Assange pode ser expulso da embaixada do Equador nos próximos dias

espenmoe / Flickr

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

O Equador prepara-se para retirar a proteção a Julian Assange, fundador da WikiLeaks, e entregá-lo às autoridades britânicas.

Lenín Moreno, Presidente do Equador, vai finalizar um acordo para entregar a Julian Assange, fundador da WikiLeaks, segundo a revista Sábado que cita o jornal online The Intercept. O Presidente, eleito no ano passado, descreveu Assange como um “pirata informático”, uma “pedra no sapato” e um “problema herdado” pela sua administração.

As queixas do Executivo espanhol depois de Julian Assange manifestar o seu apoio aos movimentos separatistas da Catalunha também terão irritado Moreno, daí lhe ter retirado o acesso à Internet e restringido as visitas que podia receber.

Julian Assange vive na embaixada do Equador desde 2012. Nesse ano, o fundador da organização que publica informação secreta e documentos classificados fornecidos por fontes anónimas fugiu da Suécia para evitar as acusações de agressão sexual e violação.

No ano passado, a procuradoria da Suécia retirou essas acusações. No entanto, o fundador da WikiLeaks poderá mesmo ser preso por ter violado as condições de fiança. Por sua vez, os Estados Unidos também poderão pedir a sua extradição ao Reino Unido, por causa da divulgação de documentos oficiais.

Fontes próximas de Julian Assange disseram à revista Slate que os Estados Unidos ameaçam bloquear um empréstimo do FMI ao país, como forma de pressionar a expulsão do fundador da WikiLeaks da embaixada em Londres.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Está feito ao bife, para mais agora com os imperialistas de Madrid clamando sua justiça sobre a Catalunha, possivelmente ainda irá fazer companhia aos catalães detidos nas prisões espanholas por clamarem de sua justiça e direito à independência.

RESPONDER

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …