Astronautas dos EUA e da Rússia deram um abraço no espaço num momento partilhado num vídeo divulgado pela NASA e que faz lembrar um histórico aperto de mão durante a Guerra Fria.
Numa altura de particular tensão entre EUA e Rússia, com a guerra da Ucrânia a dividir os dois países, astronautas russos e norte-americanos passaram uma mensagem de paz, trocando abraços no espaço.
A NASA divulgou imagens de astronautas a abraçarem colegas de profissão de outros países, incluindo de Dinamarca, Japão e Rússia, na Estação Espacial Internacional (EEI).
O momento ocorreu quando os norte-americanos Jeanette Epps, Matthew Dominick e Michael Barratt chegaram à EEI para uma estadia de seis meses. Nessa altura, saudaram os colegas dinamarqueses, japoneses e russos que vão substituir.
Nas imagens partilhadas pela NASA, é possível ver Matthew Dominick a abraçar o comandante da missão Soyuz-24, o russo Oleg Kononenko.
Trata-se de um gesto especialmente significativo numa altura em que a tensão voltou a marcar a relação entre os EUA e a Rússia, chegando a falar-se de uma Terceira Guerra Mundial.
The @SpaceX Dragon Endeavor hatch opens at 3:50am ET (0850 UTC) and #Crew8 is welcomed aboard the @Space_Station. pic.twitter.com/jmVk1oxJaZ
— NASA (@NASA) March 5, 2024
Este episódio faz lembrar o momento épico que se viveu no espaço a 17 de Julho de 1975. Em plena Guerra Fria, uma nave soviética Soyuz e uma nave norte-americana Apollo deram a volta à Terra, aproximaram-se em órbita e acoplaram uma na outra.
Depois, abriram as escotilhas e dois astronautas, um de cada país, apertaram as mãos no espaço. Foi um momento histórico que deixou uma mensagem clara de paz num tempo de ameaça de guerra.
Aqui se Vê que as Guerras não são do Povo mas sim dos Lunáticos que os Representam, se lutamos uns com os Outros é porque os Lideres assim o Fazem acontecer, no fim certamente mais de 80% da População conseguia viver sem Guerras.