Astronautas dos EUA e da Rússia desafiaram a gravidade para… um abraço

1

NASA

Astronautas dos EUA e da Rússia deram um abraço no espaço num momento partilhado num vídeo divulgado pela NASA e que faz lembrar um histórico aperto de mão durante a Guerra Fria.

Numa altura de particular tensão entre EUA e Rússia, com a guerra da Ucrânia a dividir os dois países, astronautas russos e norte-americanos passaram uma mensagem de paz, trocando abraços no espaço.

A NASA divulgou imagens de astronautas a abraçarem colegas de profissão de outros países, incluindo de Dinamarca, Japão e Rússia, na Estação Espacial Internacional (EEI).

O momento ocorreu quando os norte-americanos Jeanette Epps, Matthew Dominick e Michael Barratt chegaram à EEI para uma estadia de seis meses. Nessa altura, saudaram os colegas dinamarqueses, japoneses e russos que vão substituir.

Nas imagens partilhadas pela NASA, é possível ver Matthew Dominick a abraçar o comandante da missão Soyuz-24, o russo Oleg Kononenko.

Trata-se de um gesto especialmente significativo numa altura em que a tensão voltou a marcar a relação entre os EUA e a Rússia, chegando a falar-se de uma Terceira Guerra Mundial.

Este episódio faz lembrar o momento épico que se viveu no espaço a 17 de Julho de 1975. Em plena Guerra Fria, uma nave soviética Soyuz e uma nave norte-americana Apollo deram a volta à Terra, aproximaram-se em órbita e acoplaram uma na outra.

Depois, abriram as escotilhas e dois astronautas, um de cada país, apertaram as mãos no espaço. Foi um momento histórico que deixou uma mensagem clara de paz num tempo de ameaça de guerra.

ZAP //

1 Comment

  1. Aqui se Vê que as Guerras não são do Povo mas sim dos Lunáticos que os Representam, se lutamos uns com os Outros é porque os Lideres assim o Fazem acontecer, no fim certamente mais de 80% da População conseguia viver sem Guerras.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.