Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

BM Málaga

Rincón Fertilidad Málaga celebra conquista da Taça EHF

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar).

O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. A equipa espanhola venceu a prova europeia de andebol, depois de levar a melhor sobre o Lokomotiv Zagreb.

A final, disputada em dois jogos, terminou muito equilibrada, com um total de 60-59. Em Málaga, no primeiro duelo, as espanholas levaram a melhor por 32-28, enquanto na segunda “mão” as croatas venceram em casa por 31-28, ficando apenas a um golo de prolongar a final.

Foi a primeira final europeia para o Málaga e, por isso, este foi o primeiro troféu continental para as espanholas.

A notícia poderia acabar aqui – mas há muito mais para contar.

Uma lista comprida de…insólitos

Mal a comitiva espanhola aterrou na Croácia, toda a gente foi submetida a um exame severo (coronavírus). Todas caminharam 10 metros…e foram examinadas novamente. Um exame muito semelhante. Tudo à meia-noite.

Este relato foi deixado por Raúl Romero, diretor da Rincón Fertilidad, que contou que o hotel não era o esperado. Um hotel de três estrelas, onde o autocarro não entrava no parque de estacionamento: “Deixaram-nos a 500 metros do hotel, num dia de chuva. As raparigas foram a pé e chegaram ao quarto todas encharcadas. A equipa anfitriã organiza a viagem dos visitantes e, quando o Lokomotiv veio para cá, disponibilizámos um hotel de quatro estrelas. Os clubes aproveitam-se da situação do covid para esticar a corda”.

Eram 5h da madrugada e começaram umas filmagens no próprio hotel e na rua do hotel, para uma produção televisiva. “Não pudemos tomar o pequeno-almoço à hora que estava programado. Quando entrámos para comer, não podíamos falar, não podíamos fazer barulho. Qualquer ruído que houvesse atrapalhava as gravações”, continuou, em entrevista à Radio Marca de Málaga.

No dia do jogo, novamente às 5h da madrugada, toda a comitiva de Málaga acordou por causa do barulho de camiões na rua.

O pavilhão em Zagreb estava sujo, conta a presidente do clube, Pepa Moreno: “Pavilhão sujo, balizas sem as medidas regulamentares, o chão poderia ter causado lesões porque havia infiltrações… Não era digno de uma final. Estamos a falar de uma final europeia! Depois não houve um pódio para celebrarmos, não havia nenhuma bandeira de Espanha…”.

Romero acrescentou que, depois do jogo, tiverem de preencher à pressa um formulário de cinco páginas porque, se demorassem, iriam perder o avião.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …

Agostinho Branquinho nega tráfico de influências na construção de hospital em Valongo

O antigo deputado Agostinho Branquinho negou esta segunda-feira qualquer envolvimento ou tráfico de influências junto da Câmara de Valongo, no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, naquele concelho do distrito do …

Estádio Sp. Braga

17 anos depois, Câmaras ainda devem 55 milhões dos estádios do Euro 2004 (só 2 já pagaram tudo)

Apenas duas Câmaras municipais já não têm dívidas no âmbito da construção de estádios para o Euro 2004. Ao cabo de 17 anos, as autarquias ainda têm cerca de 55 milhões de euros para pagar …