Astrónomos descobrem diamante gigante no espaço

 

Uma estrela descoberta por um grupo de astrónomos pode ser a anã branca mais fria e com o brilho mais fraco alguma vez identificada. A PSR J2222-0137 é, aliás, tão fria que o carbono cristalizou, formando um diamante gigante – do tamanho da Terra.

“É um objecto realmente notável”, afirmou David Kaplan, líder da investigação e professor da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, em comunicado. “Estas coisas devem existir por aí, mas, por serem tão fracas, tornam-se muito difíceis de encontrar”, acrescentou.

As anãs brancas são estrelas que têm, mais ou menos, o tamanho da Terra, compostas principalmente por carbono e oxigénio. Trata-se do estágio final da maioria das estrelas, e tendem a arrefecer e a desaparecer após milhares de milhões de anos. Esta estrela tem, provavelmente, a mesma idade que a Via Láctea, ou seja, cerca de 11 mil milhões de anos.

Kaplan e a sua equipa começaram por descobrir, através de diversas observações com os mais sofisticados instrumentos, uma estrela pulsar – estrelas de neutrões, com uma enorme gravidade, que giram a uma velocidade extremamente rápida, sendo apenas possível detectá-las através de radiotelescópios, uma vez que emitem ondas de rádio enquanto giram.

Os astrónomos conseguiram verificar que a pulsar girava 30 vezes por segundo, e que se encontrava, gravitacionalmente, ligada a um segundo corpo celeste. Após a observação desta estrela durante dois anos, os cálculos permitiram determinar a sua distância em relação à Terra – 900 anos-luz -, o que tornou possível uma análise mais precisa dos efeitos da gravidade do segundo objecto.

A conclusão foi a de que o segundo objecto teria de ser uma anã branca. A equipa de Kaplan conseguiu até determinar a localização precisa da mesma. Porém, ao tentar observar a região com luz óptica e infravermelha, nada foi detectado. “Se existe uma anã branca lá, e é quase certo que sim, deve ser extremamente fria”, afirma Bart Dunlap, um dos membros da equipa de investigação.

Os investigadores calcularam que a anã branca não teria mais do que 2.700°C. O Sol é cerca de 5.000 vezes mais quente no seu centro.

Os resultados foram publicados no Astrophysical Journal.

CG/ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …

Deputado vai ser testemunha no caso do incêndio de Monchique. Mas não conhece o arguido

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido nem a sua advogada. O deputado foi um dos …

"Sozinhos e perdidos nas contas". O filme da direita segundo Centeno

O tempo das derrapagens e dos orçamentos retificativos pertence ao passado, defendeu, este sábado, o ministro das Finanças, Mário Centeno, considerando que PSD e CDS-PP estiveram na presente legislatura "sozinhos e perdidos nas contas". Estas críticas …