Associação Acreditar demarca-se de tourada com João Moura

A Associação Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, que seria uma das beneficiárias de um festival taurino em Beja, agendado para 14 de março, que terá João Moura como cabeça de cartaz, demarcou-se do evento.

Em janeiro, de acordo com o Diário de Notícias, já depois de ter saído o programa da corrida, a Acreditar terá informado a organização do evento que não queria ver o seu nome associado, mas os promotores da tourada ignoraram o pedido de demarcação, mantendo o cartaz, em que se pode ver um touro e uma criança, a legenda “Acreditar na Vida” e a indicação de que o evento está a cargo do Centro de Paralisia Cerebral de Beja.

Na quinta-feira, a associação tornou público em comunicado que não apoia nem quer ver o seu nome associado ao evento e não pretende receber donativos.

(dr)

“Em abril do ano passado foi-nos proposta uma ação deste género por um pai de uma criança em tratamento em Coimbra. O avô da criança é o promotor da tourada. No decorrer desta negociação houve várias divergências e acabámos por não assinar nenhum dos protocolos. Não sabíamos sequer quando ia ser a tourada e no início deste ano fomos confrontados com cartazes em que aparece o nosso nome sem que o tenhamos autorizado. Pedimos aos organizadores para retirarem os cartazes, demarcando-nos de qualquer envolvimento neste evento, e recebemos uma carta do organizador a ameaçar que teríamos de pagar para retirar o nosso nome do cartaz”, disse fonte oficial da ACREDITAR, em declarações ao DN.

O avô da criança e empresário tauromáquico, José Manuel Ferreira Paulo, desmente a associação. “Mentem compulsivamente, contando meias verdades deturpadas, omitindo realidades e desvirtuando tudo o que se passou. Ficou acordado a realização do festival taurino e nenhuma condição me foi imposta. Para salvaguardar a minha intenção propus um protocolo que unicamente definia que a ACREDITAR não estava envolvida na organização e que iria receber 80% do lucro do referido festival e que dessa verba a prioridade seria pagar três próteses às amigas da minha neta do centro de Coimbra”, contou ao DN.

“Posteriormente foi-me pedido que no ponto 4 e 8 se fizesse uma alteração ao texto para que a atribuição das referidas próteses se enquadrasse nos critérios da associação. Nada mais desse protocolo foi motivo de discórdia. Não foi assinado porque entreguei com o texto alterado conforme tinha sido proposto e até hoje não nos foi devolvido. Portanto, mentem e insinuam com algo que não é verdade“, prosseguiu José Ferreira Paulo.

“Aquilo que lhes foi dito foi que para haver um incumprimento unilateral do que estava acordado teriam que pagar as despesas efetuadas até ao momento. Aquilo que tiveram foi medo. Medo de uma ou duas plataformas e de uma minoria ruidosa. E falta do que têm os homens para se assumirem como eles antitaurinos”, rematou.

A Acreditar diz que tem “recebido contactos de associações pró-touradas e anti-touradas”. “Estamos a sentir que estamos no meio de uma guerra que não é a nossa e entendemos fazer um esclarecimento público de que não estamos nem de um lado nem do outro. Simplesmente não estamos nesta guerra”, frisou fonte da associação.

A Acreditar está reticente em avançar para uma ação judicial. “Não é uma prática nossa e não estamos a pensar em fazê-lo. Entendemos que todos os recursos da nossa associação, obtidos através de mecenas, doadores anónimos e pais, devem ser utilizados na missão de que nos cumpre fazer: apoiar crianças com cancro e as famílias”, conclui a associação.

João Moura foi detido depois de as autoridades terem encontrado 18 cães subnutridos na herdade do cavaleiro em Monforte, no distrito do Portalegre.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …