Assunção Cristas fora da corrida autárquica por Lisboa

Mário Cruz / Lusa

A antiga presidente do CDS Assunção Cristas não será candidata à Câmara Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 2021.

De acordo com o semanário Expresso, que avança a informação neste sábado, Assunção Cristas já terá transmitido aos mais próximos que não está disponível para repetir o desafio de 2017, ano em que alcançou um resultado histórico em Lisboa – o CDS foi a segunda força política mais votada para a autarquia da capital.

A decisão da antiga ministra da Agricultura terá sido motivada por motivos pessoais e profissionais, de acordo com o mesmo jornal, que observa ainda que Assunção Cristas tem mantido um distanciamento discreto da atual liderança centrista.

O atual líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, já disse que não será candidato.

Em entrevista ao Expresso em meados de maio, o líder centrista disse que não é “uma obrigação” ser candidato à Câmara Municipal de Lisboa, frisando, contudo que o CDS tem, em Lisboa, “altos quadros” que “têm feito um magnifico trabalho”.

“Falo de Assunção Cristas, João Gonçalves Pereira [deputado, vereador e líder da distrital do CDS/Lisboa] e até do Diogo Moura [líder da bancada municipal e presidente da concelhia do CDS/Lisboa]”, elencou Rodrigues dos Santos.

O semanário nota que a escolha deverá ser entre Gonçalves Pereira ou Diogo Moura.

Mas há ainda outro cenário possível: o CDS pode vir a aceitar apoiar um candidato escolhido pelo líder do PSD, Rui Rio, e criar uma coligação. Uma decisão destas teria sempre que passar pelos órgãos máximos do partido.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …