Gigante e supersónico. Asteróide passa perto da Terra no final de novembro

A NASA está a monitorizar uma enorme rocha espacial, chamada Asteroid 2000 WO107, que deverá entrar na órbita da Terra no final de novembro.

O asteróide 2000 WO107, vindo da órbita do Sol, vai passar muito próximo da Terra no final de novembro, de acordo com a NASA. Apesar de estar a ser monitorizado de forma minuciosa pela agência espacial norte-americana, a rocha espacial não representa qualquer risco de colisão ou perigo para o nosso planeta.

Com 500 metros de diâmetro, o asteróide é maior do que a maioria dos arranha-céus do mundo. A rocha está atualmente a viajar a uma velocidade de mais de 90 mil quilómetros por hora.



Segundo o Tech Times, o corpo celeste entrará na órbita da Terra no próximo mês e 29 de novembro será o dia em que estará mais próximo de nós. Ainda assim, esta proximidade equivale a 11 vezes a distância do nosso planeta à Lua, o que não representa qualquer perigo. Além disso, uma rocha deste tamanho dificilmente mudará de rota em pouco tempo.

A NASA avança que será um verdadeiro desafio observar o 2000 WO107, já que não poderá ser visto a olho nu. De qualquer forma, um pequeno telescópio pode dar o privilégio de acompanhar a trajetória do asteróide.

Para os cientistas, também será uma grande oportunidade para estudar este corpo rochoso massivo e de velocidade supersónica (apesar de continuar aquém da velocidade da luz).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Um pequeno telescópio pode dar o privilégio de acompanhar a trajetória do asteróide,a uma velocidade de mais de 90 mil quilómetros por hora ?

    • … não esmiuçando a utilidade da imagem conseguida com um pequeno telescópio, para acompanhar o deslocamento deste objecto a 90.000Km/h, partindo do princípio que está num ponto da Terra com visibilidade directa e de acordo com os dados da notícia, a mais de 4 milhões de kms (11x 380 mil que representa a distancia entre Terra e Lua) apenas necessita rodar o telescópio pouco mais de 1 grau no espaço de uma hora ou seja aproximadamente 30 vezes mais lentamente que o ponteiro das horas…
      Basta perguntar ao Pitágoras que ele explica.

  2. O som não se propaga no espaço logo não faz sentido a caracterização de velocidade supersónica para um asteroide ou qualquer outro corpo celeste.

  3. Os dinossauros terminaram com um asteróide. Agora vem outro asteróide acabar com o vírus… no Natal já podem ir todos às compras

RESPONDER

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …