é claro. Mas a radiação do buraco negro está constantemente a ionizar o gás, fazendo com que os átomos de hidrogénio percam e recuperem os eletrões. Isso produz um sinal de rádio fraco – que os astrónomos conseguiram detetar usando o Atacama Large Millimeter / submillimeter Array (ALMA) no Chile.

O sinal de rádio foi compilado numa imagem que mostrava claramente a rotação do disco. A cruz branca representa o buraco negro. Numa parte do disco – mostrada a vermelho – os comprimentos de onda estão esticados, deslocados para a extremidade vermelha do espectro eletromagnético. Isso significa que a radiação está a afastar-se. Na parte azul, acontece o oposto – os comprimentos de onda estão comprimidos, deslocados para a extremidade azul do espectro eletromagnético, o que significa que a radiação está a mover-se na nossa direção.

ALMA

Este sinal de rádio também permitiu que a equipa calculasse a densidade e, portanto, a massa do gás nessa região, e é muito ténue – apenas entre 0,0001 e 0,00001 vezes a massa do Sol, espalhada por anos-luz de espaço.

Isso significa que Sgr A*, é na verdade, um pequeno comedor. Com base nestas restrições, pouco mais de metade da massa do planeta anão Ceres de hidrogénio frio está a cair no buraco negro todos os anos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Máscaras e luvas usadas para proteger contra covid-19 enchem rios europeus

Os principais rios da Europa estão cheios de máscaras cirúrgicas e luvas médicas descartadas por pessoas que utilizaram estes equipamentos para se protegem contra o novo coronavírus, denunciaram cientistas. Segundo noticiou na segunda-feira a agência AFP, …

Dez milhões de crianças "podem nunca voltar à escola" após coronavírus

A pandemia de coronavírus causou uma "emergência educacional sem precedentes", com 9,7 milhões de crianças afetadas pelo encerramento de escolas em risco de nunca voltar às aulas, alertou na segunda-feira a Organização Não Governamental (ONG) …

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …