Assembleia Nacional Popular da China aprova presidência indefinida para Xi Jinping

(h) REUTERS POOL / KHANM / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

A sessão plenária da Assembleia Nacional Popular da China aprovou uma emenda constitucional que estabelece uma presidência indefinida para o atual chefe de Estado, Xi Jinping.

A Assembleia Nacional Popular da China aprovou com um único voto um conjunto de 21 emendas constitucionais propostas, entre as quais a eliminação do limite de dois mandatos consecutivos de cinco anos para os presidentes do país.

O Presidente da China, Xi Jinping, está neste cargo desde março de 2013. A Constituição chinesa previa um limite de dois mandatos para o Presidente do país, fazendo com que o governante não pudesse ficar além de 2023.

No entanto, no passado domingo, o Partido Comunista da China (PCC) propôs uma alteração à lei fundamental do país, retirando essa proibição, de forma a que tanto o Presidente como o vice possam ficar nos respetivos cargos indefinidamente.

“O comité central do Partido Comunista da China propôs remover da Constituição a expressão onde se diz que o Presidente e o Vice-Presidente da República Popular da China não devem servir mais de dois mandatos consecutivos”, pode ler-se num anúncio feito pela agência de informação estatal Xinhua.

De acordo com o Público, esta proposta de alteração à lei surge no momento em que Xi Jinping tem assumido um lugar de destaque na galeria dos líderes chineses das últimas décadas. Segundo o jornal, o Presidente será nomeado para o segundo mandato de cinco anos, no início de março.

Esta alteração à lei é decidida pelo comité central do PCC, de que Xi Jinping é secretário-geral, não havendo assim oposição no Parlamento, uma vez que os membro daquela instituição são escolhidos pela sua lealdade ao partido.

Mas esta não é a única medida aplicada por Xi Jinping. Em outubro do ano passado, ficou decidido no congresso do PCC que o pensamento político do presidente seria incluído na Constituição, consagrando assim os “Pensamentos de Xi Jinping”, algo que até agora só foi conseguido por Mao Tse Tung.

Trump “talvez tente” também

O Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que acha “ótimo” que o Presidente da China possa manter-se no poder de forma vitalícia e aventou a hipótese de os Estados Unidos um dia fazerem o mesmo.

“Ele agora é Presidente vitalício. Presidente vitalício. E é ótimo, acho que isso é óptimo. Talvez tentemos fazer o mesmo um dia destes”, comentou Trump.

Para justificar a sua opinião, Donald Trump criticou novamente a sua adversária presidencial democrata Hillary Clinton, repetiu que “o sistema está viciado” e classificou a invasão do Iraque como “a pior decisão alguma vez tomada”, referindo-se ao ex-presidente George W. Bush como “outro verdadeiro génio”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …