Cavaleiro João Moura detido por suspeitas de maus-tratos a animais

João Moura / Facebook

O cavaleiro João Moura

O cavaleiro tauromáquico foi detido, esta quarta-feira, por suspeitas de maus tratos a animais, em Monforte, no distrito de Portalegre.

De acordo com uma fonte policial, João Moura foi detido na sequência do cumprimento de um mandado de busca à sua propriedade, tendo sido apreendidos 18 cães. O cavaleiro tauromáquico foi detido por suspeitas da prática do crime de maus-tratos a animais.

A rádio TSF adianta que foram apreendidos cães da raça Galgo Inglês que se encontravam com sinais de subnutrição, entretanto entregues à Câmara Municipal de Monforte. Os restantes ficaram no local.

Contactada pela Lusa, fonte da GNR adiantou que a detenção ocorreu no seguimento de uma investigação realizada pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA). Segundo a fonte da guarda, “houve um auto de notícia elaborado pela GNR, há algumas semanas, que originou um processo-crime que está na fase de inquérito”.

O Ministério Público (MP) delegou na GNR a elaboração do inquérito e, no âmbito das diligências de investigação que foram desenvolvidas, o MP “propôs o mandado de busca na propriedade do visado, em Monforte”, acrescentou a mesma fonte.

João Moura foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, tendo sido interrogado esta tarde, no âmbito do inquérito, por um procurador do MP no Tribunal de Portalegre.

O ex-cavaleiro é considerado um dos maiores criadores de galgos do país e participa regularmente em corridas.

O crime de maus-tratos a animais de companhia está previsto no Código Penal e é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias. Caso os maus tratos provoquem a morte do animal, a privação de importante órgão ou membro ou a afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção, a pena sobe para prisão até dois anos ou pena de multa até 240 dias, recorda o jornal Observador.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ja ha muito tempo nao me sentia tao envergonhada pelo que um (des)humano é capaz de fazer…
    É muito triste e absolutamente repugnavel.
    Uma criatura que faz isto a animais tambem o fará a humanos da sua espécie.
    Conheci uma pessoa que ao fim de muitos anos a ser massacrada por um cunhado, um dia, num momento irreflectido e de cabeça cheia, num estalar de dedos deu um tiro ao agressor e mandou-o para o céu. Esteve 15 anos na cadeia… Este carrasco de animais certamente vai continuar a montar cavalos e picar touros…!
    Este escroque abaixo de canideo, vive e convive com esta podridao e tem o desplante de dizer que algum caes estavam magros, só isso e nao tinha problemas de consciencia! Quem nao tem consciencia vive bem com os problemas da ausencia da mesma.
    Por isso, na minha opiniao, os actos praticados sao muito piores que assassinios porque nao foram irreflectidos mas sim continuados no tempo de forma reiterada.
    Ao que parece ja chegou a ter mais de 300 galgos, face ao que urge perguntar?
    Que actividades praticavam com os infelizes animais? Onde? Praticas legais?
    300 canideos “divertem” muita gentalha, quem alinhou com o cavaleiro durante todo este tempo?
    Tais bandalhos nao sao dignos sequer de ir para uma cadeia porque podiam conspurcar putros criminosos.
    Como a eutanasia foi aprovada, desafio toda esta quadrilha, cavaleiro e compinchas, a praticarem-na mas com o devido cuidado de os cremar bem cremados para que os cadaveres nao envenenem a terra.

RESPONDER

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …