Cavaleiro João Moura detido por suspeitas de maus-tratos a animais

João Moura / Facebook

O cavaleiro João Moura

O cavaleiro tauromáquico foi detido, esta quarta-feira, por suspeitas de maus tratos a animais, em Monforte, no distrito de Portalegre.

De acordo com uma fonte policial, João Moura foi detido na sequência do cumprimento de um mandado de busca à sua propriedade, tendo sido apreendidos 18 cães. O cavaleiro tauromáquico foi detido por suspeitas da prática do crime de maus-tratos a animais.

A rádio TSF adianta que foram apreendidos cães da raça Galgo Inglês que se encontravam com sinais de subnutrição, entretanto entregues à Câmara Municipal de Monforte. Os restantes ficaram no local.

Contactada pela Lusa, fonte da GNR adiantou que a detenção ocorreu no seguimento de uma investigação realizada pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA). Segundo a fonte da guarda, “houve um auto de notícia elaborado pela GNR, há algumas semanas, que originou um processo-crime que está na fase de inquérito”.

O Ministério Público (MP) delegou na GNR a elaboração do inquérito e, no âmbito das diligências de investigação que foram desenvolvidas, o MP “propôs o mandado de busca na propriedade do visado, em Monforte”, acrescentou a mesma fonte.

João Moura foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, tendo sido interrogado esta tarde, no âmbito do inquérito, por um procurador do MP no Tribunal de Portalegre.

O ex-cavaleiro é considerado um dos maiores criadores de galgos do país e participa regularmente em corridas.

O crime de maus-tratos a animais de companhia está previsto no Código Penal e é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias. Caso os maus tratos provoquem a morte do animal, a privação de importante órgão ou membro ou a afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção, a pena sobe para prisão até dois anos ou pena de multa até 240 dias, recorda o jornal Observador.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ja ha muito tempo nao me sentia tao envergonhada pelo que um (des)humano é capaz de fazer…
    É muito triste e absolutamente repugnavel.
    Uma criatura que faz isto a animais tambem o fará a humanos da sua espécie.
    Conheci uma pessoa que ao fim de muitos anos a ser massacrada por um cunhado, um dia, num momento irreflectido e de cabeça cheia, num estalar de dedos deu um tiro ao agressor e mandou-o para o céu. Esteve 15 anos na cadeia… Este carrasco de animais certamente vai continuar a montar cavalos e picar touros…!
    Este escroque abaixo de canideo, vive e convive com esta podridao e tem o desplante de dizer que algum caes estavam magros, só isso e nao tinha problemas de consciencia! Quem nao tem consciencia vive bem com os problemas da ausencia da mesma.
    Por isso, na minha opiniao, os actos praticados sao muito piores que assassinios porque nao foram irreflectidos mas sim continuados no tempo de forma reiterada.
    Ao que parece ja chegou a ter mais de 300 galgos, face ao que urge perguntar?
    Que actividades praticavam com os infelizes animais? Onde? Praticas legais?
    300 canideos “divertem” muita gentalha, quem alinhou com o cavaleiro durante todo este tempo?
    Tais bandalhos nao sao dignos sequer de ir para uma cadeia porque podiam conspurcar putros criminosos.
    Como a eutanasia foi aprovada, desafio toda esta quadrilha, cavaleiro e compinchas, a praticarem-na mas com o devido cuidado de os cremar bem cremados para que os cadaveres nao envenenem a terra.

RESPONDER

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …