Gigante e supersónico. Asteróide passa perto da Terra no final de novembro

A NASA está a monitorizar uma enorme rocha espacial, chamada Asteroid 2000 WO107, que deverá entrar na órbita da Terra no final de novembro.

O asteróide 2000 WO107, vindo da órbita do Sol, vai passar muito próximo da Terra no final de novembro, de acordo com a NASA. Apesar de estar a ser monitorizado de forma minuciosa pela agência espacial norte-americana, a rocha espacial não representa qualquer risco de colisão ou perigo para o nosso planeta.

Com 500 metros de diâmetro, o asteróide é maior do que a maioria dos arranha-céus do mundo. A rocha está atualmente a viajar a uma velocidade de mais de 90 mil quilómetros por hora.

Segundo o Tech Times, o corpo celeste entrará na órbita da Terra no próximo mês e 29 de novembro será o dia em que estará mais próximo de nós. Ainda assim, esta proximidade equivale a 11 vezes a distância do nosso planeta à Lua, o que não representa qualquer perigo. Além disso, uma rocha deste tamanho dificilmente mudará de rota em pouco tempo.

A NASA avança que será um verdadeiro desafio observar o 2000 WO107, já que não poderá ser visto a olho nu. De qualquer forma, um pequeno telescópio pode dar o privilégio de acompanhar a trajetória do asteróide.

Para os cientistas, também será uma grande oportunidade para estudar este corpo rochoso massivo e de velocidade supersónica (apesar de continuar aquém da velocidade da luz).

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Um pequeno telescópio pode dar o privilégio de acompanhar a trajetória do asteróide,a uma velocidade de mais de 90 mil quilómetros por hora ?

    • … não esmiuçando a utilidade da imagem conseguida com um pequeno telescópio, para acompanhar o deslocamento deste objecto a 90.000Km/h, partindo do princípio que está num ponto da Terra com visibilidade directa e de acordo com os dados da notícia, a mais de 4 milhões de kms (11x 380 mil que representa a distancia entre Terra e Lua) apenas necessita rodar o telescópio pouco mais de 1 grau no espaço de uma hora ou seja aproximadamente 30 vezes mais lentamente que o ponteiro das horas…
      Basta perguntar ao Pitágoras que ele explica.

  2. O som não se propaga no espaço logo não faz sentido a caracterização de velocidade supersónica para um asteroide ou qualquer outro corpo celeste.

  3. Os dinossauros terminaram com um asteróide. Agora vem outro asteróide acabar com o vírus… no Natal já podem ir todos às compras

RESPONDER

Itália vai processar Pfizer e AstraZeneca devido a atrasos nas vacinas. UE pede "transparência"

A Itália vai processar a Pfizer Inc e a AstraZeneca devido aos atrasos na entrega das vacinas contra a covid-19 e para garantir os fornecimentos – não para obter compensações, disse neste domingo o ministro …

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …

Publicidade do Pingo Doce a promoções viola a lei do confinamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica está a avaliar incumprimento que visa aumentar clientes em loja durante o fim de semana. Os supermercados da Jerónimo Martins estão a publicitar promoções numa altura em que …

A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon. O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio …

Pela quarta vez em quase 50 anos, gelo cobriu o deserto do Saara

Na terça-feira passada, um dos lugares mais secos do mundo acordou com uma geada sobrenatural. Foi apenas a quarta vez em quase 50 anos. No deserto do Saara, no noroeste da Argélia, nos arredores da cidade …